Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Campeonato Brasileiro > Vasco vence o Coxa, mas segue em situação crítica na luta contra a degola

* Vitórias de Náutico e Figueirense deixam o time carioca precisando de uma combinação de resultados na última rodada

O Vasco venceu, mas o sofrimento da torcida parece não ter fim. Mesmo com o triunfo por 2 a 0 sobre o Coritiba, neste domingo, no estádio Couto Pereira, o time carioca segue em situação crítica na luta contra o rebaixamento. Para se livrar do rebaixamento, o Vasco vai precisar de uma combinação de resultados na última rodada.

Com os resultados, a equipe carioca segue em 18º lugar na classificação, agora com 40 pontos. No próximo final de semana, Vasco terá que vencer o Vitória, em casa, e ainda torcer por tropeços de dois dos três rivais diretos.

O Coritiba encerra a participação no Brasileirão contra o Sport, na Ilha do Retiro. Todos os jogos acontecem no domingo, às 17h (horário de Brasília). O time paranaense caiu para o oitavo lugar, com 53 pontos.

Leandro Amaral decide o jogo

Antes do jogo, Mateus ergueu os braços para o céu. Pedia uma ajuda divina. Mas foi justamente o meia que perdeu a primeira boa chance do Vasco. Aos sete minutos, Madson fez boa jogada e cruzou para Mateus. Mas o goleiro Vanderlei, com muita coragem, dividiu com o vascaíno e afastou o perigo. Em seguida, o Coxa que quase marcou. Arílton colocou entre as pernas de Vilson, driblou Jonílson e chutou cruzado. A bola passou muito perto da trave direita do goleiro Rafael. Que susto para os vascaínos.

O Vasco começou a jogar com bastante velocidade e passou a surpreender a marcação do Coritiba. E não demorou para o Vasco abrir o placar. Aos 15 minutos, o Vasco abriu o placar. O zagueiro Maurício escorregou ao dominar a bola. Alex Teixeira foi esperto, roubou a bola, driblou um marcador e chutou. Vanderlei espalmou nos pés de Leandro Amaral, que tocou para o fundo da rede. Vasco 1 a 0. Todos os jogadores se abraçaram, a torcida comemorava.

Quatro minutos depois, o Vasco desperdiçou uma ótima oportunidade de fazer o segundo gol. Em um contra-ataque rápido, Alex Teixeira partiu livre e tinha Madson e Leandro Amaral ao seu lado contra apenas um marcador. Mas o meia tocou errado e o time carioca perdia uma chance de ouro. No final do primeiro tempo, Leandro Amaral quase ampliou. Após cruzamento de Madson, o atacante cabeceou e o goleiro Vanderlei se esticou todo para espalmar para escanteio.

Logo no início do segundo tempo, o Vasco fez o segundo. Aos 5 minutos, Leandro Amaral tocou para Alex Teixeira, que tocou de cabeça e foi derrubado por Alê. Pênalti bem marcado pelo árbitro. Leandro Amaral cobrou bem, com força, no canto direito do goleiro Vanderlei. Vasco 2 a 0. Foi o 11º gol do atacante cruzmaltino no Campeonato Brasileiro.

Aos nove minutos, o terceiro gol só não saiu por preciosismo de Leandro Amaral. Ele recebeu passe de Wagner Diniz e estava livre na pequena área. Mas tentou fazer o gol de letra. O goleiro Vanderlei defendeu. Renato Gáucho foi a loucura no banco de reservas reclamando com o atacante. Edmundo ainda entrou nos minutos finais. Mas o jogo perdeu a emoção. A esperança permanece viva para a torcida do Vasco.

Bota perde para o Figueira e prejudica o Vasco

Sem ambição no Campeonato Brasileiro, o Botafogo poderia ter ajudado o Vasco se tivesse perdido menos gols e fizesse o seu dever de casa. Mas o Figueirense mostrou garra e conquistou a vitória por 3 a 1 no Engenhão, dando um passo importante na luta contra o rebaixamento, faltando uma rodada para o fim da competição.

Com o resultado, a equipe catarinense chegou a 41 pontos, está na 17ª posição e vai pegar o Internacional em Florianópolis na última rodada. O Botafogo se mantém em nono, com 50 pontos, e novamente cumprirá tabela enfrentando o Palmeiras, em São Paulo.

Apesar da necessidade do Figueirense de vencer para tentar escapar do rebaixamento, e para isso contando com a presença de um bom número de torcedores no Engenhão, foi o Botafogo que pressionou desde o início da partida. O time carioca usava a velocidade para pressionar o adversário, que deixava espaços ao sair ao ataque.

Mas quem marcou foi o Figueira. Logo aos sete minutos, após boa jogada pela esquerda, Diogo tocou para o gol e abriu o placar. Mas a felicidade e a esperança do Figueirense foram ainda maiores quando Cleiton Xavier avançou pela direita e cruzou. Tadeu chutou na trave, e a bola sobrou para Jairo completar, fazendo 2 a 0.

O Alvinegro carioca finalmente acordou, e marcou o seu gol aos 22. Zárate recebeu na frente e se enrolou dentro da área. A bola sobrou para Alexandro, que emendou um chute forte para marcar o seu primeiro gol com a camisa do Botafogo.

Porém, antes que o Botafogo chegasse mais perto do empate e ajudasse o Vasco, o Figueirense decretou a vitória. Após um ataque rápido pela esquerda, a bola foi cruzada e ficou com Tadeu, que pegou um chute forte para marcar o terceiro, aos 36 minutos.

Lusa empata com o Sport e está rebaixada

A Portuguesa tropeçou mais uma vez dentro de casa e foi rebaixada para a Série B. Depois de ficar no 0 a 0 diante do Goiás, na semana passada, a Lusa voltou a empatar, agora por 2 a 2 diante do Sport, neste domingo, no Canindé, pelo Campeonato Brasileiro, e agora não tem mais chances matemáticas de lutar pela permanência na Primeira Divisão. Edno e Jonas fizeram os gols do time da casa, enquanto Márcio Goiano e Fumagalli marcaram para a equipe pernambucana.

Com os resultados da penúltima rodada, o lanterninha Ipatinga e a penúltima colocada Portuguesa já estão rebaixados matematicamente. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, a Lusa enfrenta o desesperado Cruzeiro, que estará lutando pela vaga na Libertadores. O jogo será domingo, às 17h, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Já o Sport, apenas cumprindo tabela, se despede da competição enfrentando o Coritiba, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, no mesmo dia e horário.

De virada, Timbu bate Furacão

Foi sofrido. O Náutico precisou da estrela de Clodoaldo para virar sobre o Atlético-PR, por 2 a 1, nos Aflitos, pela 37ª rodada do Brasileirão. O atacante entrou na segunda etapa e marcou os dois da dramática vitória.

O resultado deixa o Timbu com 43 pontos e a um empate de se safar do rebaixamento. O Furacão, com 42, no entanto, precisa vencer na última rodada para não depender de outros resultados. No próximo domingo, o Timbu visita o Santos, na Vila Belmiro, enquanto o Furacão recebe o Flamengo, na Arena da Baixada. Ambos no domingo, às 17h.

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário