Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 6 de dezembro de 2009

Campeonato Brasileiro > Fla entra em campo pelo sonhado título brasileiro

* Após jejum de 17 anos, Rubro-Negro precisa vencer adversário desfalcado para ficar com a taça

São dezessete anos. Quase a maioridade. O Flamengo desacostumou-se a conquistar o título do Brasileirão. Neste domingo, com o Rio de Janeiro colorido por vermelho e preto, a oportunidade afeiçoa-se. Basta vencer um – até certo ponto – desinteressado Grêmio, no Maracanã, para pôr fim ao jejum.

No dia 19 de julho de 1992, o empate por 2 a 2 com o Botafogo garantiu o quinto troféu aos rubro-negros. Outros tempos. Naquele ano, enquanto Lady Diana e Príncipe Charles se separavam, o político Ulysses Guimarães desaparecia no mar e a Rede Globo exibia a novela Pedra Sobre Pedra.

LEIA TAMBÉM > Domingueira do Pilat - O Grêmio já deu trabalho

1992, o ano do último título e da chegada de Adriano

Mas no Flamengo também ocorreu um acontecimento que naquela época passou despercebido, mas que reflete-se decisivamente em 2009. Adriano pisou na Gávea. Aos dez anos, o menino franzino da Vila Cruzeiro começou na lateral esquerda. Foi assim até o juvenil.

Bem mais forte e “esticado”, o Cavalo Blindado, como era chamado nas divisões de base, foi para o ataque. Não brilhou como deveria nos profissionais. Faltou paciência e a Itália o acolheu. Depois de sete anos longe de casa, pediu abrigo no Flamengo. Abriu mão de R$ 15 milhões para recuperar a felicidade. Não só a recuperou, como neste domingo pode propiciá-la a uma torcida carente.

- Os torcedores do Flamengo precisam disso. O clube merece conquistar algo a mais do que Carioca - disse Adriano.

O Flamengo de 2009 não tem só Adriano. Tem o vovô Pet, que aos 37 anos calou aqueles que o consideravam um ex-jogador em atividade. O Flamengo é do capitão Bruno, Léo Moura, Ronaldo Angelim e Juan, que se acostumaram a ganhar títulos no clube e podem chegar ao auge.

No banco, o típico prata da casa: Andrade. Ele saiu da sombra de auxiliar e assumiu a equipe o lugar de Cuca. Conseguiu resultados e pode conseguir também o hexacampeonato.

Depois de quatro dias recluso em Teresópolis, na Região Serrana, o Rubro-Negro retorna ao Rio com apenas uma dúvida. Sem Álvaro, suspenso, Andrade pode colocar David ou Fierro. Neste último caso, Aírton seria recuado para atuar na zaga.

Semana decisiva, mas que não vale nada

A semana tinha tudo para ser tranquila pelos lados do estádio Olímpico, não fosse pelo interesse direto do Internacional no duelo entre Grêmio e o líder Flamengo. Sem qualquer ambição no Campeonato Brasileiro, o Tricolor gaúcho virou peça importante na definição do título. Se vencer ou empatar com o Rubro-Negro, e o Colorado derrotar o Santo André em casa, a taça vai para o Beira-Rio. Tão logo o quadro se desenhou, no fim da rodada passada, a torcida gremista se mobilizou na internet. Era o início da campanha “Grêmio, entrega!”.

Na manhã de sábado, o clube anunciou a lista de relacionados para a partida. Com apenas três integrantes do time-base do Brasileirão (o volante Adilson e os laterais Mário Fernandes e Fábio Santos). Nove atletas estão fora da partida. Os zagueiros Réver e Rafael Marques, o atacante Jonas e o volante Willian Magrão estão no departamento médico. O meia Tcheco se despediu do clube, e o volante Fábio Rochemback está suspenso.

Três titulares absolutos, que tinham possibilidades de atuar, não viajaram para o Rio. O atacante Maxi Lopez foi vetado por lesão. E o goleiro Victor e o meia Souza foram afastados da partida pela direção. Este por ter falado, após o jogo contra o Barueri, que nenhum jogador ficaria alegre em ajudar o grande rival. Para a ausência do arqueiro, a alegação foi preservá-lo de uma possível falha.

- Nós somos profissionais, temos a responsabilidade de ir ao Rio e fazer um jogo para vencer. O Grêmio vai jogar com o que tem de melhor - afirmou o treinador, reconhecendo que a definição dos relacionados seria decidida pela direção do clube.

Ficha do jogo
FLAMENGO X GRÊMIO

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro ( RJ)
Data/Hora: 06/12/09 - 17h
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa/PR)
Auxiliares: Alessandro de Matos (Fifa/BA) e Carlos Berkenbrock (Fifa/SC)

FLAMENGO: Bruno, Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró, Willians e Petkovic; Zé Roberto e Adriano.
Técnico: Andrade.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Leo, Thiego e Fábio Santos; Adilson, Túlio, Maylson e Lúcio; Douglas Costa e Róberson.
Técnico: Marcelo Rospide

Fontes: Globo.com e Lancenet


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário