* Real Madrid conquista o bicameponato espanhol com três rodadas de antecipação

O título do Real veio na 35º rodada, após uma bela virada sobre o Osasuña, 2 a 1. O gol que garantiu o troféu foi marcado pelo franco-argentino Gonzalo Higuaín. Fizeram parte do elenco campeão os brasileiros Robinho, Marcelo, Pepe (que é naturalizado português) e Julio Baptista.
Debandada
O clima no Barcelona era de depressão nas rodadas finais do campeonato. Sem aspirações ao título, que já havia sido perdido há muito tempo, o clima era de fim de feira. Logo após o término da liga, e o simplório terceiro lugar confirmado, começou a debandada catalã. O técnico Frank Rjikaard foi o primeiro a deixar o barco. Na sequência, dois ícones brasileiros do clube azulgrana nos últimos anos tomaram o mesmo rumo: Deco, que foi para o Chelsea, e Ronaldinho Gaúcho, que seguiu para o Milan.
Para o comando técnico veio Josep Guardiola, que trouxe os reforços de Daniel Alves, Gerard Pique, Keita, entre outros. As mudanças surtiram efeito, e na atual temporada o Barcelona é o grande líder do campeonato.
Valencia leva a copa
Na Copa do Rei, o Valencia, que fez péssima campanha no espanhol, pôde, ao menos, ter uma alegria, ao derrotar o Getafe por 3 a 1 na decisão, levando o título em Madrid. Foi o 7º títlo da Copa para o Valencia.
Herói: Gonzalo Higuaín
O atacante argentino marcou o gol da virada do Real Madrid diante do Osasuña, que garantiu a vitória e o troféu aos merengues.
Vilão: Ronaldinho
Duas vezes eleito o melhor do mundo, o ex-camisa 10 do clube catalão acabou saindo sem grandes pompas e mirando para o futebol italiano. Em uma temporada que não ficará na lembrança do torcedor, Ronaldinho foi responsabilizado pelo insucesso do Barça.
Dia D: 4 de maio
O Real Madrid perdia por 1 a 0 para o Osasuña nos minutos finais de jogo, mas Robben e Higuaín marcaram para o clube da capital, garantindo a 31ª taça espanhola aos merengues.
Dia para ser esquecido: 18 de maio
A boa equipe do Zagaroza, do artilheiro brasileiro Ricardo Oliveira, foi derrotada pelo Mallorca por 3 a 2 e acabou rebaixada para a segunda divisão espanhola.
O número: 48
Esse foi o saldo de gols do campeão Real Madrid. O time teve o melhor ataque do campeonato, com 84 gols, e a melhor defesa, vazada apenas 36 vezes.
Comentário da Redação
A liga das estrelas não tem o mesmo brilho
O Campeonato Espanhol foi tido nos últimos anos como a Liga das Estrelas e não era à toa. No Real Madrid, Ronaldo, Zidane, Beckham, Figo, Robinho duelavam contra as estrelas do Barcelona, Ronaldinho, Deco, Messi, Eto'o. Mas, na atual temporada, o brilho não é mais o mesmo. Perdemos um pouco o interesse no futebol espanhol.
Grande parte disso deve-se ao fato da saída dos principais jogadores brasileiros. Mas as equipes não são mais as mesmas. Comparando com o futebol inglês, parece que o espanhol fica muito distante, não só em qualidade técnica, quanto em visibilidade e espetáculo.
Quem continua brilhando na terra das touradas é Lionel Messi, que agora é o grande astro do Barcelona, líder da atual temporada. Já o Real está apostando em uma base holandesa para buscar o clube catalão na tabela. A tarefa para impossível.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário