Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 30 de janeiro de 2010

Campeonato Paulista > Neymar resolve, e Peixe vence o Oeste

* Com o triunfo na Vila, Santos dorme na liderança do Paulistão

Com mais uma grande atuação do jovem Neymar, o Santos venceu o Oeste por 2 a 0, na Vila Belmiro, e assumiu a liderança provisória do Campeonato Paulista. Antes da partida, Robinho, que será apresentado nesta segunda-feira, fez uma surpresa e, pouco depois de desembarcar no Brasil, participou da preleção da equipe alvinegra.

Com o resultado, o Santos foi a 10 pontos e se tornou líder isolado. Mas pode perder o posto no domingo já que Ituano, Palmeiras e Corinthians somam oito pontos e podem ir a 11. Na próxima rodada, o Oeste mede forças com o Paulista, em Itápolis, na quarta-feira. No dia seguinte, o Santos visita o Santo André, no estádio Bruno José Daniel.

Santos cria, mas não faz

O Santos começou bem no jogo e de cara teve boas oportunidades para abrir o placar. Logo com um minuto, o time teve duas chances, a principal delas com Neymar, que chutou para fora.

Aos 8 minutos, ele fez boa jogada, mas Marquinhos falhou. O time da Vila seguia com maior volume de jogo, principalmente com as jogadas criadas pelo jovem atacante, e o gol parecia questão de tempo, mas não foi tão fácil. A equipe também esbarrava na defesa do Oeste que se fechava bem e evitava as jogadas perigosas do Santos.

Aos 32, o Santos acertou a trave com André. Apesar de melhor na partida, perdia muitos gols. No final do primeiro tempo, o técnico Dorival Júnior reclamou com o árbitro que havia um revezamento para fazer faltas em Neymar.

Neymar decide

Logo aos seis minutos, Neymar mostrou por que já é considerado por muitos santistas um craque. Ele recebeu pela meia e achou Marquinhos entrando livre na área. O camisa 11 só teve o trabalho de rolar para André, que chegava sozinho pelo meio. Com o gol aberto, o atacante empurrou para o fundo das redes.

Aos 24 minutos, Rivaldo, que já tinha cartão amarelo, fez falta dura em Ganso e levou o vermelho. Abriu-se espaço no meio. O Oeste se retraiu ainda mais, e o jogo passou a ser disputado apenas no campo de ataque do Santos. O Peixe tinha chances, mas pecava nas finalizações.

Exatamente o que aconteceu aos 40, quando Neymar fez jogada individual pela esquerda, invadiu a pequena área e tentou tocar no meio das pernas do goleiro, que defendeu. Mas, aos 47, a Joia da Vila fechou o placar. Ele recebeu passe de Madson e teve a tranquilidade para esperar e tocar na saída de Neneca. Um belo gol.

Com o tento, a revelação do Peixe assumiu a artilharia do Paulistão ao lado de Eduardo, do São Caetano, com cinco gols. Enquanto isso, no aguardo do ídolo, a torcida cantava "Olê lê, olá lá, o Robinho vem aí, e o bicho vai pegar".

Ficha do jogo
SANTOS 2 x 0 OESTE
Felipe, Pará, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Wesley´(Madson), Marquinhos (Arouca) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e André (Zé Eduardo)

Neneca; Paulo Miranda, Rogério e Adriano; André Luiz (Mazinho), Kléber, Rivaldo, Alexandre Afonso e Fernadinho; Ricardo Bueno (Guto) e Ricardinho (Rafael)

Técnico: Dorival Júnior Técnico: Paulo Comelli
Gols: André, aos seis, e Neymar, aos 47 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Adriano, André Luiz, Paulo MIranda (Oeste), Léo, Neymar, Bruno Rodrigo (Santos). Cartão vermelho: Rivaldo (Oeste).
Estádio: Vila Belmiro, em Santos Data: 30/01/2010 Árbitro: Vinicius Furlan Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Maurício Machado Ferronato Público: 10.393 pagantes Renda: R$ 246.725

Fontes: Globo.com e Uol


Comentário da Redação
Oportunidades não faltam

Neste início de temporada, mesmo sem ter o entrosamento ideal, o Santos tem mostrado uma característica que deixa o seu torcedor animado: seja com passes precisos dos meias Paulo Henrique e Marquinhos, ou com jogadas ousadas e velocidade dos garotos Neymar e André, não faltam oportunidades de gols para o Peixe.

O problema, no momento, é que o time perde muitos gols. E hoje não foi diferente. O Alvinegro precisou criar muitas oportunidades para balançar a rede. Isso, obviamente, pode ser prejudicial em grandes jogos, pois nem sempre o adversário dará espaços para criar tantas jogadas de perigo.

No jogo de hoje, aliás, o Santos poderia ter criado muito mais se o Ganso tivesse em um dia melhor. Mas o Peixe nem precisou do bom futebol do jovem meia para jogar bem, pois os outros jogadores compensaram, sobretudo o Neymar, que buscou jogo e chamou a responsabilidade. No conjunto, o time comandado por Dorival Júnior mostrou, durante quase todo o jogo, muito folego e disposição.

A maior dificuldade do Santos foi na falta de aproximação dos volantes com os meias. Durante todo o primeiro tempo, ficou um buraco no meio-campo, que poderia ter sido aproveitado se fosse um adversário de maior qualidade. Dorival percebeu e consertou a falha no segundo tempo, principalmente após a entrada do estreante Arouca.

O técnico santista ficou ainda mais a vontade para colocar o ex-são paulino e corrigir a falha da sua equipe depois que o Santos abriu o placar, com André, logo no começo do segundo tempo. No entanto, quem esperava que Peixe teria tranquilidade e os gols sairiam naturalmente, se enganou.

Depois de algumas tentativas em busca do segundo, a garotada na frente diminuiu o ritmo. Atrás, o Alvinegro se mostrou seguro. No final do jogo, com um a mais em campo, o time da casa voltou a criar, e Neymar fechou com chave de ouro ao marcar o seu gol.

Conceitos

Felipe - REGULAR: Só fez uma defesa, em dois tempos, após chute de longe.
Pará - REGULAR: Pouco participou do jogo e não comprometeu, mas, quando foi minimamente exigido defensivamente, não passou segurança.
Bruno Rodrigo - REGULAR: Seguro atrás, não foi bem quando arriscou algumas subidas ao ataque.
Durval - BOM: Foi inteligente ao se aproximar dos volantes e, com entradas firmes, não deu mole para os adversários.
Léo - BOM: Se movimentou bastante, aparecendo frequentemente no ataque. Faz boa parceria com Neymar quando chega à linha de fundo.
Rodrigo Mancha - REGULAR: Se posicionou mal e deixou espaços, mas, pelo menos mostrou pegada e correu o tempo todo.
Wesley - BOM: Errou alguns passes, mas deu qualidade e velocidade na saída de bola e, mesmo sendo atacante de origem, fez bons desarmes. É uma boa opção escala-lo de segundo volante jogando em casa contra esses adversários que não exigem tanta marcação
(Madson) - BOM: Entrou muito bem. Criou oportunidades, por pouco não marcou, e ainda deu um belo passe para o Neymar fazer o segundo.
Marquinhos - BOM: Mesmo sem fazer um jogo brilhante, foi um meia que cadenciou o jogo, fez a bola girar, e ainda deu assistência para o André marcar o primeiro. Seu futebol irá crescer mais.
(Arouca) - BOM: Fez o que o Dorival queria, preenchendo bem os espaços. Tem futebol para ser titular, jogando lado de um primeiro volante.
Paulo Henrique Ganso - PÉSSIMO: Destoou dos demais. Pareceu estar cansado desde o começo do jogo. Lento, se escondeu, errou passes bobos e foi muito mal na hora de definir uma jogada.
Neymar - ÓTIMO: Chamou a responsabilidade e brilhou novamente. Após infernizar os adversários com vários dribles (objetivos, diga-se de passagem), deu um lindo passe para o Marquinhos rolar para o André marcar o primeiro, e fez um belo gol para fechar o placar.
André - BOM: Mostrou uma característica que eu gosto muito em um atacante: abriu um espaço, ele chuta no gol. Foi assim que o garoto mandou uma bola na trave, no primeiro tempo. No começo da etapa final, recebeu um presente e só empurrou a bola para a rede.
(Zé Eduardo) - BOM: Não marcou gol como no jogo passado, quando também entrou no segundo tempo, mas foi bem novamente e por pouco não deixou sua marca.
Téc: Dorival Júnior - BOM: Novamente escalou um time leve, e que cria muitas oportunidades. Poderia ter tirado o Paulo Henrique em uma das mexidas, mas, ainda assim, mexeu bem e na hora certa.

Direto da Redação


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário