* Bronze nas Olímpiadas e segundo lugar nas Eliminatórias não agradaram o torcedor

No final do ano, uma goleada diante de Portugal, em um amistoso realizado em Brasília, salvou a temporada. Mas Dunga ainda está na corda bamba.
Nada de gols no Brasil
Nas Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo de 2010, o Brasil, apesar de uma campanha pífia em 2008, ainda fechou o ano no segundo lugar, após 10 rodadas, melhor que a Argentina, por exemplo.
No duelo entre as duas equipes, no Mineirão, empate sem graça por 0 a 0. Aliás, esse foi o placar dos outros dois jogos do Brasil em terras tupiniquins, diante da Bolívia e da Colômbia. E da-lhe vaias contra Dunga.
Nas partidas fora de casa, vitórias convincentes contra Chile e Venezuela, e uma derrota desastrosa diante do Paraguai, que encerrou o ano na primeira posição com 23 pontos.
Geração de bronze
Não foi dessa vez que o Brasil levou o ouro no torneio olímpico de futebol. Depois de passar em primeiro no seu grupo, a seleção de Dunga encarou Camarões nas quartas-de-final, carrasco brasileiro no ano 2000. O fantasma foi vencido somente na prorrogação.
Nas semi-finais, o sonho chegou ao fim. Os Argentinos, que levaram o ouro, foram melhores e venceram por 3 a 0. O time que tinha Ronaldinho Gaúcho, Diego, Alexandre Pato, entre outros, teve de se conformar com a medalha de bronze, conquistada após vitória diante da Bélgica, 3 a 0.
Final fabuloso!

Herói: Luís Fabiano
O atacante voltou a ser convocado nesta temporada e sempre que preciso, mostrou sua competência. No perigoso amistoso contra Portugal, ele marcou três vezes e deu ainda um passe que resultou em gol, na goleada por 6 a 2. Dunga agradece.
Vilão: Dunga
O treinador foi criticado do início ao fim do ano, seja por suas convocações, esquemas táticos ou entrevistas. A batata do ex-volante ainda está assando e o ano de 2009 deve ser decisivo para sua permanência até a Copa de 2010.
Dia D: 19 de novembro
Na melhor atuação brasileira em 2008, o Brasil goleou a Seleção Portuguesa de Cristiano Ronaldo e Deco por 6 a 2, em Brasília, com gols de Luís Fabiano (3), Maicon, Elano e Adriano.
Dia para ser esquecido: 19 de agosto
Na semi-final do torneio olímpico de futebol, na China, o Brasil foi goleado pelo maior rival, a Argentina, por 3 a 0, gols de Sérgio Agüero (2) e Roman Riquelme. Para piorar, Los Hermanos, garimparam o ouro em Pequim. Ao time de Dunga, restou o bronze.
O número: 0
Esse foi o número de gols anotados pela seleção brasileira em terras tupiniquins neste ano, acredite se quiser. Dunga, ao menos, pode dizer que esteve invicto
Comentário da Redação
Dunga fica
Apesar de toda a pressão da imprensa e da torcida, Dunga deve ficar pelo menos em 2009. Cada empate sem gols jogando no Brasil, cada derrota para um rival, cada vitória sem graça por 1 a 0, que não empolga ninguém, parecem dar ainda mais moral para o ex-capitão da seleção.
A CBF não irá trocar o comando enquanto não houver um nome que atenda às exigências de Ricardo Teixeira e companhia. Um treinador que ouça com carinho os pedidos do presidente, de empresários e dirigentes. Que seja conivente com tudo que lá acontece. Enquanto não há um nome melhor, Dunga é o cara.
O ano de 2009 será muito duro. Serão definidas as vagas para a Copa, e no meio da temporada acontece a Copa das Confederações, onde deve haver novo desgaste entre clubes e seleção. Desgates desnecessários que acabam afetando os jogadores, como foi o caso de Diego, Robinho, Kaká e Ronaldinho Gaúcho, esse, inclusive, não vem sendo convocado.
A Era Dunga ainda vai longe.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário