Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 6 de junho de 2010

Campeonato Brasileiro > Timão arranca empate com o Botafogo e segue líder

* Após virada dos cariocas, Paulo André marca faz 2 a 2 na última jogada da partida

A torcida do Botafogo já comemorava a vitória de virada, mas no último lance da partida o Corinthians mostrou por que é um dos candidatos ao título. Com um gol de cabeça de Paulo André aos 47 minutos do segundo tempo, o Timão saiu do Engenhão, neste domingo, com um empate em 2 a 2 que o manteve invicto e líder do Campeonato Brasileiro, condição que terá por quase 40 dias, tempo que a competição ficará parada em virtude da disputa da Copa do Mundo.

O ponto conquistado no Rio de Janeiro foi suficiente para que o Corinthians seguisse no primeiro lugar do Brasileiro. No entanto, a equipe agora tem a companhia do Ceará, que venceu o Atlético-MG e também soma 17 pontos. Já o Botafogo chegou à quarta rodada sem conquistar uma vitória (dois empates e duas derrotas) e tem nove pontos em sete partidas.

Timão sai na frente

A partida começou e logo ficou claro que o clima era de decisão para as duas equipes. O que se via era um confronto disputado, com forte marcação e poucas chances de gols de ambos os lados. Mas aos poucos o primeiro tempo foi marcado pela diferença entre uma equipe com qualidade técnica e outra que limitava a dar chutões e tentar roubar bolas. Exemplo do primeiro caso, o Corinthians passou a dominar a partida, e abriu o placar num lance exemplar.

Aos 30 minutos, após receber lançamento de Elias, Bruno César avançou e, com um belo drible, deixou Alessandro no chão. Depois, chutou no canto direito de Jefferson, fazendo 1 a 0. Três minutos depois, os donos da casa quase empataram com Caio, mas a bola foi no travessão e o primeiro tempo terminou com vitória dos paulistas.

Bota vira, mas Timão empata no fim

O Corinthians voltou para a etapa final sem Dentinho, que sentiu dores na coxa esquerda no fim da primeira etapa. E antes que pudesse impedir a esperada pressão inicial do Botafogo, viu o time da casa empatar logo aos dois minutos. Graças à Herrera, que não se intimidou com a marcação e, numa posição supostamente desfavorável, arriscou um chute de perna esquerda. Felipe espalmou, mas abola sobrou para Renato, que encheu o pé, fazendo 1 a 1.

O gol do Botafogo teve como efeito imediato uma partida mais aberta. As duas equipes passaram a se preocupar mais com o ataque e alternaram jogadas ofensivas. No entanto, não mostravam qualidade no momento da conclusão. Aos 12 minutos o Alvinegro carioca perdeu o zagueiro Antônio Carlos, que deixou o campo sentindo dores na perna direita e foi substituído por Danny Morais.

E num confronto equilibrado, o gol poderia acontecer num lance de bola parada. Mas um momento favorável ao Corinthians em poucos segundos transformou-se na virada do Botafogo. Roberto Carlos cobrou falta na barreira, que se tornou um contra-ataque para o time carioca. Renato ganhou de Ralf e tocou para Marcelo Cordeiro, que avançou em velocidade e rolou para Lucio Flavio, que chutou, fazendo 2 a 1 aos 27 minutos.

A partir de então, o Botafogo passou a se fechar em sua defesa, esperando o Corinthians para tentar novamente marcar no contra-ataque. O time de Mano Menezes foi para cima e foi premiado com um gol aos 47 minutos, no último lance da partida. Defederico bateu escanteio, e Paulo André subiu para empatar.

Ficha do jogo
BOTAFOGO 2 X 2 CORINTHIANS

Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (SP)
Data/hora: 06/6/2010 - 16h
Árbitro: Leandro Vuaden (FIFA-RS)
Auxiliares: Paulo Ricardo Conceição (RS) e Julio Cesar Santos (Rs)
Renda/público: R$222.170,00 / 11.292
Cartões amarelos: Roberto Carlos, Paulo André (COR) e Danny Morais, Jefferson (BOT)
Gols: Bruno César, 30'/1ºT (0-1); Renato Cajá, 2'/2ºT (1-1); Lúcio Flávio, 27'/2ºT (2-1), Paulo André, 47'/2ºT (2-2)

BOTAFOGO: Jefferson, Alessandro, Antônio Carlos (Danny Morais, 12'/2ºT), Fábio Ferreira e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Renato Cajá (Bruno Tiago, 30'/2ºT), Lucio Flavio (Felipe Lima, 38'/2ºT); Caio e Herrera. Técnico: Joel Santana.

CORINTHIANS: Felipe, Jucilei, Paulo André e William Roberto Carlos; Ralf (Tcheco, 29'/2ºT), Elias, Danilo (Paulinho, 19'/2ºT) e Bruno César; Iarley e Dentinho (Defederico, Intervalo). Técnico: Mano Menezes.

Fontes: Globo.com e Lancenet

Comentário da Redação
Um empate a ser lamentado por ambos

Um empate contra o Botafogo, no Engenhão, em tese, não é um péssimo resultado. Mas por ser o líder do Campeonato, pela qualidade que tem e por ter aberto o placar, é para o corintiano lamentar os dois pontos perdidos na tarde deste domingo. Já para o Botafogo, que fez um bom segundo tempo, ter deixado de vencer por causa de um gol aos 43 minutos também é doído.

O primeiro tempo foi equilibrado. O Corinthians, assim como na partida contra o Internacional, se mostrou mais seguro, confiante no que queria. E conseguiu abrir o placar, em belo gol de Bruno César. Tudo bem que tomou uma bola no travessão após abrir o placar, mas o jogo estava tranquilo para o Timão e parecia que mais uma vitória estaria por vir.

Na etapa complementar, porém, quando mais precisava, a segurança do time paulista foi por água abaixo. Primeiro foi uma falha do Jucilei, que em vez de dar um bicão na bola, tentou limpar o botafoguense e sair jogando. O resultado final foi o empate dos donos da casa.

Depois, um lance mais ridículo. Em falta perigosa para o Corinthians, três jogadores se apresentaram para bater (era lance para o Bruno César). Roberto Carlos cobrou na barreira e o lance se transformou em um contra-ataque para o Fogão. Ralf errou o bote no meio-campo e o os cariocas chegaram ao gol da virada.

Depois da virada, o Botafogo ganhou confiante e cresceu no jogo. Os visitantes só melhoraram quando Mano Menezes tirou o Danilo, que estava morto em campo. E quando parecia que a vitória botafoguense estava consumada, Paulo André subiu para marcar o gol de empate.

Um empate confuso para os dois. Ambos sabem que poderiam vencer. Mesmo sem fazer grande partida, o líder tinha total capacidade de ter saído com os três pontos, mas se perdeu em alguns momentos do jogo. Já o time de Joel Santana, um empate em casa é ruim, ainda mais pelo gol tomado no final. No final das contas, no entanto, o 2 a 2 ficou de bom tamanho pelo que foi a partida.

Conceitos
Felipe - REGULAR: Sem culpa nos gols, pouco foi exigido no restante do jogo
Jucilei - PÉSSIMO: É bom jogador, mas estava óbvio que o seu preciosismo poderia prejudicar o time em algum momento. Em vez de dar um chutão, quis sair driblando, e acabou perdendo a bola.
Paulo André - BOM: Deu uma bobeada, mas mostrou muita vontade e foi recompensado com o gol.
William - REGULAR: Não comprometeu. A o miolo de zaga, em si, não foi problema no jogo de hoje.
Roberto Carlos - REGULAR: Faria um golaço se o árbitro não tivesse marcado, erradamente, falta em Iarley. Mas não fez uma grande partida.
Ralf - PÉSSIMO: Afobado, errou feio no bote no segundo gol do Botafogo.
Elias - REGULAR: Jogou com o frio de mão puxado. Tirando um bom passe para o Bruno César, não fez mais nada.
Danilo - REGULAR: Enquanto esteve com gás, ajudou bastante na marcação e apareceu, de vez em quando, para distribuir passes. Mas cansou rápido e ficou um peso morto em campo.
(Paulinho) - REGULAR: Entrou em campo aos 19 do segundo tempo, e eu mal o vi com a bola no pé.
Bruno César - BOM: Foi o que mais tentou fazer algo de diferente. E conseguiu. Marcou um golaço!
Dentinho - REGULAR: Pouco fez no primeiro tempo. Saiu sentindo dores e não voltou para a etapa final.
(Defederico) - REGULAR: É esse o jogador que a torcida gritou o nome no último jogo no Pacaembu? Não consegue fazer uma boa jogada e cai o tempo inteiro. De bom, somente o escanteio do gol de empate.
Iarley - PÉSSIMO: Ciscou para lá, ciscou pra cá, mas foi muito inoperante. Erra (quase) tudo que tenta.
Téc: Mano Menezes - REGULAR: Talvez tenha faltado orientar melhor a equipe para não cometer a falha do segundo gol, que deixaram o Botafogo contra-atacar tranquilamente. Mas fez o que deu com o time. Fez boas mexidas.

Direto da Redação

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário