* Com o “Big three” no comando, Boston bate os Lakers na decisão

Os campeões venceram 66 vezes na temporada regular, melhor campanha da liga. Nos playoffs, sofreram contra Atlanta Hawks e Cleveland Cavaliers, mas conquistaram o título da Conferência Leste.
Na final, enfrentaram o Los Angeles Lakers, que venceu 57 partidas na temporada regular e passou pelo San Antonio Spurs na final da conferência Oeste. O MVP da liga também estava do lado deles, Kobe Bryant.
31 títulos em quadra
O duelo entre Boston e Los Angeles colocou frente-e-frente os maiores campeões da história do basquete. Nada mais do que 31 títulos estavam em quadra: 16 dos Celtics, 14 dos Lakers, e 1, que seria disputado entre eles.
Liderado pelo Big Three (Garnett, Allen e Pierce), Boston abriu 2-0 na série, nas partidas que fez em casa. Em Los Angeles, os Lakers reagiram e vencerem a primeira, mas depois sofreram a terceira derrota. O último respiro veio no jogo 5, mais um triunfo do time de Kobe Bryant.
No entanto, na sexta partida, não teve jeito. Boston venceu por 131 a 92, fechando a série em 4 a 2 e conquistando seu 17º título na história da liga.
Herói: Paul Pierce
Dos astros do Big Three, Pierce era o único que já estava no Boston há alguns anos. Com a ajuda de Garnett e Allen, o jogador cresceu e liderou o time na decisão contra os Lakers, garantindo, inclusive, o título de MVP (jogador mais valioso) da final.
Vilão: Shaquille O'Neal
O pivô veio para o Phoenix Suns no meio da temporada, para suprir uma carência antiga do time do Arizona. Entretanto, a contratação não surtiu efeito e os Suns foram eliminados na primeira rodada dos playoffs, diante do San Antonio Spurs. E tome críticas para Shaq.
Dia D: 13 de junho
No jogo 4 da decisão entre Lakers e Celtics, em Los Angeles, o time da casa vencia por 18 pontos de diferença no final do primeiro tempo, mas cederam a virada, perdendo por 97 a 91. Boston abriu 3-1 na série e ficou mais perto do título.
Dia para ser esquecido: 14 de janeiro
O pivô Nenê Hilário, do Denver Nuggets, anunciou afastamento das quadras por tempo indeterminado por conta de tumor maligno no seu testículo. O brasileiro foi operado e sua recuperação foi rápida. O susto foi grande. Na atual temporada, Nenê vem sendo um dos principais nomes do Denver.
O número: 31
Esse é o número de títulos que têm, juntos, Lakers e Celtics. O time de Boston levou o anel da liga pela 17ª vez. Até hoje, as duas equipes disputaram 11 finais, com vantagem para os Celtics: 9-2.
Comentário da Redação
Reviravoltas
Quem diria? O Boston Celtics foi o último colocado na temporada passada e na seguinte saiu campeão da liga. A equipe que possui o maior número de títulos da NBA vinha fazendo pífias atuações seguidas, mas deu a volta por cima em 2008. Contratou Ray Allen e Kevin Garnett e conquistou mais um título.
Outra surpresa foi o Los Angeles Lakers, que vinha sempre esbarrando no Phoenix Suns, e desta vez, com Pau Gasol na equipe, ganhou a conferência Oeste, mas foi apenas vice-campeão da liga.
Os Suns, ao lado dos Mavs, foram os que mais decepcionaram na temporada. Todos diziam que Phoenix precisava de um pivô para melhorar a defesa e assim sairia campeão, e veio logo Shaquille O'neal, o melhor dos últimos tempos. Mesmo assim a franquia do Arizona ficou no meio do caminho.
No Dallas, todo mundo dizia que faltava um armador, pois Devin Harris era muito imaturo. Então a equipe Texana cedeu Harris ao Nets e pegou o astro Jason Kidd. De nada adiantou e ainda por cima, hoje, Devin está arrebentando em New Jersey e Kidd segue em decadência. Coisas do basquete...
Direto da Redação
Redator: Renan Santana
Esse é o meu time no NBA.
ResponderExcluirFELIZ ANO NOVO.
Valeu e até mais.
saulobotafogo.blogspot.com