Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Copa Libertadores > Adriano marca de pênalti e deixa Fla em vantagem na luta pela vaga

* Apesar de ter Michael expulso, Rubro-Negro consegue vitória por 1 a 0

O Flamengo saiu em vantagem no clássico das massas com o Corinthians. E Adriano superou Ronaldo no primeiro duelo das principais estrelas. Com gol de pênalti do Imperador e um jogador a menos desde a etapa inicial (Michael foi expulso), o time rubro-negro venceu por 1 a 0 e fez a festa no Maracanã na primeira partida das oitavas de final da Libertadores. A chuva ameaçou estragar o esperado confronto, mas a emoção da etapa final “salvou” o espetáculo.

Com o resultado, o atual campeão brasileiro vai a São Paulo, na próxima quarta-feira, com a vantagem de poder se classificar com um empate. Ou até com derrota por um gol de diferença, desde que balance a rede no Pacaembu. O Corinthians precisa vencer por dois gols. Um triunfo do atual campeão da Copa do Brasil por 1 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Chuva atrapalha no primeiro tempo

A chuva atrapalhou, e muito, a primeira parte do jogo. O campo pesado prejudicou bastante as duas equipes. Acertar três passes seguidos foi uma façanha. A qualidade dos times foi praticamente anulada. A bola parou com frequência nos lugares onde havia maior acúmulo de água. A principal atração dos flamenguistas presentes no estádio foi a presença de Ronaldo, vaiado sempre que tocava na bola.

A solução, então, foi apostar nas jogadas pela linha de fundo. O Flamengo usou melhor tal estratégia. Juan levou perigo em dois avanços pela esquerda e assustou os alvinegros. Vágner Love e Adriano saíram mais da área e tentaram ajudar na armação, mas a melhor tentativa do camisa 9 foi bem parada por Chicão. A torcida rubro-negra esboçou uma pressão, logo amenizada.

O placar não foi alterado na etapa inicial, mas o Corinthians saiu em vantagem numérica. Michael fez duas faltas duras, recebeu cartão amarelo em ambas e acabou expulso aos 37 minutos.

De pênalti, Adriano decide na etapa final

A chuva mais fraca na etapa final permitiu que os dois times tocassem a bola com um pouco mais de facilidade. E quase o Corinthians abriu o placar dessa forma logo aos 5 minutos, com Moacir aparecendo de surpresa na área após tabela com Dentinho.

O próprio Moacir, no entanto, tornou-se o vilão da partida. Cometeu pênalti em Juan que Adriano converteu aos 20. O estrago poderia ter sido maior para o Corinthains não fosse a grande defesa de Julio Cesar (e também uma dose de sorte). Adriano mandou uma bola no travessão e viu outra finalização parar em grande defesa do goleiro corintiano.

Vinícius Pacheco também teve uma oportunidade, mas mandou para fora. O Corinthians esboçou uma postura mais ofensiva com Jorge Henrique, Iarley e Souza no ataque. Na melhor chance, Jorge Henrique e Iarley subiram juntos e se atrapalharam. A vantagem numérica do Corinthians nada adiantou. E a festa no Maracanã foi dos anfitriões, com o Imperador ofuscando Ronaldo.

Ficha do jogo
FLAMENGO 1 x 0 CORINTHIANS
Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado (Toró), Willians (Fierro) e Michael; Vagner Love (Vinícius Pacheco) e Adriano. Julio Cesar; Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo (Jorge Henrique); Dentinho (Iarley) e Ronaldo (Souza).
Técnico: Rogério Lourenço. Técnico: Mano Menezes.
Gol: Adriano (de pênalti), aos 18 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Michael, Fierro (Flamengo), Roberto Carlos (Corinthians). Cartão vermelho: Michael
Estádio: Maracanã. Data: 28/04/2010. Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai). Auxiliares: Emigdio Roa e Nicolás Yegros (Paraguai).

Fontes: Globo.com e Uol

Comentário da Redação
Ótima vantagem do Flamengo

O Corinthians teve tudo para sair do Maracanã com a classificação bem encaminhada para as quartas de final, mas conseguiu deixar a situação bem complicada ao tomar o gol do Adriano, de pênalti, e não fazer nenhum. O resultado de 1 a 0 em casa, até pelas circunstâncias, é excelente para o Flamengo, que pode até perder o jogo no Pacaembu (por 2 a 1, 3 a 2, 4 a 3...) para passar de fase.

O cenário foi simplesmente perfeito para a equipe paulista. No primeiro tempo, com a forte chuva e o campo muito encharcado, nenhum time conseguiu jogar bola. Ou seja, aqueles 10, 15 minutos de uma possível pressão dos donos da casa, não existiu. Para melhorar a situação do Alvinegro, Michael tomou dois cartões e foi expulso ainda no primeiro tempo, deixando o Rubro-negro sem meia de criação.

Na volta do intervalo, a chuva já não existia e o campo estava bem melhor. Bom, em tese, para o Timão, que teria condições de impor seu ritmo de jogo e buscar a vitória, mesmo fora de casa. Porém, com o time carioca bem organizado no setor defensivo, o que se viu foi um Corinthians muito previsível, sem criatividade e centroavante. Ronaldo foi lamentável.

Deu pena e vergonha de ver um rapaz com tanta história no futebol com uma atuação dessas. Matadas de bola horríveis, lentidão de raciocínio, falta de inteligência. Incrível o declínio técnico que tem sofrido o (ex?) Fenômeno.

Voltando ao jogo, a noite dos corintianos começou a ficar péssima quando Moacir deu uma entrada idiota no Juan e o juiz marcou o pênalti corretamente. Adriano cobrou e abriu o placar. Mesmo com as entradas de Iarley e Jorge Henrique, a equipe alvinegra seguiu sem criar nada e saiu com a derrota do Maracanã.

Para um time que jogou mais da metade do jogo com um a menos, perder sem fazer nenhum gol é trágico. No jogo de volta, se sofrer um gol, tem que fazer três. Condição de reverter o time de Mano Menezes tem, mas a tarefa não é fácil.

Conceitos - CORINTHIANS

Júlio César - REGULAR: Rolou uma bola na fogueira para o Chicão e falhou em outra bola que foi na trave. Compensou fazendo ótima defesa numa cabeçada de Adriano.
Moacir - PÉSSIMO: Inseguro durante boa parte do jogo, fez duas boas jogadas no segundo tempo, mas manchou com o pênalti para lá de burro cometido no Juan.
Chicão - ÓTIMO: Muito preciso em vários lances, ganhou todas. Soube jogar até com campo encharcado.
William - PÉSSIMO: Totalmente o contrário do seu companheiro. Quando foi exigido, mostrou falta de tempo de bola e foi presa fácil para os atacantes flamenguistas.
Roberto Carlos - REGULAR: Brigou bastante, mas não estava bem tecnicamente.
Ralf - BOM: Muito bem no primeiro tempo, soube jogar no campo encharcado e ganhou várias divididas. Caiu mais na etapa final.
Jucilei - BOM: Errou algumas jogadas, mas pelo menos tentou algo mais diferente, jogadas individuais.
Elias - REGULAR: Esse foi um dos símbolos da presibilidade. Apenas pegava a bola e tocava de lado, não conseguia fazer uma boa jogada.
Danilo - REGULAR: Outro previsível, jogou muito pela lateral e pouco criou.
Dentinho - BOM: Não fez uma grande partida, mas lutou bastante, cavou a expulsão do Michael e deixou o Moacir na cara do Bruno.
Ronaldo - PÉSSIMO: Que coisa patética! Eu só dou um recado para ele: é bom jogar muito na próxima semana, pois sabemos que a torcida não olhará para o passado se o Corinthians for eliminado com uma atuação apática sua.
Téc: Mano Menezes - PÉSSIMO: Eu confio no Mano, mas hoje não deu para acreditar. O que o Corinthians tem feito há duas semanas sem jogos nos finais de semana? Parece que não fez nada. Previsível, amarrado e sem boas alternativas, o time não sabia o que fazer com a bola. E o técnico tem grande parcela nisso. No jogo de hoje, até mexeu bem, mas poderia ter tirado o Ronaldo antes.

FLAMENGO
Bruno - REGULAR: Tirou com o pé a única oportunidade real do Alvinegro. Só.
Léo Moura - BOM: Apoiou bastante, e como era esperado, foi uma das principais armas do Flamengo.
David - BOM: Ganhou várias sobras, tirou muitas bolas pelo alto e atrapalhou ainda mais a vida do atrapalhado
Ronaldo Angelim
- BOM: Embora não tenha aparecido tanto quanto o seu companheiro, também teve boa atuação.
Juan - BOM: Não foi brilhante, mas jogou o que a tempos não jogava e sofreu o pênalti da vitória.
Rômulo - REGULAR: Discreto, fez o simples e foi eficiente na marcação.
Maldonado - REGULAR: Outro jogador que pouco apareceu, mas foi para lá de eficiente e sempre bem posicionado.
(Toró) - REGULAR: Mal tocou na bola, apenas ajudou o meio-campo a formar uma linha de quatro jogadores atrás e dificultar a vida do adversário.
Willians - ÓTIMO: Guerreiro, jogou por dois jogadores e marcou demais. Foi importante também no apoio ao ataque, pelo lado direito.
(Fierro) - REGULAR: Entrou para dar um gás novo ao time, pela direita. Preencheu bem os espaços.
Michael - PÉSSIMO: Enquanto esteve em campo, nada pôde fazer no campo encharcado. Mas fez o favor de tomar o vermelho e deixar o Flamengo numa situação delicada no momento da expulsão.
Vagner Love - REGULAR: Se movimentou bastante, brigou pela bola e foi até meia armador quando foi preciso. Mas pouco fez com a bola nos pés.
(Vinícius Pacheco) - BOM: Entrou já criando uma oportunidade de gol, chutando rente a trave esquerda do Júlio César.
Adriano - BOM: Não está na sua melhor forma fisíca, mas se os defensores bobearem, ele resolve. Fez o gol de pênalti e obrigou o goleiro corintiano a fazer excelente defesa.
Téc: Rogério Lourenço - BOM: Entrou recentemente, mas deve ter sua parcela na boa organização defensiva do time rubro-negro no jogo de hoje.

Direto da Redação

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário