Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 31 de janeiro de 2010

Futebol Paulista > Domingueira do Pilat

De volta ao Pacaembu

Neste domingo, Palmeiras e Corinthians voltam a se enfrentar no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, um dos templos do futebol brasileiro. Nos últimos anos, os maiores rivais do estado de São Paulo vinham jogando sempre em campo neutro, a maioria das vezes no Morumbi. Em 2009, o Prudentão, em Presidente Prudente, virou o palco dos duelos.

Dos 331 encontros entre Corinthians e Palmeiras em quase 93 anos de disputa do derby, 139 foram realizados no Pacaembu. E quem leva a melhor é o Timão. A equipe alvinegra venceu 54 vezes, contra 46 do time alviverde. Houve ainda 39 empates.

Porém, o primeiro jogo entre Palmeiras e Corinthians no Pacaembu ocorreu em 1940, quando o então Palestra Itália passou pelo Timão por 2 a 1, gols de Echevarrieta e Luizinho para o Palestram enquanto Begliomini (contra) descontou para os corintianos, em jogo válido pela final da Taça Cidade de São Paulo.

Verdão campeão de novo

E num dos duelos mais marcantes entre as equipes, o Verdão também se saiu melhor no Pacaembu. Foi na final do Brasileirão de 1994, quando o Palmeiras levou a melhor em dois jogos sobre o arquirrival. O confronto se definiu na primeira partida, com vitória alviverde por 3 a 1. Destaque para Rivaldo, que jogara no Timão no ano anterior, e marcou dois gols naquela decisão. Edmundo fez o terceiro do Palmeiras e Marques marcou o de honra para o Corinthians.

No jogo de volta, também no Pacaembu, Rivaldo e Marques marcaram novamente e o jogo terminou 1 a 1. O Palmeiras conquistava ali o tetracampeonato brasileiro, diante de 35 mil pagantes.

Desde então, o Verdão nunca mais conquistou o Nacional. E os rivais só jogaram no "Paca" mais quatro vezes, sendo a última em 2000, com vitória corintiana por 2 a 1.

Palmeiras e Corinthians anunciaram nesta semana um pequeno acordo e prometem jogar todos os duelos de 2010 no Paulo Machado de Carvalho, apenas alternando o mando. E que uma nova história de campeões seja escrita.


Direto da Redação

=========================

* A coluna Domingueira do Pilat relembra os fatos que marcaram a história do esporte. Afinal, é preciso conhecer o passado para entender o presente e projetar o futuro.

Direto da Redação










Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário