Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Campeonato Alemão > Retrospectiva 2008

Muita cerveja para o campeão
* Bayern leva o título alemão pela 21ª vez na sua história

Com três rodadas de antecipação, o Bayern de Munique mostrou sua força e pôde comemorar com muita cerveja o seu 21º título alemão na história. A superioridade do time bávaro foi gritante. Foram 10 pontos de vantagem para o Werder Bremen, segundo colocado. Um empate sem gols, contra o Wolfsburg fora de casa garantiu o troféu.

O Bayern fez também o goleador da competição, o italiano Luca Toni, que anotou 21 gols. Além dele, foram destaques também os meias Schweinsteiger, Miroslav Klose, Franck Ribery, o zagueiro Lúcio, Zé Roberto e o goleiro Oliver Kahn que se aposentou nessa temporada.
Werder e Schalke garantiram presença na Champions League. Hamburgo e Wolfsburgo se classificaram para a Copa da Uefa. Nuremberg, Hansa Rostock e Duisburg foram rebaixados.

Superioridade bávara também na copa

Na Copa da Alemanha foi confirmada a superioridade do Bayern de Munique. Os bávaros venceram o Borussia Dortmund na decisão, por 2 a 1, na prorrogação, levanda a taça pela 14ª vez. Ao Dortmundo, restou o consolo de uma vaga na Copa da Uefa.

Hoffenheim é a surpresa

Na atual temporada da Bundesliga, a grande surpresa é o caçula Hoffenheim, que disputa a primeira divisão pela primeira vez. O time tem o artilheiro da competição, Ibisevic, e lidera a liga na virada do ano, deixando para trás o gigante Bayern. Entre os destaques da equipe está o brasileiro Carlos Eduardo, ex-Grêmio.


Herói: Oliver Kahn
O goleiro se despediu do clube nesta temporada, após acumular 428 jogos com a camisa do Bayern em 14 anos no clube bávaro, com 8 títulos alemães, 6 copas da Alemanha, uma Liga dos Campeões, uma Copa da Uefa e um Mundial Interclubes.. Na Seleção, foram 86 aparições.

Vilão: Ottmar Hitzfeld
O treinador levou o Bayern ao título, mas a eliminação na Copa da Uefa para o Zenit não pegou bem e ele não virou a temporada com os bávaros. Jurgen Klismann assumiu a equipe em seu lugar.

Dia D: 4 de maio
Um empate sem gols contra o Wolfsburg garantiu o título da Bundesliga ao Bayern de Munique.

Dia para ser esquecido: 17 de maio
O tradicional Nuremberg, nove vezes campeão alemão, perdeu em cada para o Schalke 04, por 2 a 0 e foi rebaixado para a segundona.

O número: 21
Esse é o número de conquistas do Bayern no campeonato Alemão. São 12 títulos a mais que o Nuremberg, segundo maior vencedor.

Comentário da Redação
O futebol alemão é bom

Criou-se um mito aqui no Brasil de que o futebol alemão é horrivel. Não é verdade. Quem acompanhou a temporada 2007/2008 e acompanha a atual sabe do que estou falando.

Não são raras as partidas com muitos gols, jogadas de efeito e tabelinhas. A Bundesliga importou muito muitos atletas sulamericanos e europeus, dando uma nova cara ao duro futebol alemão.
O Hoffenheim, por exemplo, líder da atual temporada, joga muito bonito. É um time leve, de toque de bola, sem deixa de ser forte na marcação.

O Bayern mescla diversos estilos, tem jogadores de várias partes do mundo e o investimento é muito maior. Não é à toa que eles são campeões quase todo ano.


Direto da Redação






Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário