Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Sul-Americano Sub-20 > Argentina leva um susto, mas empata com Equador e avança

* Argentinos conseguem vaga com um empate sofrido. Venezuela, dona da casa, passa heroicamente. Colômbia se dá bem no sorteio

A Argentina levou um grande susto, mas conseguiu buscar o empate com o Equador e, assim, garantiu uma vaga no hexagonal final do Sul-Americano Sub-20. As duas seleções se enfrentaram nesta terça-feira, em Maturín, na Venezuela, e o placar ficou igual: 2 a 2.

O resultado garantiu aos hermanos a segunda colocação do Grupo A, depois que os venezuelanos empataram com os colombianos e garantiram a primeira colocação na chave. Os equatorianos acabaram eliminados no sorteio pelos colombianos. As quatro seleções terminaram com seis pontos, mas Venezuela e Argentina levaram vantagem no saldo de gols e no número de gols marcados, respectivamente. Já Equador e Colômbia terminaram empatados em tudo, inclusive quando se enfrentaram: 0 a 0.

A Argentina entrou em campo precisando apenas de um empate. Apesar disso, os hermanos buscaram mais o ataque e abriram o placar. Gaitán recebeu na área e bateu rasteiro para fazer 1 a 0. Pouco depois, o Equador respodeu e deixou tudo igual. Após cruzamento na área, Pinto testou para a rede e empatou.

Na segunda etapa, o jogo ficou morno até os 32 minutos, quando o Equador virou em jogada de bola parada. Arangono escorou escanteio de cabeça e deixou a Argentina na roubada. Mas o sofrimento dos hermanos durou pouco. Logo no minuto seguinte, Bella fez linda jogada individual e bateu colocado, no ângulo. Um golaço. Na comemoração, Bella pôs a camisa na cabeça e levou o segundo cartão amarelo. O argentino ficou inconformado com a expulsão.

Os hermanos, então, fizeram uma retranca e seguraram o empate, que garantiu a vaga no hexagonal decisivo do Sul-Americano.

Nesta quarta-feira, será realizada a última rodada do Grupo B, que já tem Uruguai (nove pontos) e Brasil (sete), que se enfrentam, classificados. A última vaga ficará entre Paraguai (quatro) e Chile (três). A Bolívia está eliminada sem ponto ganho.

Goleiro defende pênalti no fim e dá vaga à Venezuela

O goleiro Romo, da Venezuela, virou herói nacional na terra comandada pelo presidente Hugo Chávez. Romo defendeu um pênalti aos 48 minutos do segundo tempo e garantiu o empate em 1 a 1 com a Colômbia, em Maturín, em jogo que terminou no início da madrugada desta quarta-feira (no horário de Brasília), e a classificação para os venezuelanos em primeiro lugar do Grupo A.

Como Colômbia e Equador terminaram esta primeira fase também com seis pontos e empatados em todos os critérios de desempate, a terceira vaga do grupo foi decidida no sorteio. E os colombianos foram compensados pela frustração no fim da partida contra a Venezuela ganhando a classificação. Colômbia e Equador ganharam um jogo, empataram três, marcaram quatro gols e levaram três e empataram quando se enfrentaram por 0 a 0. Em último ficou a seleção peruana, que não marcou ponto.

O jogo refletiu as necessidades das equipes, a Venezuela, que só precisava do empate, mais atrás, e a Colômbia, necessitando da vitória, na frente. Mas quem abriu o marcador foi a equipe da casa, por intermédio de Rondon, aos 41 minutos do primeiro tempo, aproveitando falha de Vargas.

No segundo tempo, os colombianos voltaram com toda força atrás do empate. Aos 12 minutos, Cuesta fez um gol de cabeça bem anulado pelo árbitro, já que estava impedido. Cinco minutos depois, Mejia foi derrubado na área por Salazar, em pênalti que Nazarith cobrou bem para empatar, no canto direito alto de Romo.

A Colômbia passou a insistir em busca do gol da vitória e da classificação sem precisar do sorteio. Aos 27, Pérez cabeceou a bola na trave direita de Romo, após cruzamento da direita de Mosquera. Os venezuelanos tentavam matar o jogo num contra-ataque e, aos 32, Rondon desperdiçou boa chance para isso.

Mas aos 46 veio o drama: Mejia foi novamente derrubado na área, em novo pênalti que deu esperanças aos colombianos e desespero aos venezuelanos. Mas aos 48 Nazarith bateu mal e Romo defendeu no seu canto esquerdo, garantindo a classificação da Venezuela e empurrando a Colômbia para o sorteio.

Sorteio garante Colômbia na fase final

Após a última partida do grupo A do Campeonato Sul-Americano Sub-20, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu, através de sorteio, que a Colômbia e não o Equador irá ao hexagonal final da competição.

Apesar de quatro seleções empatarem em seis pontos no grupo A, o melhor saldo de gols pôs diretamente na fase final do torneio venezuelanos e argentinos. Colombianos e equatorianos ficaram empatados em todos os fundamentos: cada equipe ganhou um jogo, empatou três, marcou quatro gols e levou três, e empataram seu jogo por 0 a 0. Assim, a última vaga do grupo no hexagonal final teve que ser decidida em sorteio.

Grupo B, do Brasil, será definido nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, será realizada a última rodada do Grupo B, que já tem Uruguai (nove pontos) e Brasil (sete), que se enfrentam, classificados. A última vaga ficará entre Paraguai (quatro) e Chile (três). A Bolívia está eliminada sem ponto ganho.

Classificação Final
Grupo A
SELEÇÃO
PGJVEDGPGCSG
1Venezuela64130532
2Argentina64130761
3Colômbia*64130431
3
Equador64130431
5Peru0400438-5

Legenda
- Seleções classificadas para a fase final
* Classificada através de sorteio

Fontes: Globo.com e Uol


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário