Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 29 de agosto de 2010

Campeonato Brasileiro > Palmeiras vence e afunda o Galo

* Verdão se recupera após vexame de aniversário

Após uma derrota vergonhosa para o Atlético-GO (como o próprio técnico Felipão definiu) no dia em que completava 96 anos, o Palmeiras se recuperou diante de outro Atlético, o mineiro. Jogando em Ipatinga, o Verdão derrotou o Galo por 2 a 1, de virada, neste domingo.

O resultado foi ótimo para o Palmeiras, que alcançou os 23 pontos e agora é o nono colocado, dois pontos atrás da zona de classificação para a Libertadores 2011. O Atlético, entretanto, continua na zona de rebaixamento. São apenas 14 pontos em 17 rodadas, e a 18ª posição.

Depois de um primeiro tempo sem gols, as equipes levaram emoção ao torcedor na etapa final. Aos sete minutos, Neto Berola foi lançado por Serginho e bateu na saída de Marcos, colocando o Atlético em vantagem.

Só que que aos 21 minutos, o Palmeiras chegou ao empate. Luan bateu forte da entrada da área, Fábio Costa rebateu e Marcos Assunção se aproveitou do rebote para marcar. E aos 31, virada verde. Assunção deu bom passe para Kléber, que não perdoou: 2 a 1. E foi só.

Ficha do jogo
ATLÉTICO-MG 1 X 2 PALMEIRAS

Estádio: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data/hora: 29/8/2010 às 16(horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Dilbert Pedrosa Moises (Fifa-RJ) e Ricardo M. F. de Almeida (RJ)
Público/Renda: 11.120 pagantes - R$ 51.840,00
Cartões amarelos: Méndez, Réver (ATL); Kleber (PAL)
Gols: Neto Berola, aos 7'2T(1-0); Marcos Assunção, aos 21'2T(1-1); Kleber, aos 31'2T(1-2)

ATLÉTICO-MG: Fábio Costa; Rafael Cruz, Werley, Réver e Eron; Rafael Jataí, Méndez (Sérginho, intervalo), Diego Souza(Fabiano, aos 28'2T) e Ricardinho; Diego Tardelli e Neto Berola (Ricardo Bueno, aos 24'2T). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

PALMEIRAS: Marcos; Maurício Ramos, Danilo e Fabrício (Tinga, aos 18'2T); Márcio Araújo, Edinho, Pierre, Marcos Assunção(Patrick, aos 43'2T), Valdivia (Luan, aos 18'2T) e Rivaldo; Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari.


Comentário da Redação
A "coragem" deu a vitória ao Palmeiras

Eu até entendo que Felipão tenha preferido colocar seu time BEM recuado diante do Atlético. O Palmeiras entrou em campo com três zagueiros, cinco volantes (dois deles jogaram como alas), um meia e um atacante. Pela fase que atravessa, é bom mesmo que o time comece a se acertar na retaguarda.

Porém, o Galo está em fase muito pior e não mete medo em ninguém. Em 45 minutos de partida isso ficou evidente, mas Felipão preferiu manter o ferrolho. Só abriu mão disso após sofrer o gol do Atlético, marcado pelo bom Neto Berola. O treinador foi minimamente ousado e tirou o zagueiro Fabrício, que fez péssima partida, para colocar Tinga - que não pode ser reserva.

Luan também entrou no jogo e foi dele a bomba que Fábio Costa não segurou. A bola sobrou para Marcos Assunção, o nome do jogo, que empatou a partida. No 4-4-2, o Atlético não viu mais a cor da bola e outra boa jogada de Assunção, Kléber garantiu três pontos ao Palmeiras.

O próximo jogo do Palmeiras é contra o líder Fluminense, no Maracanã e a tendência é que Felipão repita o 3-6-1. Não é a formação que mais me agrada, mas talvez seja a pedida para esse momento ainda turbulento.

E para não passar em branco, foi lamentável o rodízio de faltas que o Galo aplicou em Valdívia. O chileno sofreu mais de dez faltas na partida e o arbitro Marcelo de Lima Henrique fingiu que não viu.

Conceitos - PALMEIRAS

Marcos - BOM: Foi exigido algumas vezes e se garantiu. Não pôde evitar o gol atleticano.
Maurício Ramos - REGULAR: Estava meio perdido entre os três zagueiros. Não sabia se dava o combate ou ficava.
Danilo - BOM: Foi o mais firme da defesa. Na sobra, fez bom papel.
Fabrício - PÉSSIMO: Deu até dó. Todas as jogadas de perigo do Atlético surgiram pelo lado esquerdo da zaga, onde estava Fabrício. E ele não viu a cor da bola.
(Tinga) - BOM: Entrou bem no jogo, como sempre. Tem que ser titular.
Márcio Araújo - REGULAR: Pela direita, foi discreto e protegeu mais a marcação.
Edinho - REGULAR: Não ficou muito bem definida a posição do Edinho em campo. Esse é o problema de muitos jogadores de marcação. Chega uma hora em que um fica marcando o outro.
Pierre - BOM: Está mais acostumado à função e logo se encaixou no esquema defensivo.
Marcos Assunção - ÓTIMO: Jogou demais! Melhor partida dele pelo Palmeiras. Foi o camisa 10 da equipe, com toque de bola, cadência, bons passes para os atacantes e até gol.
(Patrick) - SEM CONCEITO: Entrou no finalzinho.
Valdivia - BOM: Não fez uma partida ruim. Tentou o que foi possível, apesar de muito sacrificado pelo esquema tático, jogando como atacante. E apanhou o jogo inteiro!!! Uma vergonha.
(Luan) - BOM: Era o atacante que faltava para incomodar a defesa do Galo e abrir espaços para o Kléber sair da área.
Rivaldo - PÉSSIMO: A lateral-esquerda não é a dele. Levou um baile do Neto Berola no primeiro tempo e só melhorou depois que o atacante atleticano saiu do jogo.
Kleber - BOM: Vinha em atuação discreta, mas melhorou muito com a entrada do Luan. Saiu mais da área e em boa movimentação marcou o gol da vitória.
Téc: Luiz Felipe Scolari - BOM: Como disse, entendo o 3-6-1. E apesar da demora para perceber que era possível arriscar mais, mexeu bem. Felipão tem muitos volantes, poucos meias e nenhum centroavante. Precisa adaptar o time a essa situação.

ATLÉTICO-MG

Neto Berola foi o nome do jogo pelo lado atleticano. Criou as melhoras jogadas pelo lado direito e marcou o gol do Galo na partida. Mas jogou, praticamente, sozinho. Quando deixou o campo, o time desmoronou. Os medalhões Tardelli e Diego Souza mantiveram o mal futebol que vêm apresentando neste campeonato. Impressionante também o zagueiro Rever, a quem reputo como ótimo jogador, mas que está terrível no Atlético. E Luxemburgo? Esse precisa se benzer...

Direto da Redação









Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário