Campeões estaduais invictos, Corinthians e Internacional se enfrentam pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro em um duelo que, em um outro formato de competição, poderia valer a final. Com elencos milionários, Timão e Colorado colocam à prova, a partir deste domingo, às 16h, no Pacaembu, todo o favoritismo que os cercam na tentativa de quebrar a hegemonia do tricampeão São Paulo.Nem mesmo o Corinthians acreditava que poderia colher frutos tão rapidamente após a contratação de Ronaldo e a conquista do título da Série B. O Fenômeno perdeu muito peso, provou que estava recuperado da lesão no joelho esquerdo e fez o principal: gols (dez em 13 jogos). Com o craque em alta, o Timão superou seus principais adversários e chegou ao título do Campeonato Paulista sem perder sequer uma partida.
- Não tenho dúvida de que esse será o campeonato mais qualificado dos últimos anos pelo surgimento de novos valores e pelos outros que ficaram e voltaram para cá. Mas não podemos ter os estaduais como parâmetro. Algumas equipes estão disputando a Taça Libertadores e isso dá uma experiência de jogos em um grande de dificuldade muito alto – afirmou o técnico Mano Menezes.
O Internacional também iniciou a temporada em alta. No Gauchão, atropelou. Venceu os dois turnos e levantou a taça com uma goleada histórica por 8 a 1 sobre o Caixas, no Beira-Rio, mesmo placar da conquista do ano anterior, sobre o Juventude. Sob a batuta de duas criações das categorias de base, Taison e Nilmar, além do argentino D’Alessandro, o Colorado surge também como outro sério candidato ao título nacional.
- Será um jogo entre dois campeões estaduais. O Corinthians é muito forte. O grupo é qualificado. Se sai o Elias, tem o Fabinho, que foi meu jogador lá no Corinthians mesmo e joga muito - comentou o técnico Tite.
Polêmica nos últimos anos e possível final na Copa do Brasil
Corinthians e Internacional, aliás, se envolveram em polêmicas nas últimas edições do Brasileirão. Os colorados chiam até hoje o pênalti do goleiro Fábio Costa no volante Tinga não marcado pelo árbitro Márcio Rezende de Freitas, no Pacaembu, em 2005, ano do escândalo de manipulação de resultados.
Uma vitória sobre o Alvinegro naquele 20 de novembro colocaria os gaúchos muito próximos do título. A direção tentou até melar o campeonato na Justiça e só desistiu depois que a CBF ameaçou punir o clube com suspensão. No fim, com um elenco galáctico comandado pelo argentino Carlitos Tevez, o Timão foi campeão.
- Cada período apresenta uma rivalidade diferente para nós. Já foi o São Paulo, já foi o Corinthians, antes era o Cruzeiro. Isso depende também da situação em que os clubes se encontram. Em 2005, havia uma disputa por título - disse o vice-presidente de futebol do Inter, Fernando Carvalho.
Em 2007, o troco. O Corinthians precisava vencer o Grêmio, no Olímpico, e torcer por uma vitória do Internacional sobre o Goiás, no Serra Dourada. No entanto, o Colorado foi derrotado por 2 a 1, de virada, e “colaborou” para o Timão cair para a Série B. Em Porto Alegre, após o empate contra o Tricolor, dirigentes corintianos acusaram jogadores do Inter de facilitar a vitória dos esmeraldinos só para prejudicá-los.
Além do Campeonato Brasileiro, os clubes poderão se enfrentar ainda na final da Copa do Brasil, caminho mais curto para retornarem à Taça Libertadores. Ambos avançaram às quartas de final. O Corinthians pega agora o Fluminense, enquanto o Internacional encara o Flamengo.
Por conta do desgaste físico, Mano Menezes deixará alguns titulares fora da partida. Ronaldo e Jorge Henrique, cansados, estão cortados da delegação. O zagueiro William, sentindo dores no pé esquerdo, e o volante Elias, com um problema na coxa direita, também não atuam. Já o atacante Dentinho, outro que sente dores no pé esquerdo, foi relacionado, mas segue como dúvida.
Na vaga de Jorge Henrique, o treinador deve escalar Otacílio Neto. Para o lugar de Ronaldo, Souza é o mais cotado, enquanto Morais é a opção caso Dentinho seja vetado na concentração. O zagueiro Diego, titular contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil, permanece no lugar de William. Outros jogadores ainda podem ser vetados.
- Eu ainda não decidi quem joga. Prefiro conversar com os jogadores e a minha comissão no sábado à noite para saber quem realmente tem condições. Estamos em período de muitos jogos e o desgaste físico é grande. Não podemos correr riscos de perder alguém em um momento decisivo.
O time gaúcho vai a campo no Pacaembu quase completo. A única ausência é o volante Sandro, que não treinou durante a semana por causa de uma lesão muscular na panturrilha esquerda. Glaydson será o substituto. O titular volta ao time na quarta-feira, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil.
Ficha técnica
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 10/05/09, às 16 horas
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR/FIFA)
Assistentes: Roberto Braatz (PR/FIFA) e Gilson Coutinho (PR)
CORINTHIANS: Felipe, Alessandro, Chicão, Diego e Wellington Saci; Cristian, Boquita e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Souza. Técnico: Mano Menezes.
INTERNACIONAL: Lauro, Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber; Glaydson, Magrão, Guiñazu e D’Alessandro; Taison e Nilmar. Técnico: Tite.
Fontes: Globo.com e Lancenet
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
o corinthians vai ganhar desses frangos bando de pau no cu
ResponderExcluir