Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Campeonato Brasileiro > Ronaldo ‘brinca’, faz três gols e comanda vitória do Timão sobre o Fluminense

* Show do craque teve ainda participação na jogada do outro gol. Resultado coloca paulistas em quinto e mantém cariocas perto da degola

Ronaldo avisou que gostaria de anotar um gol no Campeonato Brasileiro... Ronaldo falou também que iria se divertir na competição... Mas Ronaldo não fez um gol, fez três. E mais: “brincou” ao participar da jogada de outro. Foi assim, sob a batuta do Fenômeno, que o Corinthians reencontrou a Fiel após a conquista da Copa do Brasil e venceu o Fluminense por 4 a 2 na noite desta quarta-feira, no estádio do Pacaembu – Conca e Diego, contra, diminuíram o placar para os tricolores.

A vitória desta noite colocou o Corinthians em boa situação na tabela do Nacional. Com 14 pontos, a equipe paulista já aparece na quinta colocação, dois pontos atrás do quarto colocado, o arquirrival Palmeiras, e a seis do líder Internacional, derrotado pelo Timão na final da Copa do Brasil. O Fluminense, por sua vez, está lá embaixo, em 15º, apenas duas posições acima da zona de rebaixamento.

Se para a equipe paulista, campeã estadual e da Copa do Brasil, a possibilidade de uma Tríplice Coroa começa a clarear, para o time carioca a situação é mais nebulosa. Sem ter conquistado nada até agora na temporada, o Flu começa a se preocupar com a briga contra a Série B. São apenas dois pontos de diferença para o Náutico, primeiro a figurar na região perigosa da tabela, e três para o lanterna Avaí.

No próximo fim de semana, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians volta a Porto Alegre, palco da conquista do tri da Copa do Brasil. Só que dessa vez para encarar o Grêmio, domingo, às 16h, no estádio Olímpico. Já o Fluminense joga às 18h30m, contra o Santo André, no Rio de Janeiro.

Ronaldo é gol

Antes de as equipes entrarem em campo, a diretoria do Corinthians mandou o volante Edu a campo para acenar à torcida. O jogador foi contratado no começo desta semana e assinou acordo até o final de 2011. Depois disso, já com os elencos em campo, a taça da Copa do Brasil foi mostrada à Fiel. Após a execução do hino nacional, mais festividade: os jogadores do Fluminense entregaram as faixas de campeão aos rivais alvinegros.

O início da partida foi o sinal para o disparo de uma bateria de fogos do lado de fora do estádio do Pacaembu. Ela durou quatro minutos. E assim que ela acabou, o Fluminense encontrou sua primeira chance. Sem ligar para o clima de festa dos alvinegros, Conca rolou para Fred na direita da grande área. O atacante girou e chutou cruzado. Só que a bola passou à esquerda do goleiro Felipe, sem assustar.

Com menos posse de bola, o Timão conseguiu responder aos nove minutos. Dentinho tabelou com Douglas e tentou achar Ronaldo em cruzamento da esquerda, mas a zaga tricolor afastou. No lance seguinte, André Santos fez boa jogada com Douglas e serviu Jorge Henrique, que bateu prensado com um marcador. Mas Fred estava dando trabalho. Aos 11, ele fez boa jogada individual e chutou rasteiro para fora.

O atacante do Fluminense ainda tentou outra vez aos 16, ao chutar de fora da área para tranquila defesa de Felipe. A partir daí, só deu Corinthians (à exceção de um gol anulado de Fred por impedimento). E com eficiência. Após alguns lances de perigo com Cristian e Dentinho, brilhou a estrela de Ronaldo. Aos 24 minutos, o camisa 9 recebeu ótimo passe de Douglas e tocou na saída do goleiro Ricardo Berna.

Foi o primeiro gol do Fenômeno no Campeonato Brasileiro. Mas não seria a única participação dele na noite. Aos 29, foi o craque que iniciou a jogada do segundo. Ele achou Cristian na área, e o volante rolou para Dentinho completar. E teve mais na etapa inicial: aos 35, o atacante novamente recebeu de Douglas, avançou, deixou Edcarlos no chão, Cássio sem reação e chutou no contrapé de Ricardo Berna: 3 a 0.

O Fluminense ainda tentou diminuir aos 44 minutos, em cobrança de falta de Conca. O argentino tentou encobrir Felipe, mas o goleiro corintiano, atento, espalmou.

Pressão do Flu

As duas equipes voltaram para a segunda etapa sem alterações. Mas o Corinthians levou um susto logo no primeiro minuto, e quase precisou mudar. O goleiro Felipe caiu no gramado com dores no estômago. Mas, atendido pelos médicos, ele continuou. A preocupação foi maior porque no treinamento da última terça-feira o camisa 1 já tinha sido poupado por conta de uma indisposição estomacal.

O Fluminense não ficou atrás na preocupação. Aos sete minutos, o árbitro Heber Roberto Lopes paralisou a partida por conta de um sangramento na cabeça de Diguinho. O meia tricolor, porém, também foi atendido e retornou para o jogo. Com a bola rolando, embora o time das Laranjeiras tentasse uma aproximação ao ataque, parava na forte marcação do Corinthians na saída de bola.

E quem quase voltou a brilhar aos 12 minutos foi Ronaldo. A defesa do Fluminense saiu jogando errado, e Elias aproveitou. O volante, então, tocou para o atacante na esquerda, mas ele chutou cruzado para fora. O lance poderia ter esquentado a partida, mas não foi assim. Com a vantagem de três gols, os donos da casa tiraram o pé do acelerador, mas também não deram espaço para as investidas dos visitantes.

O técnico do Flu, Carlos Alberto Parreira, então, resolveu mudar em dose tripla. Aos 23 minutos, o comandante tricolor colocou Carlos Eduardo na vaga de Leandro Amaral, Marquinho no lugar de Fabinho e Alan entrou para a saída de Diguinho. Mas quem marcou o primeiro do time tricolor foi mesmo alguém que já estava em campo: o argentino Conca. Aos 27 minutos, ele se livrou de dois marcadores e chutou.

A reação carioca seria ainda mais insinuante. Com o Timão parado em campo, o Fluminense foi para cima, criou boas chances e chegou aos segundo gol aos 32 minutos. Alan recebeu bom passe na grande área, driblou com categoria o goleiro Felipe e tentou rolar para Fred. Mas antes de a bola chegar no atacante, o zagueiro Diego, do Corinthians, marcou contra: 3 a 2.

O gol deu moral ao Tricolor, que foi para cima do Timão. Mas, aos 36 minutos, Fred foi expulso por reclamação e a reação do Flu foi freada. E se de um lado o atacante perdeu a cabeça, do outro acertou o pé. Aos 40 minutos, Ronaldo aproveitou rebote de Ricardo Berna e marcou pela terceira vez o jogo. Em seguida, saiu para a entrada de Henrique e foi aplaudido de pé.

Ficha técnica
CORINTHIANS 4 x 2 FLUMINENSE
Felipe; Alessandro (Diogo), Chicão, Diego e André Santos; Cristian, Elias e Douglas (Boquita); Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo (Henrique). Ricardo Berna; Mariano, Cássio, Edcarlos e João Paulo; Wellington Monteiro, Fabinho (Marquinho), Diguinho (Alan) e Conca; Leandro Amaral (Carlos Eduardo) e Fred.
Técnico: Mano Menezes. Técnico: C.A.Parreira.
Gols: Ronaldo, aos 24 e aos 35, e Dentinho, aos 29 minutos do primeiro tempo; Conca, aos 27, Diego, contra, aos 32, e Ronaldo aos 40 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: André Santos, Jorge Henrique (C); João Paulo, Cássio (F). Cartão vermelho: Fred (C).
Público: 27.329 pagantes. Renda: R$ 951.184,00
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP). Data: 08/07/2009. Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/PR). Auxiliares: José Carlos Dias Passos (PR) e Gilson Bento Coutinho (PR).

Fonte: Globo.com


Comentário da Redação
Que show do fenômeno!

Noite fantástica no Pacaembu, no primeiro jogo após a conquista da Copa do Brasil e a vaga garantida para a Libertadores de 2010. Comandado por Ronaldo e apoiado pela linda festa da torcida, o Corinthians deu um show no primeiro tempo. Aproveitou as subidas do Fluminense para praticar sua especialidade: desarmar com precisão e sair com rapidez para o ataque.

E lá na frente o time mostrou a eficiência de sempre, ainda mais com o Ronaldo para lá de inspirado. Quem também teve papel fundamental e fez o jogo fluir muito mais pelo lado alvinegro foi o Douglas. Com muita criatividade, raciocínio rápido e movimentação, ele fez o que se espera de um camisa 10, e dos três gols do Ronaldo, dois tiveram a assistência do Douglas.

O jogo parecia definido e eu só não falaria que a tendência era ter goleada pelo que vem mostrando o Corinthians, que sempre faz o necessário e não costuma golear, mesmo com os adversários mais fracos. E assim como em alguns jogos da Copa do Brasil o Timão tomou sufoco na segunda etapa e quase sofreu o empate.

Méritos também para o Tricolor, que já não tinha feito um primeiro tempo ruim, pelo contrário, foi o Alvi-negro e o Ronaldo que deram um espetaculo nos primeiros 45 minutos. Quando o Fred foi expulso por xingar o árbitro, pra mim exageradamente, o Flu teve sua reação esfriada, enquanto o Corinthians se acertou, e mais uma vez ele apareceu e marcou seu terceiro gol.

Para o time do Mano Menezes, vitória bem animadora pelo primeiro tempo, mas ainda é preocupante pela queda de rendimento no segundo tempo que já tem se repetido. Nenhum time consegue sustentar o mesmo ritmo o tempo todo, mas tomar o empate após abrir 2 a 0 como foi na Copa do Brasil, ou ficar perto de tomar empate depois de fazer 3 gols não é normal.

Já o time do Carlos Alberto Parreira, que tem vários defeitos, pode ressaltar muito mais a qualidade do adversário e a genialidade do Ronaldo do que suas próprias falhas no jogo desta quarta.

Conceitos

Felipe - REGULAR: Não teve grande trabalho e não teve a menor culpa nos gols sofridos.
Alessandro - BOM: Sempre muito correto, sem deixar espaços para o adversário, fez mais uma boa partida.
(Diogo) - REGULAR: Pouco apareceu e deixou espaços pelo seu lado.
Chicão - BOM: Também por méritos do adversário, o zagueiro corintiano teve muito trabalho, mas foi bem.
Diego - REGULAR: O gol contra foi uma infecilidade somente. Se posicionou mal em alguns momentos, mas compensou na seriedade e raça.
André Santos - BOM: Cada vez melhor na marcação, chegou no meio-campo por diversas vezes, fazendo uma bela dupla com o Douglas pelo lado esquerdo.
Cristian - BOM: Faltou todos estarem com o espírito do Cristian no momento em que o jogo já estava 3 a 0. Não tinha nada ganho para o volante, que chegava com muita vontade em cada dividida.
Elias - ÓTIMO: Correu o tempo todo, marcou muito e ajudou o Douglas na armação da equipe..
Douglas - ÓTIMO: Uma de suas melhores partidas pelo Corinthians. Se o time com ele discreto é bom, no primeiro tempo tivemos uma amostra de como é com ele inspirado e 'acordado'.
(Boquita) - SEM CONCEITO: Jogou pouco.
Jorge Henrique - REGULAR: Não estava em um bom dia. Mas nem precisa falar que raça não faltou, né?
Dentinho - BOM: Marcou o seu e começou a jogada do quarto gol, fazendo o Ricardo Berna espalmar seu chute.
Ronaldo - ÓTIMO: Em noite de fenômeno. Dois bonitos gols, um golaço e uma participação fundamental no outro gol. Quer mais?
(Henrique) - SEM CONCEITO: Entrou nos minutos finais só para o dono do jogo, Ronaldo, sair aplaudido.
Téc: Mano Menezes - REGULAR: Fez o time estar ligado após conquistar o título da Copa do Brasil, mas errou muito ao tirar o Douglas e colocar o Boquita logo após o primeiro gol do Flu.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário