Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Uefa Champions League > Retrospectiva 2009

Campeão jogando bonito
* Barcelona mistura futebol arte e eficiência para conquistar o tricampeonato europeu

Quem disse que não é possível ser campeão jogando bonito? O Barcelona provou que é capaz. Vencendo os maiores clubes do mundo, o time do técnico Pep Guardiola conquistou o tricampeonato europeu. Na final, em Roma, vitória por 2 a 0 diante do campeão de 2008, o Manchester United.

O futebol envolvente do time catalão contagiou o mundo inteiro. Não por acaso o principal astro da constelação do Barça, Lionel Messi, foi eleito o melhor jogador do planeta em 2009. Suas atuações e gols pela Champions, inclusive um na final, foram decisivos na escolha.

Enquanto isso, o maior rival do clube azul-grená, o Real Madrid, amargou mais uma eliminação nas oitavas-de-final.

Ingleses dominam

Nas oitavas-de-final da Liga, destaque para três confrontos entre times ingleses contra italianos. Melhor para as equipes da terra da rainha. O Chelsea passou pela Juventus; o Manchester bateu a Inter; e o Arsenal derrotou a Roma. Outro inglês, o Liverpool, eliminou o Real Madrid - quinta eliminação consecutiva dos merengues nesta fase da Champions.

Os quatro grandes ingleses marcaram presença nas quartas-de-final, ao lado de Barcelona, Bayern de Munique, Porto e Villareal. O cruzamento, porém, foi cruel, e Liverpool e Chelsea ficaram frente à frente. Melhor para os azuis, que seguiram adiante.

Os outros britânicos também seguiram em frente. O Manchester passou pelo Porto e o Arsenal pelo Villrreal. Enquanto isso, o Barça não teve dificuldades para derrotar o Bayern.

Gol salvador

Com isso, três ingleses estavam novamente na fase final, tal qual 2008. Assim como o Barcelona, eliminado pelo Manchester naquela oportunidade. Os Red Devils chegaram mais uma vez à final em 2009, mas agora passando pelo Arsenal, com duas vitórias (1 a 0 e 3 a 1).

Na outra semifinal, o Barcelona, que passara com facilidade por Lyon e Bayern nas fases anteriores, encontrou seu adversários mais duro. O Chelsea, de Guus Hiddink, arrancou um empate sem gols no Camp Nou. E, jogando em Londres, fez 1 a 0 e se fechou.

O Barcelona precisava de apenas um gol para ir à final, mas estava muito difícil. No entanto, os deuses do futebol conspiraram a favor do incrível clube catalão. Com um chute certeiro na entrada da área, aos 48 do segundo tempo, Andrés Iniesta balançou a rede dos ingleses e empatou a partida, em um dos mais emocionantes momentos do futebol neste ano.

Do jeito que eles gostam

A grande final, em Roma, pôs frente à frente dois dos melhores do mundo na atualidade. De um lado, Cristiano Ronaldo, pelo Manchester United, atual campeão. Do outro, Lionel Messi, que buscava o título para se afirmar como o craque do planeta.

Ao contrário do Chelsea, o Manchester mostrou-se uma presa fácil para o Barcelona, que pôde usar o que tem de melhor: toque de bola, velocidade e habilidade. Sem muitos problemas, o time catalão marcou com Eto'o, aos 10 do primeiro tempo, e Messi, de cabeça, aos 25 da etapa final. Os Diabos Vermelhos pouco puderam fazer.

Jogando bola com eficiência, o Barça conquistou o tri na Champions League e provou que nem só de volantes se faz o futebol.

Herói: Andrés Iniesta
Messi foi o grande craque da Champions League, marcando nove gols e comandando o campeão Barcelona. Porém, Iniesta fez o gol mais importante da campanha do título. Um pombo sem asas, nos minutos finais do jogo contra o Chelsea, pela semifinal, garantiu a vaga na final.

Vilão: Cristiano Ronaldo
No duelo entre dois dos melhores jogadores do mundo, Cristiano Ronaldo levou a pior contra Messi, na grande final. Meses depois, o craque português foi para o Real Madrid, deixando os mais fanáticos torcedores do Manchester irados.

Dia D: 6 de maio
O Chelsea vencia o Barcelona por 1 a 0 e ia conquistando a vaga para a decisão da Champions League por mais um ano. Porém, aos 48 do segundo tempo, Iniesta fez um golaço e empatou a partida. Sem esse gol, o Barça não teria chegado ao tri.

Dia para ser esquecido: 10 de março
A missão do Sporting Lisboa era difícil. Após apanhar do Bayern de Munique em seu estádio por 5 a 0, o time português teria de vencer por seis gols de diferença na Alemanha para seguir adiante na Champions. Mas quem conseguiu tal diferença foram os bávaros: 7 a 1. Um vexame!

O número: 5

Nas últimas cinco edições da Uefa Champions League, o Real Madrid foi eliminado logo nas oitavas-de-final. Maior campeão do torneio (nove títulos), os meregues, em 2009, sofreram muito diante do Liverpool. O time inglês venceu os dois jogos: 1 a 0 e 4 a 0. Em 2010, o Lyon será o adversário.


Comentário da Redação
Qualidade inglesa

Nas últimas três edições da Champions League, três clubes ingleses disputaram as semifinais do torneio. Em 2009, o Barcelona estragou a festa e venceu Chelsea e Manchester, assim como havia feito com o Arsenal, no título de 2006.

Mas o Barça é algo extra-série. É um time que montou-se meio que de repente e hoje está colhendo os frutos de uma safra tão boa nas categorias de base. É um time que joga e encanta.

Fora o clube catalão, não vejo nenhum outro na Europa que faça frente aos grandes do futebol britânico. O Campeonato Inglês é, hoje, o melhor campeonato do mundo, e essa qualidade é comprovada com a efetividade deles na Champions League. Os outros precisam correr atrás, pois poucos estão no mesmo nível de Arsenal, Liverpool, Chelsea e Manchester United.

Direto da Redação











Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário