
A RBR se encaminhava para mais uma vitória na temporada, mas uma manobra arriscada e inconsequente de Sebastian Vettel pôs tudo a perder. Na 40ª volta, o alemão tentou ultrapassar o companheiro Mark Webber, que não deu espaço. resultado: os carros bateram. Webber seguiu na corrida. Vettel abandonou e deixou o cockpit fazendo gestos com o dedo (foto), insinuando que o colega australiano seria "louco".
Felipe Massa fez uma corrida bastante discreta e estável. Largando em oitavo, o brasileiro teve dificuldades com o assédio dos carros da Renault já na largada, mas se manteve na mesma posição e acabou finalizando em sétimo graças ao abandono de Vettel. Fernando Alonso conseguiu certa recuperação durante a prova e acabou em oitavo.
Michael Schumacher e Nico Rosberg, que largaram na terceira fila com os carros prateados da Mercedes, também preservaram as mesmas posições da largada e só alteraram o panorama quando Vettel deixou a prova: Schumacher finalizou em quarto e Rosberg em quinto. Robert Kubica, da Renault, foi o sexto.
Rubens Barrichello conseguiu algumas ultrapassagens e finalizou a prova em 14º lugar, enquanto Bruno Senna abandonou a sete voltas do fim por problemas em seu carro. Lucas di Grassi, que precisou trocar o motor antes da prova e largou dos boxes, acabou na 19ª e penúltima posição.
GP da Turquia - Classificação final
1º Lewis Hamilton (ING/McLaren): 1h28min47s620
2° Jenson Button (ING/McLaren) a 2s645
3º Mark Webber (AUS/Red Bull): a 24s283
4º Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 31s110
5º Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 32s266
6º Robert Kubica (POL/Renault): a 32s824
7º Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 36s635
8º Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 46s544
9º Adrian Sutil (ALE/Force India): a 49s029
10° Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): a 65s550
11º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber): a 65s944
12º Jaimes Alguersuari (ESP/Toro Rosso): a 67s800
13º Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India): a 1 volta
14° Rubens Barrichello (BRA/Williams): a 1 volta
15° Vitaly Petrov (RUS/Renault): a 1 volta
16º Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso): a 1 volta
17º Nico Hulkenberg (ALE/Williams): a 1 volta
18º Timo Glock (ALE/Virgin): a 3 voltas
19° Lucas Di Grassi (BRA/Virgin): a 3 voltas
20° Karun Chandhok (IND/Hispania): a 6 voltas
Não completaram:
21° Bruno Senna (BRA/Hispania)
22º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
23° Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
24° Jarno Trulli (ITA/Lotus)
Mundial de Pilotos - Classificação
Pos. | Piloto | Equipe | Pts. |
---|---|---|---|
01 | ![]() | RBR | 93 |
02 | ![]() | McLaren | 88 |
03 | ![]() | McLaren | 84 |
04 | ![]() | Ferrari | 79 |
05 | ![]() | RBR | 78 |
06 | ![]() | Renault | 67 |
07 | ![]() | Ferrari | 67 |
08 | ![]() | Mercedes | 66 |
09 | ![]() | Mercedes | 34 |
10 | ![]() | Force India | 22 |
11 | ![]() | Force India | 10 |
12 | ![]() | Williams | 7 |
Mundial de Construtores
Pos. | Equipe | Pts. |
---|---|---|
01 | McLaren» | 172 |
02 | Red Bull» | 171 |
03 | Ferrari» | 146 |
04 | Mercedes» | 100 |
05 | Renault» | 73 |
Comentário da Redação
Louco foi o Vettel
Para quem gosta de Fórmula 1, a corrida da Turquia foi um prato cheio. Emoção e confusão não faltaram. No principal dos acontecimentos, Vettel e Webber se enroscaram. O alemão chamou o australiano de louco. Mas a maluquice mesmo foi do Vettel, que é excelente piloto, mas tentou desafiar a lei da física, de que dois corpos não ocupam um mesmo espaço.
Ele abandonou a prova e Webber seguiu, mas duas posições aquém do que poderia e mereceria. Melhor para a McLaren, que teve um "pega" parecido, mas soube contornar com a tradicional elegância britânica. Hamilton defendeu a posição contra Button e assegurou uma vitória importante.
A RBR tem um carro melhor que a McLaren. No entanto, a escuderia prateada tem pilotos melhores e mais experientes. Campeões do mundo. Isso pode pesar.
E a Ferrari, perto dos concorrentes, parece uma carroça.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Siga-me no Twitter: @ricardopilat
Nenhum comentário:
Postar um comentário