Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Copa do Mundo 2010 > Sensação da primeira rodada, Alemanha perde para a Sérvia

* Podolski perde pênalti e Klose é expulso na derrota por 1 a 0 diante dos ex-iugoslavos

Sensação na primeira rodada da Copa do Mundo, a Alemanha acabou decepcionando sua torcida nesta sexta-feira ao ser derrotada por 1 a 0 pela Sérvia, na cidade de Porto Elizabeth, em duelo válido pelo Grupo D do torneio. Os germânicos controlaram o jogo, mas acabaram esbarrando em erros individuais de Klose e Podolski. O primeiro foi expulso de maneira boba ainda no primeiro tempo. O segundo desperdiçou um pênalti que, pelo menos, poderia ter empatado o confronto. Sem ter nada a ver com isso, os ex-iugoslavos se aproveitaram da vantagem numérica e conseguiram seus primeiros pontos na competição.

Pela frente, os habilidosos alemães encontraram uma forte defesa que, se estava desfalcada de Lukovic, foi comandada por Vidic, eleito um dos melhores zagueiros do mundo. Aos 12, a arbitragem começou a se mostrar rigorosa, ao mostrar cartão amarelo para Klose por uma jogada relativamente leve.

Os alemães, no entanto, sentiram dois golpes em menos de um minuto. O atacante alemão não aprendeu a lição. Aos 37, recebeu o segundo amarelo e, consequentemente, foi expulso. No lance seguinte, os sérvios fizeram boa trama ofensiva e conseguiram abrir o placar com Jovanovic.

Em vantagem, os sérvios voltaram para a segunda etapa dispostos a apostar no contra-ataque. Vidic, no entanto, quase complicou os planos da sua equipe, após colocar a mão na bola dentro da área. Podolski, por sua vez, desperdiçou a chance do empate.

Ficha do jogo
ALEMANHA 0 X 1 SÉRVIA

Local: Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth (AFS)
Data-Hora: 18/6/2010 - 8h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Alberto Undiano (ESP)
Assistentes: Fermin Martinez (ESP) e Juan Carlos Yuste Jimenez (ESP)
Público: 38.294 presentes
Cartão amarelo: Klose, Khedira, Lahm e Schweinsteiger (ALE); Ivanovic, Kolarov, Subotic e Vidic (SER)
Cartão vermelho: Klose 37'/1ºT (ALE)
Gols: Jovanovic 38'/1°T (0-1)

ALEMANHA: Neuer; Lahm, Mertesacker, Friedrich e Badstuber (Mario Gomez); Khedira, Schweinsteiger, Müller (Cacau) e Özil (Marin); Podolski e Klose. Técnico: Joachim Löw.

SÉRVIA: Stojkovic, Subotic, Ivanovic, Vidic e Kolarov; Ninkovic (Kacar), Kuzmanovic (Petrovic), Stankovic, Krasic e Jovanovic (Lazovic); Zigic. Técnico: Radomir Antic.

Fontes: Uol e Globo.com

Comentário da Redação
Sérvia fez o jogo ficar do seu jeito

A Alemanha fez bem mais do que eu esperava na primeira rodada, jogando um belo futebol e vencendo a Austrália por 4 a 0. A Sérvia, em contrapartida, me decepcionou ao jogar um futebol bem ruinzinho contra a Gana. Hoje, as seleções se enfrentaram, e foi um jogo que ficou mais dentro da expectativa que a maioria tinha antes de começar o Mundial.

Os sérvios conseguiram, na medida do possível, neutralizar a grande arma do adversário: a movimentação dos seus meias, que na estreia apareceram o tempo todo pelas pontas e criavam chances com muita facilidade. O árbitro também colaborava para isso, marcando várias faltinhas a todo momento e deixando o jogo amarrado.

Desta vez os alemães não conseguiram impor essa velocidade e, com posse de bola, trocavam passes sem a mesma objetividade do jogo passado. Não encontravam grandes espaços para fazer triangulações, tabelas... até aí, tudo tranquilo para o time de Joachim Löw, que tem um time com várias opções de jogadas e poderia deslanchar a qualquer momento.

Mas a situação da Alemanha ficou dramática em dois minutos, a partir dos 36 da etapa inicial. Klose, que já tinha cartão, não deve ter percebido que o juiz estava marcando qualquer coisa e dando cartão, e fez uma falta no meio-campo. Foi expulso. Não deu nem tempo de assimilar o que houve, e já saiu gol da seleção sérvia.

Pela circunstancias já seria um jogo muito legal na etapa inicial. Mas além de emocionante, foi muito bom! Mesmo com um a menos, a seleção alemã conseguiu criar chances e ficou perto do empate. A grande foi no pênalti para lá de idiota que o Vidic cometeu, colocando a mão na bola. Mas Podolski bateu mal e perdeu.

Os germânicos seguiram em busca do empate e, naturalmente, davam toda a liberdade para o adversário contra-atacar, deixando a partida eletrizante. Depois de três bolas na trave - duas do lado sérvio - o jogão ficou mesmo no 1 a 0 para os comandados de Radomir Antić.

Conceitos - ALEMANHA
Neuer - REGULAR: Não fez nenhuma defesa, e não teve culpa no gol.
Lahm - BOM: Apareceu na frente, se movimentou bastante e tentou tabelas.
Mertesacker - REGULAR: Seguro com a bola, saiu jogando bem.
Friedrich - REGULAR: Discreto, fez o simples.
Badstuber - PÉSSIMO: Tomou um baile do Krasic.
(Mario Gomez) - REGULAR: Mal pegou na bola.
Khedira - REGULAR: Faltou morder mais na marcação. Mandou uma bomba no travessão.
Schweinsteiger - REGULAR: Começou participativo, mas caiu de produção e apareceu pouco na frente.
Müller - PÉSSIMO: Cadê o jogador da estreia? Não acertou um cruzamento.
(Cacau) - REGULAR: Saiu algumas vezes da área e errou. Não recebeu na frente.
Özil - REGULAR: Teve alguns bons lampejos durante o jogo, mas, apático, errou mais do que acertou.
(Marin) - PÉSSIMO: Afobado, entrou errando tudo.
Podolski - PÉSSIMO: Errou passes bobos, perdeu um caminhão de gols e o pênalti. É curioso que ele procura bater muito forte na bola do que tentar tirar do goleiro, e no pênalti, ele simplesmente recuou para o goleiro. Vai entender...
Klose - PÉSSIMO: O jogador tem que sentir o clima do jogo, ver como está o árbitro, e ele não teve essa sensibilidade. Eu nem o expulsaria, mas o juiz já tinha mostrado que estava marcando tudo.
Téc: Joachim Löw - REGULAR: Individualmente, vários jogadores não estavam em um grande dia, e ele escolheu alguns para dar um sangue novo ao time.

SÉRVIA
Como não poderia ser diferente, um dos destaques da seleção sérvia (e eleito o melhor em campo pela FIFA) foi o goleiro Stojkovic, fundamental ao defender a cobrança de pênalti de Podolski. Mas o jogador que mais infernizou a vida dos alemães foi Krasic, que jogou aberto pela meia esquerda. Incisivo, deu trabalho "brincou" com o Badstuber e fez o cruzamento para o gol de Jovanovic, outro que fez muito boa partida.

Direto da Redação

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário