Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 3 de outubro de 2009

Campeonato Brasileiro > Atlético-PR bate o Timão no Pacaembu

* Com o resultado, Corinthians não pensa mais em título e Furacão se afasta da zona de rebaixamento

De volta ao Pacaembu após a goleada sofrida há duas semanas diante do Goiás, no mesmo clima festivo que antecedeu a partida e novamente estádio lotado, o Corinthians voltou a ser surpreendido e decepcionar seus torcedores neste sábado. Sem saber o que é vencer há mais de um mês, o time da capital paulista foi batido pelo Atlético-PR por 3 a 1, resultado que afasta de vez as esperanças de novo título na temporada, enquanto deixa o rival cada vez mais distante da zona de rebaixamento.

Com isso, estacionado nos 38 pontos e com a nona colocação provisória, o Corinthians "joga a toalha" no Brasileiro e desiste de vez do sonho de superar os rivais São Paulo e Palmeiras na ponta da tabela, na missão de levantar três troféus no ano. Já o Atlético-PR, que já havia sido um adversário complicado para o Palmeiras na semana passada, quando perdeu por 2 a 1, alcança os 34 pontos na 14ª colocação e abre oito sobre o Náutico, time que abre a zona do rebaixamento.

Sem Chicão e William, o Corinthians entrou em campo com os zagueiros reservas Renato e Paulo André. Os dois primeiros gols do Atlético saíram em falhas pelo lado esquerdo da retaguarda corintiana, nas costas do lateral Marcinho. O último gol, que fechou o placar aos 48min, foi um frango de Felipe.

Ronaldo pela primeira vez foi o capitão, porém passou em branco. O último gol do veterano de 33 anos no estádio municipal aconteceu no dia 16 de julho - depois ele ficou quase dois meses machucado. Já Edno apareceu pouco e foi substituído por Defederico no segundo tempo.

Timão esbarra na marcação do Furacão

O ferrolho montado pelo técnico Antônio Lopes contra o Palmeiras se repetiu diante do Corinthians. Apesar de jogar com quatro homens ofensivos, o Furacão tratou de conter o ímpeto adversário com muita marcação e faltas, principalmente do lateral-esquerdo Márcio Azevedo. Wesley e Wallyson colaram em Alessandro e Marcinho, respectivamente, e acabaram com a saída rápida do Timão pelas laterais. Valencia era a sombra de um apagado Edno, o novo “cérebro” alvinegro, enquanto Manoel e Rhodolfo não desgrudaram de Ronaldo.

Com o campo ofensivo congestionado e o meio campo sem qualquer poder de criação, o Corinthians só conseguiu chegar ao gol de Galatto aos 20 minutos, em um lance de pouco perigo em que o zagueiro Renato desviou para fora na segunda trave.

Ronaldo só apareceu aos 30 minutos, e mesmo assim sem oferecer grande perigo. Edno cruzou na medida da esquerda, o Fenômeno dominou, girou e bateu forte, mas a bola parou em Rhodolfo. Pouco depois, aos 36, Edno cobrou escanteio da esquerda, Dentinho subiu mais do que a zaga na pequena área e cabeceou forte, raspando a trave paranaense.

Paulo Baier e Wallyson garantem vitória paranaense

O Atlético-PR voltou para o segundo tempo dando trabalho a Felipe. Logo no primeiro minuto, após cobrança de falta pela direita, Nei apareceu na área para cabecear e obrigar o goleiro a fazer boa defesa. A resposta, porém, foi imediata. Aos três, Ronaldo brigou com a zaga na entrada da área, Dentinho pegou o rebote e concluiu. Galatto se esticou todo no ângulo esquerdo e mandou a bola a escanteio.

O lance serviu para a torcida, em grande número no Pacaembu, começar a empurrar o Timão. Entretanto, aos seis o Furacão abriu o placar. Wallyson driblou Marcinho pela direita do ataque, foi à linha de fundo e cruzou para trás. Na entrada da área, Paulo Baier acertou um belo chute no alto do canto direito, impedindo qualquer reação de Felipe.

Com a desvantagem, o Corinthians foi para cima e por muito pouco não empatou aos 12. Ronaldo fez lindo cruzamento para Elias dominar na área, mas bater para fora. Aos 17, depois de escanteio pela direita, Dentinho acertou uma bicicleta na área, a bola desviou na zaga e assustou Galatto.

Do banco de reservas, Mano Menezes ouviu os pedidos da torcida por Defederico e decidiu atendê-los. Mas antes que o argentino fosse a campo, o Atlético-PR marcou o segundo, aos 22. Em rápido contra-ataque, Wallyson aproveitou vacilo de Paulo André, invadiu a área pela direita e bateu cruzado. A bola tocou na trave e entrou.

O placar fez o treinador corintiano arriscar, com as entradas de Souza, Defederico e Jucilei. O último, aliás, devolveu o Timão ao jogo aos 37. Ronaldo cobrou falta, Chico não conseguiu cortar corretamente, e o volante cabeceou no canto oposto de Galatto para diminuir a vantagem paranaense.

Nos minutos finais, o Atlético-PR recuou ainda mais diante da pressão alvinegra. A melhor oportunidade veio aos 45. Ronaldo recebeu passe de Souza e bateu colocado para Galatto espalmar para fora. Na sequência, nova chance. Defederico se livrou de um marcador na direita e bateu de fora da área, mas o goleiro desviou outra vez.

Aos 47, o Furacão fez o terceiro. Da entrada da área, Wesley bateu fraco, e Felipe aceitou: 3 a 1. Estava sacramentada a vitória do Furacão.

Ficha técnica
Data: 3/10/2009 (sábado)
Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Jusmar Benedito Miranda de Paula (ambos de GO)
Cartões amarelos: Alessandro (C); Márcio Azevedo (A), Manoel (A), Nei (A), Alex Sandro (A)
Gols: Paulo Baier (A), aos 7min, Wallyson (A), aos 23min, Jucilei (C), aos 38min, Wesley (A), aos 48min do segundo tempo
Público/Renda: 29.716/R$ 918.926,00

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Renato, Paulo André e Marcinho (Souza); Marcelo Mattos (Jucilei), Elias e Edno (Defederico); Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho
Técnico: Mano Menezes

ATTICO-PR: Galatto; Nei, Manoel, Rhodolfo (Chico) e Márcio Azevedo (Alex Sandro); Valencia, Rafael Miranda, Marcinho (Netinho) e Paulo Baier; Wesley e Wallyson.
Técnico: Antônio Lopes

Fontes: Globo.com, Terra e Uol


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. I blog frequеntly аnԁ I rеallу thаnκ you fоr your cоntеnt.
    Тhiѕ aгtiсle has reаlly
    peakeԁ my intеrest. I аm gοing tо take a notе of your wеbsitе аnԁ keep chеcking foг nеw detaіls about once per
    ωeek. I ѕubscribed to your Feed too.

    Here is my wеblog; payday loans

    ResponderExcluir