Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

São Paulo > Retrospectiva 2008

O ano do hexa
* Muitos erros marcaram a temporada do São Paulo, que mesmo assim venceu o Campeonato Brasileiro pela sexta vez

Apesar de algumas falhas durante a temporada, o São Paulo mostrou que ainda é superior aos demais clubes do Brasil e conquistou o hexacampeonato brasileiro. O título veio somente na última rodada, contra o Goiás, em Brasília.

Nos outros campeonato, o Tricolor não teve a mesma sorte. Fracassou nas semi-finais do Paulistão, nas quartas da Libertadores e na primeira rodada da Copa Sul-americana.

Reforços encrenqueiros

Três jogadores foram as novidades do São Paulo no início de 2008. O volante Fábio Santos, o meia Carlos Alberto, e a grande estrela, o atacante Adriano, reforçaram a equipe logo no Paulistão.

O Imperador fez sucesso no clube e sua passagem será lembrada com carinho pelo torcedor. Já os outros dois arrumaram mais confusões do que gols (inclusive uma briga entres eles) e acabaram deixando o clube precocemente.

Com o time em turbulência, o Palmeiras sobre se aproveitar da situação para derrotar o Tricolor nas semi-finais do Campeonato Paulista, frustrando o primeiro obejtivo sãopaulino na temporada.

No último minuto

O que o torcedor queria mesmo era o Tetra na Libertadores, mas ele também não veio. Após passar com dificuldades pela fase de grupos que tinha os fracos Audax-CHI, Luqueño-PER e o Atlético Nacional-COL, o Tricolor derrotou o Nacional-URU nas oitavas.

Nas quartas veio o Fluminense, em um confronto caseiro. Na partida de ida, uma vitória magra por 1 a 0 deu a vantagem do empate ao São Paulo no jogo de volta, no Maracanã. De nada adiantou. O Flu venceu por 3 a 1, com um gol marcado no último minuto de jogo. Uma eliminação traumática que mexeu com as estruturas do Morumbi.

Na Copa Sul-americana, o Tricolor poupou seus principais jogadores e acabou eliminado logo de cara, contra o Atlético-PR.

6-3-3

Apesar dos evidentes erros, o São Paulo deu a volta por cima e conquistou o hexacampeonato brasileiro de forma heróica. Após perder para o Grêmio na 20ª rodada do campeonato, o time de Muricy Ramalho ficou a 11 pontos de distância do rival gaúcho que era o líder.

Após uma série de tropeços do Grêmio, o São Paulo se recuperou e não perdeu mais no campeonato. Na penúltima rodada, o Flu foi novamente a pedra no sapato do clube paulista, que seria campeão em caso de vitória, mas ficou só no empate.

O título, entretanto, foi apenas adiado. Diante do Goiás, um gol irregular de Borges garantiu a vitória por 1 a 0 e o hexa.

Time forte para 2009

O ano de 2009 promete. O Tricolor Paulista contratou seis reforços até o momento - Washington, Junior Cesar, Arouca, Eduardo Costa, Renato Silva e Wagner Diniz - e entra forte para brigar pelo título da Libertadores, ainda inédito na carreira de Muricy Ramalho.


Herói: Muricy Ramalho
O treinador foi muito criticado durante o ano, mas teve seus méritos reconhecidos pelo torcedor após a conquista do seu terceiro título brasileiro. Ele é o único tricampeão brasileiro por uma única equipe.

Vilão: Carlos Alberto
Esse foi o grande mico sãopaulino em 2008. Vindo do Werder Bremen, o meia não encontrou sua melhor forma, se envolveu em diversas confusões e deixou o clube antes mesmo do meio do ano.

Dia D: 7 de dezembro
O Tricolor precisava vencer o Goiás em Brasília para ser campeão e não titubeou. O gol foi irregular, mas o título valeu e muito.

Dia para ser esquecido: 21 de maio
No jogo de volta contra o Fluminense pelas quartas-de-final da Libertadores, o São Paulo perdia por 2 a 1 e avançava. Mas Washington marcou nos descontos, e o Tricolor deu adeus ao sonho do tetra.

O número: 6
Com a conquista do Brasileirão 2008, o Tricolor passa a ser o único clube seis vezes campeão brasileiro.


Comentário da Redação
Uma lição para todos

O ano de 2008 do São Paulo não serve de exemplo para nenhum clube. Serve de lição, para atestar a incompetência dos demais. Mesmo errando muito, o Tricolor superou todos os rivais e levou o hexa.

Falhou na Libertadores e no Paulistão, mas está se acertando para que 2009 seja diferente. E os rivais que se cuidem, pois o São Paulo tem tudo para dar mais um banho no ano que está por vir.


Direto da Redação












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário