Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Campeonato Italiano > Retrospectiva 2009

Tetra pela primeira vez
* Com três rodadas de antecedência, Inter fatura o quarto título seguido do Calcio

A Internazionale nem precisou entrar em campo para ser campeã do Campeonato Italiano 2008/2009 e alcançar uma marca histórica. Com três rodadas de antecedência, o Milan foi derrotado pela Udinese e garantiu o tetracampeonato inédito à equipe comandada por José Mourinho. No dia seguinte, a Inter pôde comemorar o título diante do seu torcedor, com uma vitória por 3 a 0 contra o Siena.

Os "nerazzurris" terminaram o Calcio com 84 pontos, 10 a mais que Juventus e Milan. Além dos três gigantes do Calcio, a Fiorentina, quarta colocada, conseguiu uma vaga na Champions League. Genoa, Roma e Udinese foram para Europa League, ao lado da Lazio, que venceu a Copa da Itália. Em contrapartida, Torino, Reggina e Lecce foram rebaixados para a Série B.

Superioridade notável

Contratado para o lugar de Roberto Mancini, o polêmico técnico português José Mourinho assumiu a equipe de Milão com a responsabilidade de continuar o grande trabalho do antigo treinador no quesito campeonato nacional. Campeão nas últimas três edições do Calcio, a Inter tinha como grande objetivo a Champions League, mas não escondia o desejo de conquistar, pela primeira vez, o tetracampeonato italiano.

Acreditando no grupo que os "nerazzurris" já tinham, o novo treinador contratou apenas três reforços para compor o elenco: Muntari, Quaresma e o brasileiro Mancini. E o tempo mostrou que, se a Inter não tinha time para conquistar a Europa, pelo menos estava mais do que preparada para conquistar mais uma competição nacional.

O time do craque Ibrahimovic, artilheiro da competição, com 25 gols, liderou praticamente de ponta à ponta. Tanto Juventus como Milan se mostraram irregulares e pouco incomodaram a Inter. A Roma, que no ano anterior dificultou bastante o título do rival de Milão, não chegou nem perto de disputar o caneco este ano, ficando fora até da Champions League (ficou com a vaga na Europa League).

Lazio leva Copa e Supercopa da Itália

No Campeonato Italiano, a Lazio fez uma campanha modesta, terminando na 10ª colocação e não chegando nem perto de se classificar para alguma competição continental. No entanto, a vaga veio na Copa da Itália. O time de Roma venceu a Sampdoria nos pênaltis, por 7 a 6, após um empate por 1 a 1 no tempo normal, e chegou ao título. O triunfo, no Estádio Olímpico de Roma, garantiu aos comandados de Delio Rossi uma vaga na Liga da Europa.

E, na Supercopa da Itália, onde se enfrentam em um jogo único os campeões da Série A Italiana e da Copa Itália, a Lazio surpreendeu e desbancou a poderosa Internazionale, com uma vitória por 2 a 1, no Estádio Nacional de Pequim, na China.


Herói: Zlatan Ibrahimovic
Extremamente decisivo, o craque sueco foi artilheiro do Campeonato e um dos grandes responsáveis pela grande campanha da campeã Internazionale.

Vilão: Felipe Melo
Contratado pela Juventus pelo bom futebol apresentado na Fiorentina, o meio-campista da Seleção Brasileira não tem repetido as boas atuações na equipe de Turim. Mais do que isso, Felipe Melo tem sido um dos maiores criticados pela má fase da Juve, saindo vaiado de campo em algumas ocasiões.

Dia D: 16 de maio
Faltando três rodadas para acabar o campeonato, a Inter nem precisava vencer para ser campeã. Bastava uma derrota do Milan para a conquista ser confirmada. E ela aconteceu. A Udinese bateu o time dos brasileiros Kaká, Ronaldinho e Pato, e "deu" o título para aos Nerazurri.

Dia para ser esquecido: 18 de novembro
Esse dia será lembrado com raiva pelos interistas. Isso porque, em um evento beneficente, em Milão, o atacante da Inter Mario Balotelli deixou escapar que torce pelo maior rival de sua atual equipe, o Milan. Os boatos sobre o fanatismo do atacante, que já havia entrado em uma loja do time rubro-negro em maio, foram confirmados. Perguntado por uma criança sobre seu clube de coração, o atacante não titubeou. "Sou milanista, não sabia?"

O número: 10
Esse é o número de títulos que faltam para a Internazionale se igualar à Juventus, maior vencedora do Campeonato Italiano. Atualmente, o clube de Milão tem 17 conquistas, contra 27 da equipe de Turim.


Comentário da Redação
O penta vem aí...

A temporada atual está parecendo um replay da anterior no Campeonato Italiano. A líder Internazionale caminha para conquistar o título de forma tranquila mais uma vez. O time dos brasileiros Júlio César, Maicon e Lúcio está sobrando na competição mais uma vez, mesmo sem dar show. Com 17 rodadas, já são 8 pontos de vantagem para o vice-líder Milan, que tem um jogo a menos.

No começo do campeonato, a Juventus jogou o melhor futebol e passou a impressão de que poderia quebrar essa sequencia de títulos da rival, mas caiu muito de rendimento, principalmente com a eliminação na Champions League, e vive um péssimo momento atualmente.

Já o Milan, atual vice-líder, se recuperou após um início muito ruim, mas é um time irregular e inconfiável, que não me parece ter condições de fazer frente ao atual líder. Ainda tem muito campeonato pela frente, mas, sinceramente, eu me surpreenderei se a Inter não conquistar seu quinto título consecutivo.


Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário