Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Eliminatórias para a Copa > Retrospectiva 2009

La mano... de Henry
* Lance polêmico classifica a França; Maradona sofre com a Argentina

Em 1986, a Argentina chegou à final da Copa do Mundo do México com um lance pra lá de polêmico. Diego Maradona usou a mão para marcar um dos gols da vitória contra a Inglaterra, na semifinal. Em 2009, tanto o camisa 10 argentino quanto a famosa "mano de diós" fizeram parte do enredo das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, que será disputada na África do Sul.

Dieguito, agora técnico da seleção argentina, sofreu até a última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, mas conseguiu levar a equipe alviceleste ao Mundial. Já a mãozinha irregular foi usada por Thierry Henry, na repescagem europeia. A França empatou com a Irlanda, na prorrogação, graças ao domínio desonesto do atacante do Barcelona (foto), que depois serviu Gallas, autor do gol mais polêmico dos últimos anos.

Eliminatórias Sul-Americanas > Tango dramático

As Eliminatórias Sul-Americanas tiveram um capítulo dramático em 2009, ao som de um belo e dramático tango. Enquanto Brasil, Paraguai e Chile passaram um ano tranquilo e conquistaram a vaga para a Copa com facilidade, a Argentina sofreu muito. O time comandado por Diego Maradona não se acertou durante a temporada.

Depois de uma vitória contra a Venezuela, em casa, por 4 a 0, o time argentino levou uma sonora goleada da Bolívia, em La Paz: 6 a 1. O massacre provocou uma crise sem precedentes na "Albiceleste".

Nas quatro partidas seguintes, três derrotas, incluindo um 3 a 1 do Brasil, em Rosário. A situação não poderia ser pior. Há duas rodadas do fim das Eliminatórias, a Argentina estava no quinto lugar, zona de repescagem, e precisaria vencer Peru e Uruguai para garantir vaga na Copa sem depender de nada.

Diante dos peruanos, no Monumental de Nuñes, um jogo dramático. A Argentina vencia por 1 a 0 até os 44 do segundo tempo, quando o Peru empatou no meio da tempestade que caía em Buenos Aires. Mas aos 47 minutos, um gol irregular do veterano atacante Martin Palermo (em impedimento) deu a vitória ao time de Maradona, que não se conteve e deu um peixinho eufórico no gramado (foto).

No jogo final, Uruguai e Argentina jogavam em Montevidéu por uma vaga na Copa. O empate era dos argentinos, que administraram um 0 a 0 até os minutos finais, quando Mario Bolatti, volante do Huracán, marcou para "los hermanos", colocando a Alviceleste no Mundial mais uma vez. O Uruguai conseguiu a vaga na repescagem, passando pela Costa Rica.

O Brasil conquistou o simbólico título das Eliminatórias, com 34 pontos. Chile e Paraguai completam a lista de sul-americanos do Mundial da África do Sul.

Eliminatórias Europeias > Sobrou para a Irlanda

Na Europa, nove times conseguiram a classificação direta para a Copa ao vencerem seus respectivos grupos: Dinamarca, Suiça, Eslováquia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Sérvia, Itália e Holanda.

Outras oito equipes se enfrentaram na repescagem por quatro lugares na África do Sul. A Grécia superou a Ucrânia; Portugal suou, mas passou pela Bósnia; a zebra rolou no confronto entre Rússia e Eslovênia, em que os eslovenos levaram a melhor.

No último confronto, França x Irlanda. Os franceses levaram a melhor no jogo de ida, fora de casa, por 1 a 0. Na volta, em St. Denis, os irlandeses devolveram o placar e o jogo foi para a prorrogação. Mas quando a partida estava próxima de uma decisão por pênaltis, Henry deu a mão que a França precisava. Literalmente.

O atacante do Barcelona ajeitou um cruzamento com a mão e tocou para o meio da área. Gallas apareceu livre e marcou o gol de empate e da classificação, já que o juiz não viu nada. Depois da partida, a polêmica do lance alcançou o mundo inteiro. Cogitou-se a anulação da partida, a desclassificação da França ou até a inclusão da Irlanda como convidada na Copa. Mas nada disso seria possível legalmente. Sobrou para os irlandeses...

Eliminatórias pelo mundo

A Ásia foi o primeiro continente a definir seus classificados: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte e Austrália, que jogou o torneio asiático, mesmo sendo da Oceania. O único representante do continente oceânico foi a Nova Zelândia, que bateu o Bahrein na repescagem.

Na América do Norte, EUA, México e Honduras foram os classificados. Já na África, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Gana e Argélia juntam-se aos anfitriões sul-africanos.


Herói: Martín Palermo
A Argentina confirmou a classificação diante do Uruguai, em Monteivéu, com gol de Bolatti, mas a vaca poderia ter ido para o brejo na rodada anterior. Os "hermanos" empatavam com o Peru, em Buenos Aires, quando o veterano atacante xeneize Martín Palermo cutucou uma bola para as redes em completo impedimento. O bandeirinha não viu e Argentina venceu.

Vilão: Thierry Henry

Com uma mãozinha nada simpática, Henry ajeitou cruzamento e rolou para Gallas empatar o jogo entre França e Irlanda. O resultado colocou os franceses na Copa e eliminou os irlandeses. E a imagem do camisa 14 do Barcelona ficou bem arranhada.

Dia D: 5 de setembro

Um dia perfeito para o Brasil de Dunga. Jogando em Rosário, a seleção derrotou a Argentina por 3 a 1 e conquistou a vaga para a Copa de 2010. O time verde e amarelo é o único que jamais ficou fora de um Mundial.

Dia para ser esquecido: 1º de abril

Não é mentira. Jogando em La Paz, a Argentina foi humilhada pela Bolívia, time de segunda pior campanha das Eliminatórias. A goleada por 6 a 1 quase tirou Maradona do comando técnico da seleção bicampeã do mundo.

O número: 1

Apenas uma seleção será novata no Mundial da África do Sul. Trata-se da Eslováquia, que conquistou sua vaga vencendo o grupo 3 das Eliminatórias Europeias.


Comentário da Redação
O erro maior não é de Henry

Tudo bem, Thierry Henry errou no lance que classificou a França. Errou porque colocou a mão na bola, lance irregular. Assim como ele, muitos jogadores erram. Dão carrinhos, pontapés, puxam a camisa dos adversários, simulam faltas. São lances do futebol e todos são passíveis de punição, desde que o árbitro veja.

No caso do jogo entre França e Irlanda, o árbitro se colocou mal e não viu o domínio irregular do atacante francês. Então, o erro é dele. Ponto. Não adianta tentar execrar o jogador, pois lances assim são corriqueiros. Aliás, uma semifinal de Copa do Mundo já foi decidida assim, como lembramos no começo da matéria.

Ao menos, a polêmica colocou em evidência uma questão sempre deixada de lado pela Fifa: o uso da tecnologia no esporte bretão, a qual eu sou favorável. Enquanto não houver um auxílio ao olho humano do árbitro, lances assim continuarão decidindo campeonatos. Mas isso é assunto para outro dia...

Brasil e Argentina

A Argentina sofreu de forma até esperada nas Eliminatórias. Diego Maradona nunca foi e nunca será um técnico de futebol. Ele foi um grande gênio com a bola nos pés, mas não tem condições de dirigir a equipe alviceleste e, acredito, time nenhum. Porém, sua idolatria no país vizinho o colocaria como santidade até na presidência da república e pelo jeito as confusas convocações e escalações de Dieguito seguirão durante 2010.

Enquanto os argentinos sofreram, o Brasil passeou em 2009. Problemas apenas nas altitudes de Quito (empate com o Equador, 1 a 1) e de La Paz (derrota para a Bolívia, 2 a 1). Ademais, vitórias importantes em Montevidéu e Rosário, e um elenco cada vez mais sólido para o Mundial foram as conquistas mais significativas. Dunga terá trabalho apenas em algumas posições ainda carentes, como a lateral-esquerda e o meio-campo.


Direto da Redação











Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário