Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Campeonato Paulista > Jorge Henrique ofusca estrelas do Timão

* Voluntarioso atacante fez de tudo e ainda marcou o gol da vitória por 2 a 1

Nem Roberto Carlos, muito menos Ronaldo. O herói do Corinthians na vitória por 2 a 1 sobre o Bragantino, na noite desta quarta-feira, no estádio do Pacaembu, pela segunda rodada do Campeonato Paulista, foi Jorge Henrique. É verdade que a expectativa era grande em cima da estreia das principais estrelas alvinegras, mas foi o Baixinho quem roubou a cena. No fim, RC ainda saiu do gramado machucado após se chocar com o banco de reservas.

Peça fundamental no esquema do técnico Mano Menezes, Jorge Henrique voltou para defender, armou jogadas, apareceu no ataque com perigo... Ele fez de tudo. E coroou a sua boa atuação com o gol da vitória no segundo tempo. Com o resultado, o Corinthians chega a quatro pontos no Estadual.

Na próxima rodada do Paulistão, o Corinthians vai até Araraquara, onde encara o Oeste, domingo, às 17h, no estádio Fonte Luminosa. O Bragantino, por sua vez, joga em casa, no Marcelo Stefani, contra a líder Portuguesa, no sábado, às 19h30m.

Começo eletrizante do Timão

O Corinthians teve um começo de partida eletrizante, e com direito a gol logo no primeiro minuto. Jorge Henrique deu belo passe em profundidade para Iarley, e o atacante tocou por cobertura na saída do goleiro. Quando a bola caminhava lentamente para as redes, o volante Elias apareceu para dividir com um zagueiro e colocar para dentro.

Os donos da casa aproveitaram que o time do interior ficou acuado e foram para cima. Aos três minutos, Iarley recebeu a bola na direita da grande área e bateu forte e cruzado. O chute, porém, foi por cima do gol. Aos dez, o Timão chegou novamente com o atacante da camisa 7, que chutou rasteiro após passe de Jorge Henrique.

Dependente das boas jogadas de Iarley e Jorge Henrique, o Timão viu Tcheco apagado e Ronaldo praticamente parado em campo. Melhor para o time de Bragança Paulista, que se tornou mais eficiente e chegou ao empate aos 33 minutos. Paulinho aproveitou ótimo passe na entrada da grande área, dominou e chutou na saída de Felipe.

Em cobrança de falta, aos 41, Roberto Carlos bateu forte, rasteiro, mas Gilvan defendeu com tranquilidade no meio do gol. Um minuto depois, Ronaldo tabelou com Tcheco e chutou cruzado. A bola saiu fraca e sobrou para Jorge Henrique bater prensado com a defesa.

Baixinho resolve na etapa final

Na volta do intervalo, sob forte chuva, a torcida no perdoou Tcheco, que recebeu passe de Ronaldo na grande área e não conseguiu concluir à gol. O meia ganhou vaias da torcida e ainda ouviu os corintianos pedirem, em coro, a entrada de Matías Defederico. Para piorar a situação, o meia partiu para cobrança de falta cruzada na área, aos três minutos, e mandou em cima dos zagueiros. Mais um coro pelo meia argentino.

Aos poucos, o Corinthians tomou conta do jogo, mas sem conseguir chegar com tanto perigo à área do Bragantino. Sobrou então para o melhor jogador em campo resolver. Aos 17, Jorge Henrique recebeu bom passe de Tcheco, e bateu colocado de fora da área, colocando novamente o Timão em vantagem. No primeiro tempo, o atacante, que atuou mais na armação esta noite, já havia se destacado, com passes precisos e bons contra-ataques.

Aos 27 minutos, Mano Menezes tirou Tcheco do time, mas em vez de colocar Defederico, optou por Jucilei. A reação dos corintianos, no entanto, foi a esperada: vaias para o ex-meia do Grêmio. Aos 33, a Fiel ficou preocupada. Isso porque, após um carrinho na lateral, Roberto Carlos foi parar no banco de reservas, por conta do campo molhado, e acabou se chocando com jogadores e uma cadeira. O camisa 6 teve de ser substituído por Boquita.

Novamente sob forte chuva, o Timão diminuiu o ritmo de jogo e apenas administrou a posse de bola até o apito final do árbitro Cléber Wellington Abade.

Ficha do jogo
CORINTHIANS 2 x 1 BRAGANTINO
Felipe, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos (Boquita); Ralf, Elias, Tcheco (Jucilei) e Jorge Henrique; Iarley (Dentinho) e Ronaldo Gilvan,Marcelo Godri, Mauricio e Da Silva; Diego Macedo, Francis (Rodrigo Costa), Paulinho, Rodriguinho (Danilo Bueno) e Esquerdinha; Lúcio e Frontini (Quixadá)
Técnico: Mano Menezes Técnico: Marcelo Veiga
Gols: Elias, a um minuto, e Paulinho, aos 33 minutos do primeiro tempo; Jorge Henrique, aos 17 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Jorge Henrique (Corinthians);Diego Macedo, Rodrigo Costa e Mauricio (Bragantino)
Público: 32.179 pagantes Renda: R$ 1.147.607,50
Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP) Data: 20/01/2010 Árbitro: Cleber Wellington Abade Auxiliares: Anderson Jose de Moraes Coelho e Luis Alexandre Nilsen

Fonte: Globo.com
Foto: Terra


Comentário da Redação
Jorge Henrique é titular absoluto!

Quando o Iarley chegou, muitos analistas apostaram que o Jorge Henrique se tornaria uma ótima opção de banco, e que o novo contratado, até por ser um finalizador melhor, faria a dupla ideal com o Ronaldo em um provável novo esquema de Mano Menezes.

Mas, independente da formação tática, Jorge Henrique é fundamental e tem que ser titular absoluto no Corinthians. E hoje isso ficou ainda mais claro. No setor que necessitava de alguém, lá estava o baixinho para cobrir alguém, marcar, preencher espaços... É o motor da equipe!

Teve uma jogada neste jogo que reflete bem isso. O JH, que hoje usou a camisa 11, apareceu pela esquerda e fez um belo cruzamento para o Ronaldo, que quase marcou de cabeça. E, em menos de um minuto, o Corinthians armou contra-ataque e lá estava o Jorge, do outro lado do campo, pela direita, para receber um lançamento. A torcida delirou!

E hoje, além de cair pelas pontas e também chegar no ataque para formar com o Iarley uma bela dupla ao lado de Ronaldo, Jorge Henrique foi, por diversas vezes, o armador da equipe. Foi justamente assim que saiu o seu lindo passe para o Iarley, logo no começo do jogo, na jogada que terminou com gol (meio sem querer) de Elias.

No final do jogo, para coroar a grande partida que fez, Jorge ainda teve gás para voltar no campo de defesa e evitar que um jogador do Bragantino saísse de frente para o Felipe. Isso porque foi só seu primeiro jogo no ano...

As estreias

Dois jogadores vestiram a camisa do Corinthians pela primeira vez em jogos oficiais: Ralf e Roberto Carlos. O primeiro veio sem grande badalação, mas não sentiu o peso do manto alvinegro e fez uma partida muito boa. Aliás, do jeito que anda fraco o futebol do Marcelo Mattos, o volante ex-Barueri não precisará de muito para ser titular.

O experiente lateral-esquerdo também foi bem na estreia. Com muita qualidade no passe, o jogador de 36 mostrou muita segurança no setor defensivo, sempre bem posicionado. Quando encontrou espaço, ele ainda chegou na linha de fundo e mostrou que não perdeu totalmente a rapidez na hora de avançar.

E só para registrar, como o Ronaldo está pesado! Em uma jogada ficou claro a atual situação do Fenômeno. Em uma tentativa de arrancada, ele foi presa fácil para um defensor do Bragantino, que não precisou fazer esforço para ficar com a bola. O R9 vai ter que ralar muito para chegar voando na Libertadores!

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário