Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Copa do Brasil > Santos abre vantagem contra o Vitória, mas lamenta chances desperdiçadas

* Neymar marca um e perde pênalti com cavadinha

Foi bom, mas poderia ter sido melhor. Com um futebol envolvente, volume de jogo grande e alguns lampejos de arte, o Santos relembrou um pouco do que fez no primeiro semestre e derrotou o Vitória por 2 a 0, nesta quarta-feira, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil 2010. E se fosse 3, 4 ou 5, não seria absurdo.

Na próxima quarta, em Salvador, o time Rubro-Negro recebe o Peixe e precisará vencer por três gols de diferença para conquistar o título. Vitória por 2 a 0 leva o jogo para os pênaltis. O Santos está muito perto do título.

Pressionando desde o primeiro minuto de jogo, o Santos alcançou o primeiro gol aos 14 minutos de partida. Pará cruzou, a bola atravessou a área e Neymar apareceu bem para empurrar a bola, meio de peito, meio de barriga, para o gol. Peixe na frente, 1 a 0. Antes, aos 11, ganso já havia carimbado a trave do goleiro Lee em cobrança de falta.

A partir daí, o Santos passou a perder um caminhão de chances para ampliar a vantagem. Aos 17, Robinho, de primeira, mandou um belo chute após passe de Alex Sandro, mas a bola foi pra fora. Aos 38, André recebeu de Neymar, teve tempo de girar dentro da área, mas concluiu muito mal.

A cavadinha que deu errado

Veio o segundo tempo e nada mudou na partida. o Santos seguiu mandando no jogo, enquanto o Vitória assistia passivamente a um massacre alvinegro. Logo aos cinco minutos, Neymar tentou concluir um cruzamento de primeira, dentro da pequena área, mas a bola subiu. Dois minutos depois, André cruzou para Ganso, e o camisa 10 não conseguiu empurrar a pelota para o gol vazio, também dentro da pequena área.

De tanto insistir, o Santos foi premiado com um pênalti aos 26 minutos. Neymar driblou o zagueiro Wallace e foi derrubado. O próprio camisa 11 foi para a cobrança e... deu vexame. Tentou uma cavadinha, ao melhor estilo Loco Abreu, Zidane, Djalminha, mas o goleiro Lee estava espero e parou no meio do gol. Bola nas luvas do arqueiro baiano e decepção na Vila.

O torcedor santista só pôde soltar o grito da garganta, entalado desde o primeiro gol, aos 38 minutos. Marquinhos, que acabara de entrar em campo, bateu falta com maestria e fez 2 a 0. Zé Eduardo teve mais duas chances incríveis aos 43 minutos, mas parou no incrível goleiro Lee, em noite inspirada.

Ficha do jogo
SANTOS 2 X 0 VITÓRIA

Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/hora: 28/07/2010 - 21h50
Árbitro: Leonardo Gaciba (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Roberto Braatz (PR)
Renda/público: R$1.151.380,00 - 14.060 pagantes
Cartões amarelos: Anderson Martins, Schwenk, Ramon e Vanderson (Vitória) Durval, Pará, Bruno Aguiar e Zé Eduardo (Santos)
Gols: Neymar 14'/ 1°T; Marquinhos 38'/2°T

SANTOS: (4-3-3) - Rafael, Pará, Bruno Aguiar, Durval e Alex Sandro; Arouca, Wesley e Paulo Henrique Ganso (Marquinhos); Robinho (Zé Eduardo), Neymar e André (Marcel). Técnico: Dorival Júnior.

VITÓRIA: (4-4-2) - Lee; Rafael (Bida), Wallace, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Neto Coruja, Fernando (Gabriel) e Ramon (Renato); Elkeson e Schwenck. Técnico: Ricardo Silva.


Comentário da Redação
Não acabou hoje, mas poderia

A sensação do torcedor santista após essa vitória de 2 a 0 é de alívio. Não seria absurdo nenhum, pelo que foi o jogo, se o placar tivesse sido 5 a 0. Mas o medo maior era que o jogo ficasse no 1 a 0, o que seria um tremendo absurdo. Um time entrou em campo para atropelar, o outro para ser atropelado.

Não existe comparação entre Santos e Vitória. O time da Vila é fantástico, fora de série. Hoje, novamente os principais jogadores não estiveram tão bem, mas cada lampejo já garante algo que nenhum outro time do Brasil tem. O Rubro-Negro, por sua vez, jogou com muita dedicação, mas passou longe de levar qualquer perigo.

E não foi nem aquela situação de uma equipe que se fecha e complica as coisas para o adversário de mais técnica. O Vitória, mesmo marcando bem, deu espaço, principalmente pelas laterais, e o Santos soube explorar muito bem isso. Só não soube marcar os tais cinco gols que eu falei.

A final ainda está aberta, ainda mais com a pressão que deverá vir das arquibancadas no Barradão. Só que a missão do Vitória é muito difícil. O time é limitado e terá de se preocupar também em não sofrer gols, o que será quase impossível. Resumindo: o Santos está bem perto do caneco.

Mais calma com o Neymar

Neymar teve a grande chance de ampliar a vantagem e perdeu um pênalti. Tentou uma cavadinha e se deu muito mal. O problema é que as pessoas aproveitam o momento e se esquecem rápido das coisas. Se ele convertesse a cobrança, seria um gênio, como foi Loco Abreu na Copa do Mundo, há um mês. Como errou, é um irresponsável. Calma lá!

O menino teve personalidade, tentou fazer o gol do jeito que costuma treinar, mas errou. Muito mais mérito para o goleiro Lee, o craque do jogo. Também acho que não era a melhor hora para bater um pênalti assim, mas também não acho que o Abreu deveria ter feito aquilo que fez contra Gana.

Lembrem-se: estamos falando de um menino de 18 anos, que ainda não está totalmente preparado para ser tão importante quanto já é hoje. Aliás, artilheiro da Copa do Brasil, 11 gols.

Conceitos - SANTOS

Rafael -BOM: Foi pouco exigido, mas estava seguro.
Pará - ÓTIMO: Um dos melhores em campo. Não só marcou com raça e vontade, como também participou de ótimas jogadas de ataque. Inclusive, deu o passe para o gol do Neymar.
Bruno Aguiar - BOM: Começou bem estabanado, mas até que se tranquilizou e fez boa partida.
Durval - BOM: Dono da zaga, só falhou quando tentou alguns botes longe da área.
Alex Sandro - ÓTIMO: Teve uma participação muito importante na partida, principalmente na marcação. Mesmo tendo vocação ofensiva, não deixou espaço pelo seu setor quando o Vitória ia ao ataque. E também levou perigo no ataque.
Arouca - EXCELENTE: Um monstro, como sempre. Só não foi o melhor do jogo porque tinha o Lee do outro lado...
Wesley - ÓTIMO: Voltou a jogar muito. Estava em todos os cantos do campo.
Paulo Henrique Ganso - REGULAR: Não foi a melhor apresentação do camisa 10 pelo Santos. Alguns bons lampejos e só.
(Marquinhos) - BOM: Ficou pouco tempo em campo, mas o bastante para fazer um gol fundamental. Acredito que será titular no jogo de Salvador.
Robinho - BOM: Foi um completo coadjuvante, mas eu já disse várias vezes aqui que só espero isso dele. Queria mais, só que não sei se ele ainda pode oferecer.
Zé Eduardo - BOM: Entrou querendo jogo. Sofreu a falta que resultou no gol do Marquinhos.
Neymar -REGULAR: Alguém mais empolgado daria uma PÉSSIMO, mas não eu. Entendo o garoto e não vou criticá-lo apenas por um pênalti perdido. Se movimentou bem durante a partida, fez um gol, cavou um pênalti... só faltou ter um pouco mais de maturidade para saber definir o jogo naquele momento.
André - PÉSSIMO: Infelizmente, seu futebol sumiu. Azar do Santos e do Dínamo.
Marcel - SEM CONCEITO: Ficou um bom tempo em campo, mas não viu a cor da bola.
Téc: Dorival Júnior - REGULAR: Achei que foi mal nas três substituições, pelo momento escolhido para elas e pelos jogadores que saíram. Mas foi bem ao preservar o Neymar, inclusive na entrevista coletiva. É isso que faz um líder. E essa liderança será fundamental para fazer com que a equipe entre voando no jogo de volta e assegure o título.

VITÓRIA

O Vitória sentiu a pressão da final, na Vila, e não jogou nada! Foi um apanhando de apresentações regulares ou péssimas. Caso do meia Ramon, articulador da equipe e que se escondeu o tempo todo. Pobre dos atacantes, que não tiveram uma chance sequer. Ao menos, o time baiano teve uma coisa boa: o goleiro Lee, que substituiu Viáfara em grande estilo e foi o nome do jogo com defesas incríveis, como a do pênalti de Neymar. Nota 10 pra ele.

Direto da Redação










Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário