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domingo, 27 de dezembro de 2009

F1 > Retrospectiva 2009

De ponta a ponta
* Jenson Button surpreende com a Brawn GP e conquista seu primeiro título

O ano começou cheio de mudanças e incertezas na Fórmula 1. E as surpresas começaram logo no início da temporada, com uma sequência incrível de vitórias do inglês Jenson Button, pela novata Brawn GP.

Sem muita concorrência, Button pôde apenas administrar a situação ao longo do ano para conquistar seu primeiro Mundial de F1, liderando de ponta a ponta. Enquanto isso, as gigantes Ferrari e McLaren penaram...

Surge uma campeã

Depois da equipe Honda anunciar o fim de sua participação na F1, Jenson Button e Rubens Barrichelo ficaram à espera de um convite para voltar ao Mundial. Mas, sem que houvesse tempo para especulação, surgiu a Brawn GP, uma continuação da antiga Honda com a chancela de Ross Brawn, tantas vezes campeão como chefe de equipe da Ferrari.

Button e Barrichelo foram os escolhidos para o cockpit da novata equipe e a opção não poderia ter sido melhor. O inglês venceu seis das sete primeiras provas do ano. Barrichelo, apesar de não render o mesmo que o companheiro, conquistou dois triunfos no meio da temporada. Ao todo, a dupla protagonizou quatro dobradinhas e também garantiu o Mundial de Construtores para Brawn.

O campeonato de pilotos ficou com Button. O inglês terminou o ano com 95 pontos, nove a mais que Sebatian Vettel, da RBR. Barrichelo foi o terceiro, com 77.

Os grandes tropeçaram

E o ano de 2009 deve ser esquecido por Ferrari e McLaren, as grandes da Fórmula 1. A equipe italiana fechou o ano em quarto no Mundial de Construtores, com 70 pontos. A McLaren foi um pouco melhor: 71 pontos e o terceiro lugar.

Hamilton, campeão em 2008, terminou 2009 no quinto lugar, com 49 pontos e duas vitórias no ano. Raikkonen, campeão em 2007, fez 48 e venceu apenas um GP. Felipe Massa, que fez 22 pontos, praticamente não correu, devido a um acidente ocorrido na Hungria (veja mais no box "dia para ser esquecido").

Escândalo Nelsinho

Um fato ocorrido na temporada 2008 foi um dos grandes escândalos do Mundial 2009. Depois de ser demitido da Renault no meio do ano, Nelson Ângelo Piquet, o Nelsinho, abriu a boca e denunciou uma armação ocorrida na temporada anterior, quando foi "obrigado" pelos chefes da Renault, Pat Symons e Flavio Briattore, a bater o carro no muro, no GP de Cingapura, manobra que beficiou seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso (vencedor daquela corrida).

O saldo final da confusão: Symons foi punido com cinco anos de suspensão e Briattore foi banido da categoria. Nelsinho se livrou das suspensões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), mas foi condenado à rejeição pelo circo da F1. Ninguém mais parece interessado em apostar no filho do tricampeão Nelson Piquet.

Schummy de volta

Esta foi a primeira e última temporada da Brawn GP na F1, que passa a se chamar Mercedes GP em 2010. E a equipe da montadora alemã já trouxe seu maior reforço para a temporada: o heptacampeão mundial Michael Schumacher, de 40 anos, que havia anunciado sua aposentadoria em 2006. Ele voltará a correr comandado por Ross Brawn, seu chefe de equipe durante os anos vitoriosos na Ferrari. O contrato de Schummy tem duração de três anos e ele correrá ao lado do compatriota Nico Rosberg.


Herói: Jenson Button

Não há dúvidas de que Jenson Button, campeão do mundo, foi o grande nome da temporada. Foram seis vitorias nas sete primeiras corridas do ano. Depois disso, Button não ganhou mais nenhuma prova, mas também não foi preciso. O título foi uma moleza.

Vilão: Nelsinho Piquet

Mesmo abrindo o jogo sobre o escândalo do GP de Cingapura, em 2008, Nelsinho Piquet ficou muito mal visto na F1, tanto entre os pilotos quanto entre as escuderias. Tão breve, o brasileiro não terá outra chance na categoria.

Dia D: 7 de junho
Era apenas a sétima corrida da temporada 2009, mas o título já estava na mão de Jenson Button. Na Turquia, o piloto da Brawn venceu pela sexta vez no ano e abriu uma ótima vantagem que não pôde mais ser alcançada.

Dia para ser esquecido: 25 de julho
Felipe Massa fazia sua volta de classificação para o Grande Prêmio da Hungria, quando algo inesperado aconteceu. Uma mola se soltou do carro de Rubens Barrichelo e voou em direção a Massa, que vinha logo atrás, acertando o piloto da Ferrari em cheio, na altura do seu olho. Ele ficou alguns dias internado na Hungria, mas se recuperou bem do assustador incidente. Mesmo assim, o brasileiro não correu mais em 2009.

O número: 6
O número seis foi emblemático na temporada 2009 da Fórmula 1. Ele representa tanto o número de vitórias do campeão Jenson Button quanto a quantidade de pilotos que venceram provas durante o ano.


Comentário da Redação
O Brasil vem com tudo em 2010

Um escândalo com Nelsinho Piquet, um grave acidente com Felipe Massa e mais um insucesso de Rubens Barrichelo na categoria mais importante do automobilismo. O ano de 2009 não será lembrado com muito carinho pelos fãs brasileiros da F1.

Mas 2010 promete ser melhor. Massa está de volta e a Ferrari também deve voltar com um carro forte. Barrichelo, na Williams, ainda é uma incógnita, mas o piloto se revigorou com a boa temporada de 2009 e parece muito motivado.

E enquanto Nelsinho sai de cena, dois novos corredores chegam como esperanças: Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, que correrá pela novata Campos, e Lucas di Grassi, da também novata Virgin. Boa sorte a todos os brasileiros.

Ferrari, McLaren e Schumacher de volta

A expectativa é que o Mundial de 2010 recoloque um pouco de ordem na F1, já que as grandes equipes não conseguiram brigar pelo título neste ano, abrindo espaço para várias zebras. Para a próxima temporada, a Ferrari terá Alonso ao lado de Massa, enquanto a McLaren terá os últimos campeões do mundo: Button e Hamilton.

E para piorar, Michael Schumacher vai aparecer no cockpit da Mercedes GP, novo nome da Brawn. Com tantos campeões do mundo, vai ficar difícil para os pobres mortais.


Direto da Redação












Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
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