Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Copa do Mundo > Domingueira do Pilat

Naquela Copa de 1950...

Que tal se pudéssemos voltar no tempo e fazer a história de um jeito diferente? Certamente, muitos brasileiros que viveram a Copa do Mundo de 1950, realizada aqui no País, gostariam que aquele Mundial fosse escrito de maneira diferente.

Já que isso é impossível, não custa nada usar a imaginação e fingir que aquele jogo com o Uruguai, que decidiu a conquista celeste, não existiu. Simplesmente, não existiu. Olha como tudo seria mais feliz (por favor, aceitem todas as ironias).

Autêntico campeão

A Copa de 1950 para a seleção brasileira acabou no dia 13 de julho daquele ano, com uma brilhante vitória sobre a Espanha por 6 a 1. Foi apenas mais um show daquela equipe que tinha Ademir de Menezes, Friaça, Nilton Santos, Bauer, Zizinho... e o grande Moacyr Barbosa, um dos melhores goleiros que o Brasil já teve.

Antes de bater a Fúria, o Brasil já havia goleado a Suécia por 7 a 1 e o México por 4 a 0, sempre no recém-inaugurado Maracanã. No Rio, veio também a vitória de 2 a 0 sobre a Iugoslávia. O único empate da "Branquinha" (o Brasil jogava de branco até 1952) foi em São Paulo, contra a Suiça: 2 a 2. Motivo mais do que inconteste para seguir atuando na cidade maravilhosa.

Ao todo foram quatro jogos no RJ e quatro vitórias. Dezenove gols anotados e apenas quatro sofridos. Ademir de Menezes foi o artilheiro do torneio, nove gols. Sem dúvidas, uma campanha de campeão.

Menção honrosa

Vale destacar também outra seleção, a uruguaia. Eles aplicaram a maior goleada daquele torneio, 8 a 0 sobre a Bolívia, em um grupo que só era composto pelos dois países. Na sequência da competição, empate em 2 a 2 com a Espanha e vitória sobre a Suécia por 3 a 2. Nada que se compare com as goleadas brasileiras sobre estes adversários. Mas a Celeste merecia sorte melhor.

LEIA TAMBÉM > Naquelas Copas dos anos 1930...


=========================

* A coluna Domingueira do Pilat relembra os fatos que marcaram a história do esporte. Afinal, é preciso conhecer o passado para entender o presente e projetar o futuro.

Direto da Redação










Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @
ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário