Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 > O freguês ficou para trás

* Brasil passa pelo Chile e garante vaga nas quartas

Uma vez freguês, sempre freguês. Sem grandes dificuldades, o Brasil derrotou o Chile por 3 a 0, no Ellis Park, em Joanesburgo, e garantiu presença nas quartas de final da Copa do Mundo 2010. Esta foi a sexta vitória brasileira em seis jogos entre as equipes desde que o técnico Dunga assumiu o comando da seleção canarinho.

Quando o jogo parecia difícil, Juan tratou de facilitar a vida dos brasileiros. Aos 34 minutos, o zagueiro subiu mais que todo mundo e abriu o placar para o Brasil em cobrança de escanteio. Três minutos mais tarde, Luís Fabiano apareceu livre na área e mostrou qualidade: driblou o goleiro Bravo e fez 2 a 0.

No segundo tempo veio o golpe de misericórdia. Aos 14, Ramires disparou pelo meio, passou por toda a defesa chilena, e deixou a bola para Robinho, que bateu com carinho na Jabulani para fazer 3 a 0.

Ficha do jogo
BRASIL 3 X 0 CHILE
Estádio: Ellis Park, Johannesburgo (AFS)
Data/hora: 27/6/2010 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Darren Cann (ING) e Michael Mullarkey (ING)
Público: 54.096 pessoas
Cartões amarelos: Kaká e Ramires (BRA); Vidal e Fuentes (CHI)
GOLS: Juan, 34'/1ºT (1-0); Luís Fabiano, 37'/1ºT (2-0); Robinho, 14'/2ºT (3-0)

BRA
SIL
: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Ramires, Daniel Alves e Kaká (35'/2ºT - Kleberson); Robinho (39'/2ºT - Gilberto) e Luís Fabiano (30'/2ºT - Nilmar). Técnico: Dunga.

CHILE: Bravo, Isla (17'/2ºT - Millar), Contreras (Intervalo - Tello), Jara e Fuentes; Vidal, Carmona e Beausejour; Sánchez, Mark González (Intervalo - Valdivia) e Suazo. Técnico: Marcelo Bielsa.


Comentário da Redação
Um show de eficácia

Em menos tempo do que eu esperava, o Brasil alcançou algo muito importante para uma equipe em Copa do Mundo: a equipe de Dunga é extremamente eficaz. Mesmo quando jogou mal, conseguiu marcar nas poucas chances que teve, caso do triunfo contra a Coreia do Norte. Quando jogou bem, fez logo 3 - contra Costa do Marfim e Chile - e só não marcou mais porque o time tirou o pé.

Vejam vocês, eu não estou dizendo que o futebol do Brasil me agrada e que é lindo de se ver. Mas é objetivo, gera resultado. E graças ao ataque formado por Kaká, Robinho e Luís Fabiano, até ficou bonito de ver esse estilo de jogo.

O Chile, pobre coitado, novamente foi ao ataque, como fez nas últimas cinco partidas contra o Brasil, e tomou o castigo. Ou melhor, três. Os chilenos jogam do jeito que o Brasil gosta, dando espaço para o contra-ataque.

Assim como a Holanda, um time muito ofensivo e que dificilmente ficará plantado esperando o Brasil ir ao ataque. E isso pode ser muito bom para a Seleção. A diferença, nesse caso, é que os holandeses não são tão inocentes quanto os chilenos. E mais, a Laranja é a que mais se aproxima da eficácia brasileira. Mesmo sem jogar um grande futebol até aqui, venceu todos os jogos do Mundial.

Vem aí um baita jogo de futebol e um duelo de craques e equipes competentes.

Conceitos

Julio César - BOM: Exigido poucas vezes, mas sempre bem posicionado e seguro.
Maicon - REGULAR: Muito mais discreto que o habitual.
Lúcio - BOM: Levou um drible desconcertante de Suazo, mas de resto foi monstruoso.
Juan - ÓTIMO: Além de acabar com todos os ataques chilenos, deu início ao triunfo brasileiro com um belo gol de cabeça.
Michel Bastos - REGULAR: Hoje foi bem melhor do que nos primeiros jogos, mas é complicado vê-lo em campo. Ele faz até boas jogadas, mas estraga todas, impressionante.
Gilberto Silva - ÓTIMO: Outro que fez a melhor partida na Copa. Com muita autoridade, não deu chance ao freguês Chile.
Ramires - ÓTIMO: Show de bola. Firme na marcação e mortal no ataque. Pena que levou cartão e está fora do duelo contra a Holanda.
Dani Alves - REGULAR: Acho que foi o que mais destoou do resto da equipe. Elano fez falta.
Kaká - ÓTIMO: Foi o Kaká que nós conhecemos. Arrancadas fulminantes, passes precisos e muita velocidade de raciocínio. Junto com Juan, o melhor em campo.
(Kleberson) - SEM CONCEITO: Ficou poucos minutos em campo.
Robinho - ÓTIMO: Hoje, jogou para o time, e sempre rende muito quando faz isso. E que belo gol ele fez. Gol de quem sabe o que faz com a bola.
(Gilberto) - SEM CONCEITO: Jogou pouco.
Luís Fabiano - BOM: Oportunista, mandou mais uma bola na rede neste Mundial. Se atrapalha com a bola às vezes, mas é um matador cruel quando está dentro da área.
(Nilmar) - REGULAR: Jogou até um tempo razoável, mas nem foi notado.
Tec: Dunga - ÓTIMO: Comandou a equipe na melhor partida da Seleção neste Mundial. Com a ausência de Felipe Melo, fez o que todo mundo pedia: colocou Ramires e tornou a saída de bola brasileira muito mais segura e de qualidade. Se não montou um timaço, fez o bastante para tornar o Brasil forte demais.


Direto da Redação









Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Eu gostei do futebol do Brasil. Jogou mais solto do que vinha jogando. Ramires e Daniel Alves (apesar de o último realmente não ter jogado bem) contribuíram muito para isso. E o futebol do Gilberto Silva até apareceu mais.

    Realmente os contra-ataques da Seleção é uma coisa agradável de ver. E com esse esquema, é fundamental ter manter o Ramires no lugar do Felipe Melo. É uma pena mesmo que o ex-cruzeirense tomou um cartão bobo e está fora da partida contra a Holanda.

    E dos conceitos, pode parecer perseguição, mas discordo demais do Robinho. Até entendo a importância dele no time, de preencher espaços, buscar bola, fazer tabelas... Mas como esse rapaz erra. Incrível. Pra mim um regular estaria de bom tamanho já.

    ResponderExcluir