Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Eliminatórias Europeias > Mão de Henry coloca a França na Copa

* Atacante ajeita bola de forma irregular, árbitro ignora, e Gallas faz o gol da classificação dos Bleus diante da Irlanda na prorrogação

A França está na Copa de 2010, mas graças a uma enorme ajuda do juiz e à malandragem de Thierry Henry. O árbitro sueco Martin Hansson ignorou um toque de mão claro do atacante do Barça no lance que originou o gol dos Bleus no empate de 1 a 1 com a Irlanda, nesta quarta-feira, em Paris.

O resultado, alcançado somente no fim do primeiro tempo da prorrogação, garantiu a 13ª participação da atual vice-campeã mundial na competição mais importante do futebol no planeta. Na partida de ida, realizada em Dublin, os franceses haviam vencido por 1 a 0 com um gol de Anelka.

Precisando da vitória simples para, pelo menos, levar o jogo para prorrogação, a Irlanda dominou as ações e conseguiram marcar aos 33min. Robbie Keane mostrou boa colocação na área, aproveitou um passe precioso de Duff pelo lado esquerdo e calou o Stade de France.

No segundo tempo, a Irlanda teve chances de marcar o gol da classificação. No entanto, o placar seguiu igual e o jogo foi para a prorrogação. Os franceses voltaram melhores e, aos dois minutos, Anelka quase marcou. Pouco depois, ss franceses pediram pênalti, mas o árbitro sueco Martin Hansson mandou o lance seguir.

Mas, aos 13, o juiz compensou, e muito, para os franceses. Após lançamento na área, Henry, em posição duvidosa, dominou claramente com a mão para evitar que a bola saísse e tocou no meio para o zagueiro Gallas marcar. Os irlandeses ficaram indignados e desesperados, mas Hansson validou o tento e assegurou a França no Mundial da África do Sul.

Portugal derrota Bósnia e vai à África do Sul

A seleção portuguesa não sentiu nem um pouco o desfalque do craque Cristiano Ronaldo e, com autoridade, derrotou a Bósnia por 1 a 0, fora de casa, e se garantiu na Copa de 2010. Os lusitanos, que já haviam vencido a partida de ida da repescagem europeia para o torneio por 1 a 0 no último sábado, chegam ao seu quinto Mundial (disputaram anteriormente as edições de 1966, 1986, 2002 e 2006).

O primeiro tempo foi de pouca criatividade. Com a vantagem conquistada no jogo realizado em Lisboa, os portugueses adotaram uma postura mais cautelosa. Tanto que a primeira e grande oportunidade foi da Bósnia. Aos 14min, Ibisevic obrigou o goleiro Eduardo a praticar boa defesa.

A segunda etapa, no entanto, começou melhor. Logo aos 10min, Raul Meireles recebeu passe de Nani e, livre na área, chutou no canto direito de Hasagic. Com a desvantagem, nada restou à Bósnia que atacar desesperadamente Portugal, buscando marcar gols. No entanto, a vaga ficou mesmo com a seleção portuguesa.

Grécia bate Ucrânia e volta à Copa

Depois de sair vaiada por sua própria torcida ao empatar por 0 a 0 em Atenas contra a Ucrânia, no sábado, a Grécia respondeu nesta quarta-feira. Mesmo em Donetsk, na casa dos rivais no segundo jogo da repescagem europeia, a equipe comandada pelo técnico alemão Otto Rehhagel superou os rivais por 1 a 0 e confirmou o retorno à Copa do Mundo pela primeira vez após 1994.

O herói da classificação grega foi o atacante Dimitris Salpingidis, autor do gol da vitória aos 31min do primeiro tempo. O atacante do Panathinaikos recebeu lançamento em velocidade do também atacante Giorgio Sâmaras e, livre, deu um toque cruzado na saída do goleiro Andriy Pyatov.

Eslovênia passa pela Rússia

Jogando em casa e com o apoio da sua torcida, a Eslovênia fez valer o seu mando de campo nesta quarta-feira ao vencer a Rússia por 1 a 0 e se garantir na Copa do Mundo de 2010. Com o resultado, os eslovenos se classificaram nos critérios de desempate, já que a primeira partida terminou com vitória da Rússia por 2 a 1.

O único gol da partida foi marcado por Zlatko Dedic, aos 44min do primeiro tempo. Desta forma, a Eslovênia conquistou o direito de disputar a segunda Copa do Mundo da sua história, após ficar de fora em 2006 - a primeira foi no ano de 2002.

Eliminatórias Sul-Americanas > Uruguai garante última vaga

Foi sofrido, com contornos de drama, mas o Uruguai empatou nesta quarta-feira com a Costa Rica por 1 a 1, no estádio Centenário, e, como havia vencido por 1 a 0 no primeiro jogo, garantiu a última vaga para a Copa do Mundo de 2010. Com isso, a Copa da África terá a participação de todos os países que já conquistaram títulos mundiais.

Sem grandes lances de perigo no primeiro tempo, os gols da partida saíram na etapa final. Melhor na partida, o Uruguai abriu o placar aos 25 minutos, quando "El Loco" Abreu aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para as redes. Quando os donos da casa acreditavam em uma classificação tranquila, a Costa Rica chegou o empate quatro minutos depois, com Centeno.

O gol animou a Costa Rica, melhorou na partida e exerceu uma forte pressão sobre os donos da casa nos minutos finais. Mas, apesar das tentativas dos visitantes, a retranca do Uruguai garantiu a classificação do país para a Copa do Mundo.

Fontes: Globo.com e Uol


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário