Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 31 de janeiro de 2009

Campeonato Carioca > Fluminense desencanta e vence a primeira

* Após um primeiro tempo sofrível, Tricolor melhora e supera o Resende

O Fluminense, finalmente, mostrou a cara em 2009. Pelo menos, por 45 minutos. Com um segundo tempo de animar o torcedor, o time venceu o Resende por 3 a 0 na noite deste sábado, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Carioca. Os gols foram marcados por Luiz Alberto, Maicon e Leandro Bomfim. Com a vitória, o Tricolor chega a quatro pontos no Grupo A, e as chances de classificação às semifinais da Taça Guanabara continuam vivas. O Resende, com o mesmo número de pontos, perde no saldo de gols (um negativo contra um positivo da equipe das Laranjeiras).

Na próxima quinta-feira, o Fluminense encara o Duque de Caxias, às 18h45m, no estádio Los Larios, em Xerém. Já o Resende enfrenta o Vasco, na quarta-feira, às 22h, em Volta Redonda, em partida que terá transmissão ao vivo da Rede Globo.

Fabinho é expulso ainda no primeiro tempo

O Fluminense começou o jogo em câmera lenta, sem criar muitas jogadas. Enquanto isso, Bruno Meneghel dava trabalho à defesa tricolor. A primeira boa chance foi do Resende. Beto cobrou falta para fora. O Tricolor vivia de lampejos de Conca e Leandro Bomfim. O time não jogava bem. E em um deles chegou com perigo aos 21 minutos. Leandro Bomfim passou fácil pelo marcador, entrou na área e rolou para Conca. De frente para o gol, o meia chutou por cima do travessão.

O lance animou a torcida e também o time. Aos 23 minutos, Leandro Amaral arriscou um chute cruzado com violência, mas a bola foi para fora. No minuto seguinte, Roger foi derrubado fora da área em um lance que muitos torcedores acharam pênalti. Mas o árbitro errou e deu apenas escanteio.

Aos 26 minutos, Fabinho recebeu o cartão amarelo por reclamação. No minuto seguinte, o volante foi bem expulso após receber o segundo cartão amarelo ao parar um contra-ataque do Resende. Os jogadores tricolores tentaram confundir o árbitro Luís Antônio Silva dos Santos alegando que a falta tinha sido feita pelo lateral Leandro, em uma atitude nada esportiva. Fabinho fazia a primeira partida como titular após ganhar a vaga de Diguinho.

Após a expulsão, curiosamente, o Fluminense melhorou. Mesmo com um jogador a menos, o Tricolor passou a pressionar. Aos 45 minutos, Leo do Resende, perdeu um gol incrível. Após receber livre na área, o meia poderia tocar para Fabiano, que estava na marca do pênalti com o gol vazio pela frente. Mas preferiu chutar. O goleiro Fernando Henrique defendeu e salvou o tricolor.

Tricolor finalmente mostra a cara

O Fluminense voltou com mais disposição para o segundo tempo. Leandro Amaral teve uma chance, mas o chute parou no zagueiro. Conca também arriscou, mas para fora. Aos 15 minutos, a torcida tricolor não perdoou o técnico René Simões, que tirou Leandro Amaral para colocar Tartá, e surgiu o grito de "burro".

Mas o Fluminense melhorou. O gol era questão de tempo. A situação tricolor melhorou aos 19 minutos. Bruno Leite foi expulso após falta violenta em Jaílton no meio-campo. Ele não tinha nem amarelo. E o merecido gol tricolor saiu pouco depois, aos 22 minutos. Após cruzamento, a bola sobrou na área para Luiz Alberto, que chutou no canto direito do goleiro Cléber.

O segundo veio no embalo. Dois minutos depois, Tartá fez um carnaval pela esquerda e tocou para Roger. O atacante chutou cruzado, o goleiro Cléber espalmou para o meio da área e Maicon, que havia entrado no lugar de Wellington Monteiro, só tocou para o fundo da rede.

No meio de relâmpagos e trovoadas, o Fluminense ainda chegou ao terceiro gol. Falta na entrada da área do Resende. Leandro Bomfim cobrou com maestria. A bola entrou no ângulo direito do goleiro Cléber, que só ficou olhando. Um lindo gol. E o Fluminense, finalmente, "estreou" no Campeonato Carioca - apesar de o ataque, formado por Roger e Leandro Amaral ainda estar devendo.

Vasco vence o Duque de Caxias

O técnico Dorival Júnior não se cansa de ressaltar qual é o principal objetivo do Vasco na temporada 2009: voltar à elite do futebol brasileiro. E se o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil servirão de laboratório, a equipe se saiu bem em seu primeiro estágio no ano. Na tarde deste sábado, o time da Colina derrotou por 3 a 1, sem muitas dificuldades, o Duque de Caxias, um de seus adversários na Série B, e de quebra voltou a vencer em São Januário depois de três partidas - a última vitória havia sido contra o Santos (1 a 0), no dia 8 de novembro, pelo Brasileirão 2008. Depois, derrotas para São Paulo, Vitória e Americano.

Com o resultado, o Vasco agora soma seis pontos no Grupo A e se mantém na briga por uma vaga nas semifinais da Taça Guanabara. A euipe volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Resende no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 22h - e para esta partida a equipe não contará com Carlos Alberto, que recebeu o terceiro cartão amarelo, em três partidas disputas, e cumprirá suspensão automática. Já o Duque de Caxias, que continua com apenas um ponto conquistado, joga na Baixada, no estádio Los Larios, contra o Fluminense, quinta-feira, às 18h45m.

Depois da decepção na estreia, com a derrota para o Americano em São Januário, a torcida cruzmaltina se empolgou com a goleada sobre o Tigres, no meio de semana, e compareceu em número razoável. E o ritmo forte imposto pelos donos da casa deu resultado logo aos cinco minutos. Depois de uma furada bisonha do zagueiro Henrique, Alex Teixeira, em posição de impedimento, aproveitou para cruzar rasteiro na área. Carlos Alberto dividiu com Eduardo Teles, e a bola morreu no fundo das redes. O árbitro Nilton Feitosa do Nascimento confirmou o gol para o camisa 9.

Apesar do domínio, o time da Colina devolveu na mesma moeda, seis minutos depois, o presente dado pelo Duque de Caxias. Alan desceu sozinho pela esquerda e cruzou, Amaral falhou feio, e Edivaldo não desperdiçou. Cara a cara com Tiago, chutou sem chances para o goleiro. A equipe da Colina não sentiu o golpe, e em mais um erro da zaga adversária surgiu o lance do segundo gol. Alan não conseguiu cortar o lançamento para Rodrigo Pimpão, que entrou livre na área e, apesar de valorizar o lance, foi derrubado por Borges. Pênalti que Carlos Alberto cobrou com categoria, aos 16, para deixar o Vasco novamente em vantagem.

A correria dos minutos iniciais acabou surtindo efeito negativo na partida, que ficou mais lenta. Sob muito calor, os jogadores diminuíram o ritmo e passaram a tocar mais a bola, arriscando jogadas de velocidade apenas quando havia espaços.

Com o clima mais ameno, os dois times voltaram para o segundo tempo impondo correria, mas sem produtividade e com muitos passes errados e faltas no meio-campo. O Duque de Caxias chegou a ensaiar uma pressão, mas logo o Vasco voltou a tomar as rédeas da partida. Dominando o setor intermediário e tocando a bola sem muitas dificuldades, a equipe forçava os visitantes a cometerem faltas. E foi assim que os anfitriões ratificaram a vitória. Alan derrubou Paulo Sérgio, e este mesmo cobrou para o meio da área. Nilton subiu sozinho e fez o terceiro aos 22.

Os visitantes assustaram aos 30. Silva cobrou falta com violência, Tiago bateu roupa, e Edivaldo, na entrada da pequena área, desperdiçou ao chutar para fora. O Vasco respondeu com Elton aos 38. O atacante fez boa jogada individual pela direita e soltou a bomba, mas Borges espalmou a escanteio. Com o resultado garantido, mesmo sem uma grande atuação, mas diante de um adversário bem inferior, a equipe da Colina administrou os últimos minutos até o apito final do árbitro.

Resultados de sábado
Vasco 3x1 Duque de Caxias
Madureira 2x1 Cabofriense
Fluminense 3x0 Resende
Americano 0x0 Tigres Brasil

Jogos de domingo
16h Macaé x Bangu
16h30 Friburguense x Boavista
17h Volta Redonda x Flamengo
19h10 Mesquita x Botafogo

Fontes: Globo.com e Terra


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário