Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 28 de dezembro de 2008

Copa Sul-Americana > Retrospectiva 2008

Deu Brasil pela primeira vez
* Inter bate o Estudiantes e conquista torneio continental inédito no Brasil

Após sete edições da Copa Sul-americana, pela primeira vez um time brasileiro conquistou a competição. O Internacional levou o título, batendo o Estudiantes da Argentina na grande decisão.

No jogo de ida, na Argentina, uma vitória por 1 a 0 deu mais tranquilidade ao Colorado. Na volta, um jogo muito duro. No tempo normal, o Estudiantes venceu por 1 a 0 e forçou a prorrogação.

No tempo extra, Nilmar marcou um gol chorado, garantindo o empate e o título mais que merecido. O Colorado se destacou desde o começo da competição. Foi o time que mais fez gols e foi o único invicto (São Paulo e Grêmio também terminaram sem perder, mas foram eliminados em fases anteriores).

Liderado pelo trio Alex, D’Alessandro e Nilmar, o Inter conseguiu eliminar o arqui-rival Grêmio na primeira fase e o temido Boca, com duas vitórias.

Com o título, o Internacional é o único time brasileiro que ganhou todas as competições que já disputou. O Inter também é o único clube do Brasil que pode se orgulhar de ter todos os canecos estrangeiros atualmente em disputa. Em todo o continente, essa é uma façanha alcançada somente pelo Boca Juniors.

O título classifica o Inter para a Recopa, que é disputada pelo campeão da Libertadores, contra o campeão da Sul-americana. Inclusive o Colorado já venceu esse título, em 2007, e terá a chance de conquistar o bi em 2009, contra a LDU.

Herói: Nilmar
O atacante do Colorado marcou o gol do título aos 8 minutos da segunda etapa da Prorrogação, empatando o jogo.

Vilão: Vanderlei Luxemburgo
O técnico palmeirense abriu guerra contra o torneio continental. No duelo contra o Argentinos Juniors, nas quartas-de-final, o treinador convocou apenas 14 jogadores para a partida de volta, na Argentina, todos reservas. Inclusive o próprio Luxa ficou no Brasil, comentando o jogo pela Rede Globo.

Dia D: 4 de dezembro
Em duelo duríssimo, o Inter perdeu o jogo por 1 a 0 na decisão com o Estudiantes, forçando uma prorrogação. No entanto, no tempo-extra Nilmar marcou e garantiu o título ao Colorado.

Dia para ser esquecido: 6 de novembro
O zagueiro André Luís do Botafogo perdeu a cabeça no duelo das quartas-de-final, contra o Estudiantes. Após uma confusão entre alguns jogadores, o árbitro da partida deu cartão amarelo para o defensor brasileiro que se irritou e roubou o cartão da mão do juiz, fazendo menção a amassá-lo. Uma cena grotesca, que lhe rendeu um cartão vermelho direto (ele levaria o vermelho de qualquer forma, pois era seu segundo amarelo). Lamentável!

O número: 1
Esse é o número de conquistas brasileiras na Copa Sul-Americana. Desde que o torneio foi criado, em 2002, foram sete edições e apenas uma conquista de um time do Brasil, justamente o Internacional.


Comentário da Redação
A Sul-Americana pode melhorar

Após o título merecido do Internacional, que trouxe pela primeira vez para o Brasil o troféu da competição, fica claro que a competição pode ser tratada com mais carinho e se tornar um torneio importante.

Se o campeão da Sul-Americana ganhar uma vaga na repescagem da Libertadores do ano seguinte, a competição ganhará muito mais valor. Todos os times vão disputar com vontade, sem essa de colocar time misto.

Aliás, independente de qualquer coisa, eu acho ridículo tratar essa competição com descaso. Muitos falam que não se deve priorizar a Sul-Americana por não levar a nenhum torneio. E por acaso precisa dar vaga a algum torneio para levar a competição a sério? O Mundial de Clubes, por exemplo, dá alguma vaga?

Ser campeão é legal em qualquer circunstância!

Obviamente, se for uma coisa mais organizada, será muito melhor. E esperamos que nos próximos anos realmente façam da Sul-Americana algo interessante.

O ideal seria que a Libertadores e a Sul-Americana fossem disputadas no mesmo período, no primeiro semestre. A Copa do Brasil poderia ser no segundo semestre, junto com o Brasileirão, dando mais valor ao torneio, permitindo que todas as grandes equipes possam participar.


Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário