Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Uefa Champions League > Retrospectiva 2008

A Europa é vermelha
* Manchester deixa Chelsea para trás novamente e leva a Champions

O Manchester United conquistou sue terceiro título da Uefa Champions League ao bater o Chelsea nos pênaltis, após o empate por 1 a 1 no tempo normal. Os Red Devils já haviam superado os rivais londrinos na disputa pela Premier League.

Invicto

O Manchester United saiu invicto da competição. Na primeira fase passaram por Sporting, Roma e Dínamo de Kiev, com 5 vitórias e um empate.

Nas oitavas, o adversário foi o Olympique de Lyon. Na França, empata de 1 a 1. Na Inglaterra, Cristiano Ronaldo marcou e o Manchester avançou.

Nas quartas, a equipe inglesa voltou a encontrar a Roma e passou mais fácil dessa vez. Venceu fora de casa por 2 a 0, com gols do Rooney e Ronaldo, e se deu ao luxo de jogar com time misto em casa, onde também venceu. Dessa vez por 1 a 0, gol de Carlitos Tévez.

A semi-final foi contra o Barcelona. Depois de um empate no Camp Nou, com pênalti perdido por Ronaldo, e 1 a 0 em Old Trafford com belíssimo gol de Paul Scholes, o time de Alex Fergunson chegou à final.

Heróis e vilões

No tempo normal, a decisão da Champions League, disputada na Rússia, terminou empatada. Ronaldo marcou para o Manchester e Lampard deixou tudo igual.

O português Cristiano Ronaldo poderia ter ido de herói a vilão na partida. Foi ele quem abriu o placar para os diabos vermelhos, mas na disputa de pênaltis, ele desperdiçou sua cobrança. A sorte do craque português foi que John Terry escorregou e também perdeu sua penalidade. Se ele tivesse marcado, o Chelsea era campeão.

A disputa foi para as cobranças alternadas. Anderson e Giggs converteram para o Manchester. Kalou fez para o Chelsea mas Anelka perdeu e os blues ficaram apenas com o vice campeonato.


Herói: Cristiano Ronaldo

Apesar de ter perdido um pênalti na decisão, o português contou com a sorte e o Manchester foi campeão. Durante todo o campeonato ele foi o grande destaque do time, além de artilheiro do torneio com oito gols.

Vilão: John Terry
O xerife do Chelsea tinha tudo para se consagrar. O duelo das penalidades estava empatado em 4-4 e se Terry fizesse, os Blues seriam campeões. Porém, o zagueiro escorregou literalmente e o Manchester acabou campeão algumas cobranças depois.

Dia D: 21 de maio
No duelo que valia o título da Champions League 2007/2008, o Manchester empatou com o Chelsea e precisou vencer o rival inglês no pênaltis para levar o tricampeonato.

Dia para ser esquecido: 22 de abril
O lateral norueguês John-Arne Riise terá que esquecer essa data. O Liverpool vencia o primeiro jogo da semi-final contra o Chelsea por 1 a 0 em Anfield, mas no último minuto, Kalou cruzou e Riise jogou contra o patrimônio, deixando o placar em 1 a 1. No jogo de volta, deu Chelsea: 3 a 2.

O número: 14
Esse foi o número de cobranças que as duas equipes fizeram na decisão por pênaltis. O Chelsea anotou cinco, contra seis do campeão Manchester United.


Comentário da Redação
Os melhores da Europa

O Manchester mostrou ser o melhor time da Europa na temporada 2007/2008. Além de conquistar o campeonato nacional, conquistou a Europa em uma campanha perfeita, invicta e esbanjando bom futebol, comandado por Cristiano Ronaldo, favorito ao prêmio de melhor do mundo da FIFA.

O Chelsea também merecia o título pelas campanhas que vem fazendo nas últimas temporadas, mas talvez tenha faltado camisa para a equipe de Londres. Querendo ou não, o clube londrino ainda é um time sem tradição e não é se vendendo para um milhonario e fazendo algumas boas campanhas que um time se torna grande.

Entretanto, desta vez o que pesou não foi a camisa, foi o azar mesmo, pois bastava que John Terry tivesse convertido seu pênalti para dar o título aos blues e o zagueiro acabou tropeçando e errando. Coisas do futebol. Melhor para o Manchester, campeão com toda a justiça.


Direto da Redação


Redator: Renan Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário