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quarta-feira, 28 de julho de 2010

F1 > Paddock da Redação

A FIA tem de agir agora

Quem acompanha a Fórmula 1 sabe que o que aconteceu no GP da Alemanha, no domingo, com a Ferrari, é absolutamente normal. As equipes investem centenas de milhões de euros em equipamento, tecnologia, pilotos, staff... tudo para levar um carro ao título mundial. Eles têm o direito de priorizar um piloto. Automobilismo é o único esporte que coloca companheiros como adversários, mas eles defendem um mesmo interesse e isso deve ficar claro.

Isso posto, que fique bem claro que não estou defendendo a Ferrari no caso da troca entre Felipe Massa e Fernando Alonso. Estou dizendo que isso pe normal no "circo" da Fórmula 1, não que seja honesto. Existem outras formas de priorizar um ou outro e não é necessário dar um vexame público como fizeram os comandantes da escuderia italiana.

Aliás, eu não entendi nada dessa atitude ferrarista. Todo mundo sabe que eles fazem isso desde aquela situação bizarra de Rubens Barrichelo e Michael Schumacher, na Áustria, em 2002. Só que fazem de forma velada. Por exemplo, nos boxes, no momento da troca de pneus e do antigo reabastecimento.

Enfim, sem entender o porquê dessa atitude tão mal planejada, espero apenas que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tome as devidas medidas para impedir que isso aconteça novamente. Esse é o momento de agir.

Além da multa já aplicada (100 mil dólares), haverá um julgamento que pode desclassificar os dois pilotos da Ferrari do GP da Alemanha. Assim, a escuderia perderia 43 pontos de uma só vez. Eu sou a favor até de uma perda de pontos maior, uma punição de verdade, exemplar.

Por mais normal que seja isso, não se pode fazer de forma tão escancarada. Não é à toa que a Fórmula 1 vem perdendo tantos adeptos nos últimos anos.

Espero que a FIA aja e que estabeleça um jurisprudência para evitar que situações como estas se repitam.

Coitadinho?

Eu sei que a imprensa brasileira adora tratar nossos esportistas de não tanto sucesso como coitadinhos, mas uma hora isso tem de mudar! O Massa foi o mais prejudicado pela manobra da Ferrari, mas ele não é coitadinho. O problema é que ele não tem a força que teria o Alonso, por exemplo, para dizer não aos seus engenheiros.

E outra: se ele não quiser passar por isso novamente, basta brigar pelo título. Aí, ninguém vai tentar prejudicá-lo.

A única coisa engraçada é o envolvimento de Fernando Alonso nos mais recentes escandalos da F1 - foi beneficiado também com a batida de Nelsinho Piquet, em 2008, no GP de Cingapura. Nos dois, ao que tudo indica, foi passivo. Mas é de se desconfiar...


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* A coluna Paddock da Redação traz bastidores e análises da Fórmula 1 e do automobilismo em geral.


Direto da Redação









Colunista: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

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