Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 6 de dezembro de 2009

Campeonato Brasileiro > Botafogo vence, fica na Série A e tira o Palmeiras do G4

* Cruzeiro se aproveita e garante presença na pré-Libertadores

Jogando diante de quase 40 mil torcedores, o Botafogo derrotou o Palmeiras por 2 a 1, no Engenhão, e garantiu a permanência na Série A em 2010. O Fogão chegou aos 47 pontos e terminou a competição no 15º lugar. Já o Verdão acabou ficando no quinto lugar, com 62 pontos, e perdeu a vaga para a Libertadores, que acabou nas mãos do Cruzeiro.

Depois de um primeiro tempo sem gols, o Botafogo garantiu a vitória na etapa final. Aos 11 minutos, Lúcio Flávio cobrou falta pela direita e encontrou a cabeça de Wellington. O zagueiro não perdoou, 1 a 0.

A situação do Palmeiras, que já era complicada, piorou quando quando Jobson recebeu passe de Renato e, livre, bateu na saída do goleiro Marcos. E a festa do Engenhão não parou nem quando Robert, aos 47 minutos, diminiuiu para o Verdão. O Botafogo estava salvo.

Ficha do jogo
BOTAFOGO 2 X 1 PALMEIRAS

Estádio: Olímpico João Havelange (Engenhão), Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 6/12/2009 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa/RS)
Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa/PE) e Jose Antonio Chaves Franco Filho (RS)
Renda e público: R$ 300.279,00 / 38.717 presentes
Cartões amarelos: Diego (BOT); Deyvid Sacconi, Armero e Sandro Silva (PAL)
GOLS: Wellington, 10/2°T (1-0); Jobson, 19'/2°T (2-0); e Robert, 46'/2°T (2-1).

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel, Lucio Flavio (Jônatas, 43/2°T) e Renato (Thiaguinho, 25'/2°T); Jobson e Reinaldo (Victor Simões, 27'/2°T).
Técnico: Estevam Soares.

PALMEIRAS: Marcos, Figueroa, Maurício Ramos, Danilo e Armero (Wendel, 25'/2°T); Pierre, Edmílson (Robert, 14'/2°T), Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi (Sandro Silva, intervalo); Diego Souza e Vagner Love.
Técnico: Muricy Ramalho.


Gladiador coloca Cruzeiro na Libertadores

E quem se beneficiou com a derrota palmeirense foi o Cruzeiro. A Raposa derrotou o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, e garantiu a quarta vaga para a Libertadores 2010. O time mineiro chegou aos 62 pontos, mesmo número do Palmeiras, mas com uma vitória a mais (18 a 17).

O triunfo em Santos começou logo aos quatro minutos, quando Wellington Paulista recebeu livre e não desperdiçou. O Peixe conseguiu o empate aos 24 da etapa complementar, com Neymar. Mas aos 28, Kléber, o Gladiador entrou em campo e em dois minutos ele mostrou a que veio. O camisa 30 recebeu na entrada da área e bateu no cantinho, sem chances para Felipe, colocando o time celeste na pré-Libertadores.

Já o Santos termina o campeonato no 12º lugar, com apenas 39 pontos, garantindo vaga na próxima Copa Sul-Americana. O dia foi de despedidas no Peixe. Vanderlei Luxemburgo e Kléber Pereira anunciaram a saída do clube, confirmando o que era esperado pela derrota de Marcelo Teixeira nas eleições presidenciais deste sábado.


Dois empates e Furacão fica na pasmaceira

Dois empates completaram a última rodada do Campeonato Brasileiro. Em Salvador, o Vitória empatou com o Goiás por 2 a 2, e os dois times garantiram vaga na Copa Sul-Americana. E em Barueri, o time da casa empatou sem gols com o Atlético-PR e também participará do torneio continental. Já o Furacão ficou no 14º lugar e terá de se contentar apenas com a permanência na Série A.


Comentário da Redação
O vexame verde e a surpresa azul

O Campeonato Brasileiro 2009 será sempre lembrado como o torneio em que o Palmeiras perdeu o título mais ganho de todos os tempos. Mas quando eu achava que isso já era o bastante, o time de Muricy Ramalho conseguiu proeza maior: ficou fora até da Libertadores.

Um fracasso retumbante do Verdão. O time segurou seus principais jogadores durante o ano e ainda reforçou o elenco com o ídolo (ou ex-ídolo) Vagner Love, além de Muricy Ramalho, tricampeão nacional. Mas alguma coisa deu muito errado e até hoje eu não sei dizer o que foi.

No jogo de hoje, foi impressionante a postura do Palmeiras diante do Botafogo, um time que buscava apenas manter-se na Primeira Divisão. O Alviverde começou pressionando, mas isso durou poucos dez minutos. O restante do jogo ficou entre o equilíbrio e o domínio carioca. No segundo tempo, o Muricy errou feio ao tirar Deyvid Sacconi e colocar Sandro Silva, recuando o time e proporcionando ao Botafogo a posse de bola.

A verdade é que o clima no Palmeiras não é bom e muita coisa deve mudar em 2010. Talvez, Muricy, apesar de muitos erros, seja um dos poucos a permanecer. Já o Botafogo, está de parabéns pela raça e determinação.

E o mesmo vale ao Cruzeiro, que saiu lá debaixo e beliscou uma vaga na Libertadores. Pelo elenco que tem, nada mais justo. Um resultado que valeu o ano para a Raposa.


Direto da Redação














Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário