Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Copa Libertadores > Retrospectiva 2008

Por um triz
* Fluminense perde para a LDU e deixa escaparo título da Libertadores

Nunca o Fluminense esteve tão perto de conquistar a Libertadores. Após muitos anos longe do torneio continental, o Tricolor fez uma grande campanha, derrotou adversários de tradição no torneio, mas na decisão, diante do inexpressivo LDU, do Equador, o time carioca sofreu e foi derrotado nos pênaltis, deixando escapar uma grande oportunidade de conquistar o título continental.

Prévia da final

A primeira fase para o Fluminense serviu como prévia da decisão. No seu grupo, além de Arsenal-ARG e Libertad-PAR, a LDU foi o grande adversário. Apesar das dificuldades, o Tricolor não encontrou dificuldades e passou de fase com apenas uma derrota, diante dos argentinos do Arsenal, que haviam levado uma baita goleada no Maracanã: 6 a 0.

Contra os equatorianos, um empate sem gols fora de casa e uma vitória por 1 a 0 no Maraca esquentaram o clima para o que seria a deivsão da Copa em 2008.

Os outros brasileiros também passaram de fase: São Paulo, Cruzeiro, Santos e Flamengo.

O carrasco Cabañas

Entretanto, a segunda fase não foi próspera para os clubes do Brasil. O Cruzeiro, logo de cara, foi eliminado pelo Boca. O Flamengo deu o maior vexame. Derrotou o América-MEX por 4 a 2, fora de casa e estava muito perto de conquistar a vaga. Mas no Maracanã, o time mexicano surpreendeu e vence por 3 a 0, dois gols do paraguaio Salvador Cabañas.

Cabañas voltaria a aprontar nas quartas-de-final, diante do Santos. Ele marcou duas vezes no México e o América venceu por 2 a 0, dificultando a vida do Peixe na Vila. Apesar do vitória de 1 a 0, o time do técnico Emerson Leão foi eliminado.

Nem São Paulo, nem Boca

Já o Fluminense, que havia derrotado o Atlético Nacional-COL na fase anterior, encarou o São Paulo nas quartas. O tradicional adversário venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e tinha vantagem para a partida de volta, no Rio de Janeiro. Entretanto, no Maraca, o Flu marcou nos acréscimos e garantiu a vaga ao vencer o tricolor paulista por 3 a 1.

Nas semi-finais, mais uma adversário de peso: o Boca Júniors. Depois de um empate de 2 a 2 na Argentina, o Tricolor mostrou novamente sua força e derrotou o Boca por 3 a 1 no Maracanã, garantindo presença em sua primeira final de Libertadores na história.

Na decisão, um velho rival: a LDU, que bateu o América nas semi-finais.

Maracanaço

No jogo de ida, o LDU engoliu o time do Fluminense, vencendo por 4 a 2. A superioridade dos equatorianos foi enorme. No primeiro tempo, os cariocas já perdiam por 4 a 1.

No Maracanã, o clima era todo favorável ao Fluminense, mas com 5 minutos o time equatoriano abriu o placar, calando o estádio por alguns instantes. Poucos instantes. Aos 11, Thiago Neves empatou. Aos 27, de novo ele, 2 a 1.

Na segunda etapa, o nome do jogo, Thiago Neves, marcou o terceiro e com apenas mais um gol o Tricolor seria o campeão da Libertadores. No entanto, com mais de 60 minutos de jogos, o Flu não foi capax de movimentar novamente o marcador. A LDU apenas segurava o jogo. Sendo assim, a decisão foi para as penalidades.

Os principais jogadores do Fluminense titubearam nas cobranças. Conca, Thiago Neves e Washington desperdiçaram seus chutes, enquanto o time equatoriano converteu todas as suas cobranças, vencendo por 3 a 1 e conquistando seu primeiro título da Libertadores. O Maracanaço estava decretado.


Herói: Cevallos
O goleiro da LDU pegou três pênaltis, dos principais cobradores do tricolor e foi o grande herói do título equatoriano.

Vilão: Cabañas
O paraguaio foi o grande vilão na vida dos brasileiros na Libertadores. Seus gols foram fundamentais para a classificação do América-MEX diante de Flamengo e Santos.

Dia D: 2 de julho
No Maracanã, o Fluminense derrotou a LDU por 3 a 1 e a decisão da Libertadores foi para os pênaltis. Melhor para os equatorianos, que converteram suas cobranças e contaram com as grandes defesas de Cevallos, conquistando, assim, o título continental.

Dia para ser esquecido: 7 de maio
O clima era de festa para a despedida de Joel Santana, que seguiu para a seleção da África do Sul. No México, vitória por 4 a 2 contra o América. Mas o Flamengo conseguiu o que parecia impossível: foi goleado no Maracanã por 3 a 0 e acabou eliminado nas oitavas-de-final.

O número: 4
Esse foi o número de gols que o Thiago Neves anotou somando os dois jogos da decisão contra a LDU. Entretanto, na decisão por pênaltis ele perdeu uma cobrança e o Flu ficou com o vice.


Comentário da Redação
Chance igual, nunca mais

O Fluminense teve um grande oportunidade de conquistar a Libertadores, mas desperdiçou de forma incrível. Enfrentar a LDU na decisão é o que todo clube brasileiro gostaria. Isso, logo após derrotar gigantes sulamericanos, como Boca e São Paulo. O Tricolor estava tarimbado para a decisão.

O deus do futebol quis que a LDU levasse o título e não dá para tirar os méritos dos equatorianos. Chance igual, o Fluminense nunca mais terá.


Direto da Redação












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário