
Pela frente, os habilidosos alemães encontraram uma forte defesa que, se estava desfalcada de Lukovic, foi comandada por Vidic, eleito um dos melhores zagueiros do mundo. Aos 12, a arbitragem começou a se mostrar rigorosa, ao mostrar cartão amarelo para Klose por uma jogada relativamente leve.
Os alemães, no entanto, sentiram dois golpes em menos de um minuto. O atacante alemão não aprendeu a lição. Aos 37, recebeu o segundo amarelo e, consequentemente, foi expulso. No lance seguinte, os sérvios fizeram boa trama ofensiva e conseguiram abrir o placar com Jovanovic.
Em vantagem, os sérvios voltaram para a segunda etapa dispostos a apostar no contra-ataque. Vidic, no entanto, quase complicou os planos da sua equipe, após colocar a mão na bola dentro da área. Podolski, por sua vez, desperdiçou a chance do empate.
Ficha do jogo
ALEMANHA 0 X 1 SÉRVIA
Local: Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth (AFS)
Data-Hora: 18/6/2010 - 8h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Alberto Undiano (ESP)
Assistentes: Fermin Martinez (ESP) e Juan Carlos Yuste Jimenez (ESP)
Público: 38.294 presentes
Cartão amarelo: Klose, Khedira, Lahm e Schweinsteiger (ALE); Ivanovic, Kolarov, Subotic e Vidic (SER)
Cartão vermelho: Klose 37'/1ºT (ALE)
Gols: Jovanovic 38'/1°T (0-1)
ALEMANHA: Neuer; Lahm, Mertesacker, Friedrich e Badstuber (Mario Gomez); Khedira, Schweinsteiger, Müller (Cacau) e Özil (Marin); Podolski e Klose. Técnico: Joachim Löw.
SÉRVIA: Stojkovic, Subotic, Ivanovic, Vidic e Kolarov; Ninkovic (Kacar), Kuzmanovic (Petrovic), Stankovic, Krasic e Jovanovic (Lazovic); Zigic. Técnico: Radomir Antic.
Fontes: Uol e Globo.com
Comentário da Redação
Sérvia fez o jogo ficar do seu jeito
A Alemanha fez bem mais do que eu esperava na primeira rodada, jogando um belo futebol e vencendo a Austrália por 4 a 0. A Sérvia, em contrapartida, me decepcionou ao jogar um futebol bem ruinzinho contra a Gana. Hoje, as seleções se enfrentaram, e foi um jogo que ficou mais dentro da expectativa que a maioria tinha antes de começar o Mundial.
Os sérvios conseguiram, na medida do possível, neutralizar a grande arma do adversário: a movimentação dos seus meias, que na estreia apareceram o tempo todo pelas pontas e criavam chances com muita facilidade. O árbitro também colaborava para isso, marcando várias faltinhas a todo momento e deixando o jogo amarrado.
Desta vez os alemães não conseguiram impor essa velocidade e, com posse de bola, trocavam passes sem a mesma objetividade do jogo passado. Não encontravam grandes espaços para fazer triangulações, tabelas... até aí, tudo tranquilo para o time de Joachim Löw, que tem um time com várias opções de jogadas e poderia deslanchar a qualquer momento.
Mas a situação da Alemanha ficou dramática em dois minutos, a partir dos 36 da etapa inicial. Klose, que já tinha cartão, não deve ter percebido que o juiz estava marcando qualquer coisa e dando cartão, e fez uma falta no meio-campo. Foi expulso. Não deu nem tempo de assimilar o que houve, e já saiu gol da seleção sérvia.
Pela circunstancias já seria um jogo muito legal na etapa inicial. Mas além de emocionante, foi muito bom! Mesmo com um a menos, a seleção alemã conseguiu criar chances e ficou perto do empate. A grande foi no pênalti para lá de idiota que o Vidic cometeu, colocando a mão na bola. Mas Podolski bateu mal e perdeu.
Os germânicos seguiram em busca do empate e, naturalmente, davam toda a liberdade para o adversário contra-atacar, deixando a partida eletrizante. Depois de três bolas na trave - duas do lado sérvio - o jogão ficou mesmo no 1 a 0 para os comandados de Radomir Antić.
Conceitos - ALEMANHA
Neuer - REGULAR: Não fez nenhuma defesa, e não teve culpa no gol.
Lahm - BOM: Apareceu na frente, se movimentou bastante e tentou tabelas.
Mertesacker - REGULAR: Seguro com a bola, saiu jogando bem.
Friedrich - REGULAR: Discreto, fez o simples.
Badstuber - PÉSSIMO: Tomou um baile do Krasic.
(Mario Gomez) - REGULAR: Mal pegou na bola.
Khedira - REGULAR: Faltou morder mais na marcação. Mandou uma bomba no travessão.
Schweinsteiger - REGULAR: Começou participativo, mas caiu de produção e apareceu pouco na frente.
Müller - PÉSSIMO: Cadê o jogador da estreia? Não acertou um cruzamento.
(Cacau) - REGULAR: Saiu algumas vezes da área e errou. Não recebeu na frente.
Özil - REGULAR: Teve alguns bons lampejos durante o jogo, mas, apático, errou mais do que acertou.
(Marin) - PÉSSIMO: Afobado, entrou errando tudo.
Podolski - PÉSSIMO: Errou passes bobos, perdeu um caminhão de gols e o pênalti. É curioso que ele procura bater muito forte na bola do que tentar tirar do goleiro, e no pênalti, ele simplesmente recuou para o goleiro. Vai entender...
Klose - PÉSSIMO: O jogador tem que sentir o clima do jogo, ver como está o árbitro, e ele não teve essa sensibilidade. Eu nem o expulsaria, mas o juiz já tinha mostrado que estava marcando tudo.
Téc: Joachim Löw - REGULAR: Individualmente, vários jogadores não estavam em um grande dia, e ele escolheu alguns para dar um sangue novo ao time.
SÉRVIA
Como não poderia ser diferente, um dos destaques da seleção sérvia (e eleito o melhor em campo pela FIFA) foi o goleiro Stojkovic, fundamental ao defender a cobrança de pênalti de Podolski. Mas o jogador que mais infernizou a vida dos alemães foi Krasic, que jogou aberto pela meia esquerda. Incisivo, deu trabalho "brincou" com o Badstuber e fez o cruzamento para o gol de Jovanovic, outro que fez muito boa partida.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário