Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Esportes Olímpicos > Retrospectiva 2009

Cielo é recorde e ouro
* Em ano especial na natação, esporte brasileiro é manchado por quase 50 casos de doping

O ano de 2009 para o Brasil nos esportes olímpicos foi de Cesar Cielo (foto). O nadador brasileiro provou que é bom nos 50m, nos 100m, em Roma, em Pequim ou em São Paulo. No entanto, o ano para o esporte brasileiro foi manchado por quase 50 casos de doping registrados.

Nas quadras, as seleções de volêi mostaram sua força. No basquete, o Brasil voltou a conquistar um título. E na eleição das musas década, as gêmas do nado sincronizado Bia e Branca entraram na lista, com muitos méritos, diga-se de passagem.

No esporte internacional, enquanto Bolt trucidou todos os recordes mais uma vez, a russa Yelena Isinbayeva foi derrotada no Mundial de Berlim. E Michael Phelps sentiu o gosto amargo da derrota no Mundial de natação, em Roma, na prova dos 200m.

Natação > Novos recordes de Cielo

Cesar Cielo foi o grande astro das piscinas em 2009. No Mundial de Roma, o brasileiro conquistou o ouro nos 50m e nos 100m, sendo que neste último ele quebrou o recorde mundial da prova com 46s91. No final do ano, Cielo bateu mais um recorde, desta vez em São Paulo. No Open de Natação, no Clube Pinheiros, Césão alcançou a marca de 20s91 nos 50m, superando os 20s94 anteriores do francês Frédérick Bousquet.

Outro mito do esporte, o americano Michael Phelps, esteve "em baixa". Depois de ser flagrado usando maconha em uma festa, o maior recordista da história das Olimpíadas perdeu uma prova dos 200m após cinco anos. Foi no Mundial de Roma, onde Phelps foi superado pelo alemão Paul Biedermann. Justiça seja feita, o americano ainda levou o ouro em cinco provas.

Para completar o bom ano do Brasil, a brasileira Poliana Okimoto conquistou o título mundial da Maratona Aquática. Antes, no Mundial de Roma Okimoto já levara o bronze na prova dos 5km.

Atletismo > Bolt imbatível

A bela Yelena Isinbayeva (foto) foi às lágrimas. Segundo a russa, sua desconcentração causou o fracasso na prova do salto com vara no Mundial de Berlim. Isinbayeva, recordista mundial da prova com 5,05m, falhou nas três tentativas de salto e foi a lanterna da competição vencida por Anna Rogowska, com 4,75m.

Se uma estrela não brilhou, outra parece que não vai ser apagar tão cedo. O velocista jamaicano Usain Bolt quebrou mais dois recordes mundiais que pertenciam ao próprio. Nos 100m, ele alcançou incríveis 9s58, levando o ouro com muita vantagem para o segundo colocado. Nos 200m, novo ouro e novo recorde: 19s19. Na despedida da capital alemã, Bolt ainda ajudou a Jamaica a conquistar o ouro no revezamento 4x100m, com a melhor marca do campeonato, 37s31.

Vôlei > Papa-títulos

O ano de 2009 foi muito bom para o vôlei brasileiro. A seleção masculina passou por um processo de renovação e não fez feio. Disputou e ganhou a Liga Mundial, o Sul-Americano e a Copa dos Campeões. Revelou ainda novos talentos, como Leandro Vissoto e Lucão. As meninas continuam em alta. Fofão se aposentou, mas Dani Lins assumiu o posto de capitã com autoridade, levando o Brasil aos títulos do Torneio de Montreux, Copa Pan-Americana, Classificatório para o Mundial 2010, Grand Prix, Final Four e Sul-Americano.

Outro fato importante foi a volta de algumas das principais estrelas do volêi masculino ao Brasil. Giba, Gustavo e Rodrigão foram repatriados pelo recém-criado Pinheiros. Murilo e Sidão assinaram com o Sesi, novo time formado pelo técnico Giovane Gávio. Vindo da Rússia, Dante jogou alguns meses no Brasil Vôlei. Porém, uma oferta milionária o levou de volta para o exterior. Entre as mulheres, a ponteira Jaqueline saiu da Itália para defender o Osasco. Na contra mão, Paula Pequeno, que há 10 anos vestia a camisa do time, fechou contrato com os russos.

Basquete > Campeão da América

O basquete brasileiro teve muitas novidades em 2009. Primeiro com a saída do presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) Gerasime Bozikis, o Grego, que deu lugar a carlos Nunes. Com isso, os principais clubes do País tornaram viável uma liga de basquete sólida: NBB, o Novo Basquete Brasil.

E falando em novidade, a seleção brasileira masculina voltou a reunir suas estrelas da NBA., como Leandrinho e Anderson Varejão. Os dois foram fundamentais na conquistas da Copa América, que deu vaga ao Mundial de 2010. As meninas do Brasil repetiram o feito em torneio realizado em Cuiabá.

Ginástica > Daiane pisa na bola

Na ginástica, o Brasil não brilhou tanto. De bom, a volta de Diego Hypolito, que superou graves lesões e venceu pela quarta vez a Super Final. Jade Barbosa também voltou a competir após contusões, mas não subiu no pódio em 2009.

Quem vacilou foi Daiane dos Santos. Ela testou positivo para uma substância proibida num exame fora de competição e luta para tentar ser absolvida. Segundo Daiane, a substância estava em um diurético utilizado para tratamento estético. Em janeiro, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) divulga se ela será ou não punida. A suspensão pode chegar a dois anos.

Mais de 40 no antidoping

O ano foi triste para o Brasil no antidoping. Ao todo, 46 atletas, nas mais diversas modalidades, caíram no exame. O atletismo foi o esporte que registrou maior número de casos, com 16. A maiorias dos atletas treinavam pela equipe Rede Atletismo. Os técnicos Jayme Netto (foto) e Inaldo Sena admitiram a culpa pelo doping dos esportistas e também acusaram o fisiologista Pedro Balikian de receitar uma dose proibida da substância. Com a confissão, os dois treinadores e seis atletas foram suspensos por dois anos. Já o médico não quis se pronunciar sobre o assunto.

As mais belas

Elas não conquistaram títulos em 2009, mas segundo o site esportivo Bleacher Report, as gêmeas brasileiras do nado sincronizado, Bia e Branca (foto) estao entre as mais belas esportistas da década de 2000. O primeiro lugar das musas ficou com a tenista russa Maria Sharapova.


Herói: César Cielo
Cielo foi o grande nome do esporte brasileiro em 2009. Com dois recordes mundiais e duas medalhas de ouro no Mundial de Roma, o nadador cravou ainda mais o sue nome na história do esporte.

Vilão: Jayme Netto
O treinador da equipe Rede Atletismo acabou sendo o grande responsabilizado pelos casos de doping registrados nos atletas da equipe.

Dia D: 18 de dezembro

Com o tempo de 20s91, Cesar Cielo superou o recorde anterior de Frédérick Bousquet e ficou com a melhor marca da história nos 50m. A façanha foi conquistada no Open de Natação em São Paulo.

Dia para ser esquecido: 28 de julho
Havia cinco anos que Michael Phelps não perdia uma prova nos 200m. Mas a hegemonia do americano caiu nessa data, no Mundial de Roma. Phelps foi superado pelo alemão Paul Biedermann, e ficou apenas com o segundo lugar.

O número: 9s58
Nenhuma outra vez na história da humanidade, um homem foi capaz de atravessar 100m tão rapidamente quanto Usain Bolt. O jamaicano parece não ter limites.


Comentário da Redação
Vergonha

Apesar das muitas conquistas na natação, no volêi, no basquete e na ginástica, o esporte brasileiro foi manchado com muitos casos de doping. Nada menos do que 46 atletas, das mais diversas modalidades, foram pegos no exame.

Algma coisa está muito errada. No país dos jogos de 2016, nem ao menos sabemos controlar esse tipo de coisa. Uma vergonha!


Direto da Redação










Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário