
O resultado deixou o Palmeiras com 58 pontos, assim como o São Paulo, mas o Alviverde ficou com a liderança por conta do saldo de gols melhor. O Timão tem agora 46 pontos e fica na décima posição. Na próxima rodada, o Palmeiras vai ao Rio encarar o Fluminense, no domingo, e o Corinthians recebe o Santo André no mesmo dia.
Marcos é expulso, e Ronaldo coloca Timão na frente
O forte calor que fazia em Presidente Prudente, em torno de 35 ºC, tornou o ritmo lento na primeira metade da partida. O Palmeiras criava mais oportunidades, mas não concluía com eficiência. O Corinthians aparecia em lances esporádicos. Até que o jogo pegou fogo aos 35 minutos. Marcos cometeu pênalti em Jorge Henrique, e o árbitro apontou. O goleiro foi expulso, e Muricy Ramalho precisou mexer na equipe. Obina foi o escolhido e saiu para a entrada de Bruno.
O camisa 1 não teve chances na cobrança de Ronaldo, que chutou com força: 1 a 0 para o Timão. Após fazer o gol que derrubou o alambrado e fraturar a mão em Presidente Prudente, o Fenômeno novamente deixava sua marca em um clássico no Prudentão.
Pouco depois, uma falta dura de Danilo em Jorge Henrique foi punida com amarelo. Os corintianos pediram o vermelho. O técnico Mano Menezes reclamava muito à beira do campo. Sem outros grandes momentos, o primeiro tempo terminou com o Palmeiras fora do topo do Brasileiro.
Maurício salva Verdão da derrota
Na segunda etapa, Muricy mudou a forma de o Verdão jogar, colocando Marquinhos no lugar de Marcão. O objetivo era aproveitar mais Diego Souza e Vagner Love e tentar o empate. Mas esse veio da cabeça de um defensor. Aos seis minutos, Figueroa cobrou uma falta pela esquerda e achou Danilo que, de cabeça, colocou para a rede de Felipe: 1 a 1.
A torcida do Palmeiras explodiu no estádio e passou a apoiar a equipe. Aos 14, Balbuena tentou um forte chute de longe, que acertou o travessão. Aos 20, Ronaldo entrou em ação novamente e calou os palmeirenses. Ele recebeu um belo passe de Defederico pela esquerda e chutou cruzado, acertando o gol de Bruno: 2 a 1. Era a vez de os corintianos pularem na arquibancada.

Os minutos finais ganharam ainda mais emoção. Dentinho tirou tinta do travessão aos 43 minutos. O Palmeiras, empurrado por sua torcida, que voltou a cantar no Prudentão, se segurava como podia. Aos 46, Ronaldo, da entrada da área, limpou a jogada e bateu forte para o gol, mas conseguiu um escanteio.
Na cobrança, Diego Souza deu uma de zagueiro e afastou a bola. Na segunda tentativa, Ortigoza tirou. O esforço coletivo deu resultado: o Palmeiras saiu de campo com o empate com sabor de vitória. Os jogadores agradeceram aos torcedores e comemoraram muito em campo.
Ficha do jogo
Data: 01/11/2009 (domingo)
Local: estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: Diego Souza, Jumar, Danilo, Vagner Love, Ortigoza (PAL); Chicão, Elias, Edno (COR)
Cartão vermelho: Marcos (PAL)
Gols: Ronaldo, aos 39min do primeiro tempo; Danilo, aos 6min, Ronaldo, aos 20min, e Maurício, aos 39min do segundo tempo
PALMEIRAS: Marcos; Danilo, Maurício e Marcão (Marquinhos); Figueroa, Jumar, Souza (Ortigoza), Diego Souza e Armero; Obina (Bruno) e Vagner Love.
Técnico: Muricy Ramalho
CORINTHIANS: Felipe; Jucilei, Chicão, William e Balbuena (Dentinho); Boquita, Elias, Edu e Defederico (Edno); Jorge Henrique (Souza) e Ronaldo.
Técnico: Mano Menezes
Fontes: Globo.com e Uol
Comentário da Redação
Um empate que caiu do céu!
Em termos de campeonato, o jogo era importante apenas para o Palmeiras, mas o empate deve ser comemorado pela parte verde e lamentado pelos alvinegros. O jogo teve seus momentos de equilíbrio, mas quando teve um time superior, foi o Corinthians.
Desde o começo do jogo, o Timão parecia saber mais o que fazer do que o rival. Entretanto, o jogo era muito amarrado no meio-campo, cheio de faltas... Até o Defederico dar um passe fenomenal para o Jorge Henrique, que após fazer a finta no Marcos, foi derrubado e sofreu pênalti claro. O goleiro palmeirense foi expulso e o Ronaldo, na cobrança, abriu o placar.
O Corinthians estava com a faca e o queijo na mão. Ganhando de 1 a 0, com um a mais em campo, poderia apostar nos seus rápidos contra-ataques. Ficaria ainda melhor para o Timão se Heber Roberto Lopes tivesse expulsado o Danilo após falta violenta em cima de Jorge Henrique. Caberia facilmente o cartão vermelho.
Mesmo quando sofreu o empate logo no começo do segundo tempo, o jogo estava nas mãos do Timão. Mano Menezes foi ousado ao colocar o Dentinho no lugar do Balbuena. Na sequencia o Ronaldo marcou seu segundo gol.
O Corinthians tinha tudo para ampliar e decidir o jogo. Mas, novamente em jogada aérea, o Palmeiras marcou o gol de empate. No final, o Dentinho mostrou que tem de seguir no banco mesmo. Além de perder a chance de fazer o gol da vitória, ainda tentou cavar um pênalti ridículo.
Conceitos - PALMEIRAS
Marcos - PÉSSIMO: Saldo muito negativo. No único lance que apareceu no jogo, cometeu pênalti e foi expulso.
Maurício - REGULAR: Deixou a desejar na zaga, mas fez o gol de empate.
Danilo - BOM: Muito raçudo, vem crescendo cada vez mais e hoje fez uma partida muito boa. Deu sorte de não ter sido expulso e pôde marcar um bonito gol de cabeça.
Marcão - REGULAR: Não comprometeu, mas é um peso morto no time.
(Marquinhos) - REGULAR: Esse garoto é um caso sério. Tem futebol, mas nunca convence. Sempre que tem oportunidade de jogar, não aproveita e erra quase tudo que tenta.
Figueroa - BOM: Vem se tornando o novo Jorge Wágner do Muricy. Bate muito bem na bola e hoje deu as assistências para os dois gols.
Souza - REGULAR: Errou alguns passes e saiu pouco para ajudar o Diego Souza na criação.
(Ortigoza) - BOM: Ficou pouco tempo em campo, mas o suficiente para dar um pouco de trabalho para a defesa alvinegra.
Jumar - BOM: Bem postado em campo, correu o tempo inteiro e fez diversos desarmes.
Diego Souza - PÉSSIMO: Era hora dele aparecer, mas fez justamnete o contrário. Quando tentou jogadas individuais, sempre perdeu a bola. Teve uma grande oportunidade de deixar o Love na cara do gol, mas prendeu demais a bola e acabou sendo desarmado.
Armero - BOM: Que gás do colombiano! Sempre muito veloz, foi bem no apoio e não deixou a desejar na marcação.
Vagner Love - REGULAR: Está certo que não tem recbido tantos passes com qualidade, mas não fez nada quando teve oportunidade.
Obina - REGULAR: Mal pegou na bola durante o tempo que jogou.
(Bruno) - PÉSSIMO: Muito inseguro. Pra mim falhou no segundo gol do Ronaldo. Saiu de forma errada e nitidamente com medo de cometer pênalti
Téc: Muricy Ramalho - BOM: Mexeu exatamente da forma que eu mexeria na equipe. Eu só colocaria o Deyvid Sacconi em vez do Marquinhos.
CORINTHIANS
Felipe - PÉSSIMO: Incrível a dificuldade do camisa 1 corintiano em jogadas aéreas. Como de costume, saiu caçando borboleta no primeiro gol que tomou.
Jucilei - REGULAR: Foi bem defensivamente e fez o básico. Faltou apoiar mais.
Chicão - PÉSSIMO: Apavorado e inseguro, não consegue ganhar uma de cabeça e também teve sua parcela de culpa no primeiro gol do Palmeiras.
William - REGULAR: Deixou o Maurício cabecear sozinho no lance do gol, mas não teve uma atuação ruim.
Balbuena - REGULAR: Deixou alguns espaços, mas jogou direitinho e é um jogador útil, que atua em qualquer posição na defesa.
(Dentinho) - PÉSSIMO: Com o adversário atuando com um a menos, era o jogo para ele resolver. Mas errou tudo que tentou, desde perder bola tentando dar pedaladas totalmente inúteis, até cavar pênalti desnecessariamente e perder uma chance incrível de gol no último lance do jogo.
Edu - BOM: Jogou de primeiro volante e foi muito bem. Deu qualidade na saída de bola e chegou à frente quando teve espaço.
Elias - BOM: Procurou mais ajudar na marcação do que criar, mas foi bem.
Boquita - REGULAR: O mesmo de sempre. Pouco aparece no jogo. Longe de ser um armador, é mais importante para preencher espaços e voltar para ajudar na marcação.
Defederico - ÓTIMO: Que visão de jogo do argentino! Resolveu o jogo com os dois passes magistrais para Jorge Henrique e Ronado. O camisa 10 vai se soltando mais a cada jogo e pra mim já é mais efetivo que o Dentinho.
(Edno) - REGULAR: Teve pouco tempo para fazer algo, mas até agora não mostrou a que veio.
Jorge Henrique - ÓTIMO: Já virou cliche, mas... Que guerreiro! É difícil demais tirar a bola do baixinho. Além do Marcos, quase tirou também o Danilo do jogo, mas o árbitro preferiu dar somente amarelo.
(Souza) - SEM CONCEITO: Entrou quase nos acréscimos.
Ronaldo - BOM: Não teve uma atuação brilhante e ainda está bem pesado, mas foi decisivo e marcou os dois gols da vitória.
Téc: Mano Menezes - REGULAR: Escalou o melhor time que poderia por em campo e foi muito bem ao colocar o Dentinho no lugar do Balbuena. Depois errou as duas substituições. Tirou os dois melhores do Corinthians no jogo e colocou dois jogadores que não são confiáveis. Além disso, precisa corrigir esse velho problema da zaga, que é o jogo aéreo.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário