Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Campeonato Brasileiro > Presente para o rival

* Palmeiras arranca empate com o Flu, no Maraca, e ajuda o Corinthians

Em sua última partida no Maracanã, o Fluminense empatou com o Palmeiras por 1 a 1 após sofrer gol nos acréscimos. A equipe carioca deu adeus ao estádio nesta quarta-feira, que será fechado para as obras da Copa do Mundo. Com o empate, o Verdão acabou ajudando seu rival no dia em que completou 100 anos de vida. O time alvinegro não atua neste meio de semana devido às comemorações do centenário do clube.

Jogando em casa, o Fluminense buscou imprimir um ritmo intenso de jogo, e conseguiu chegar ao gol aos 15 minutos. Aos 15, Diogo encontrou Washington em boa condição na área. Livre para marcar, o Coração Valente se enrolou todo e foi desarmado. Mas a bola sobrou limpa para Conca, que chutou cruzado com força. No meio do caminho, Emerson dominou e chutou para abrir o placar.

Após o gol, o Tricolor se tornou mais cauteloso. Tanto Fluminense quanto Palmeiras não mostravam criatividade, mas até por estar atrás no placar, era a equipe alviverde que tinha mais a iniciativa do jogo. Perto do fim do jogo, o Flu ainda teve uma grande chance de definir o jogo, quando Leandro Euzébio recebeu cruzamento de Conca e cabeceou no cantinho para ótima defesa de Marcos.

Mas era o o Verdão que pressionava em busca do empate. E depois de muito insistir, conseguiu. Aos 48, Ewerthon, que substituiu Valdivia, aproveitou falha da zaga adversária, que havia acabado de perder um jogador - Leandro Euzébio foi expulso pelo segundo amarelo -, e mandou para o fundo da rede.

Ficha do jogo
FLUMINENSE 1 X 1 PALMEIRAS

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 1/9/2010 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Marcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Julio Cesar Rodrigues Santos (RS)
Renda e público: R$ 433. 579,00 / 15.279 pagantes
Cartões amarelos: Belletti, Leandro Euzébio, Emerson (FLU); Edinho, Pierre, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Danilo (PAL)
Cartões vermelhos: Leandro Euzébio, 46'/2ºT (FLU)
Gols: Emerson, 15'/1ºT (1-0) ; Ewerthon, 48'/2ºT (1-1)

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Thiaguinho, Gum, Leandro Euzébio e Júlio César; Diogo (Belletti), Fernando Bob, Deco e Conca; Emerson (Andre Luis) e Washington. Técnico: Muricy Ramalho

PALMEIRAS: Marcos; Márcio Araújo, Maurício Ramos, Danilo e Fabrício (Luan); Pierre (Tinga), Edinho, Marcos Assunção, Rivaldo e Valdívia (Ewerthon); Kleber. Técnico: Luis Felipe Scolari

Foto: Globoesporte.com

Os outros resultados
Vitória 0 x 0 Internacional
Grêmio 1 x 0 Guarani (Jonas)
Prudente 0 x 1 Botafogo (Maicosuel)
Goiás 1 x 3 Atlético-MG (Bernardo; Obina (2) e Diego Souza)
Atlético-PR 2 x 1 Ceará (Branquinho e Chico; Magno Alves)
Cruzeiro 1 x 0 Flamengo (Robert)


Comentário da Redação
Flu não teve atitude de líder de novo

Acompanhei os últimos três jogos do Fluminense, esse contra o Palmeiras, e digo: os cinco pontos conquistados dos nove em disputa, foram até demais pelo futebol que a equipe produziu. Isso não quer dizer, entretanto, que tenha sido bom. Pelo contrário, dois empates seguidos em casa é muito ruim para um time que está lutando pelo título.

O fato é que o Tricolor não tem tido postura de líder. Contra o São Paulo foi completamente dominado no primeiro tempo, e nesta quarta-feira também deixou o adversário jogar a vontade. O Verdão só não deu mais trabalho do que já deu porque o time, cheio de volante e sem um parceiro para o Kléber, não teve muita capacidade.

Vendo o espaço que os donos da casa deram para o seu time na etapa inicial, Felipão poderia ter soltado mais o time, já que estava perdendo. Colocou o Tinga no lugar do Pierre, mas a entrada do Ewerthon poderia ter vindo também no intervalo, para tentar fazer o Kleber render mais.

Isso foi acontecer durante a etapa final, quando Ewerthon e Luan foram à campo para formar um trio de ataque com o Gladiador. Vendo isso, a equipe de Muricy Ramalho recuou, se contentando apenas em dar chutão para a lateral, bicão para o alto, esperando a partida terminar. Quase deu certo.

Mas aos 48, Ewerthon ajudou o Corinthians, seu ex-time, ao marcar o justo gol de empate no Maracanã. Depois da humilhante derrota para o Atlético-GO, o time alviverde voltou a mostrar a raça daquela vitória épica pela Sul-Americana, e conseguiu dois bons resultados fora de casa. E não seria nenhum absurdo se tivesse saído com a vitória hoje. Mas não dá para negar: faltou qualidade para isso.

Conceitos - FLUMINENSE

Fernando Henrique - REGULAR: Irregular novamente. Vinha bem até tomar o gol. Não pode deixar o Ewerthon dominar com a aquela tranquilidade.
Thiaguinho - BOM: Substituiu muito bem o Mariano.
Gum - BOM: Deu um apagão nele no final e foi um dos responsáveis pela expulsão do seu parceiro de zaga (errou uma saída de bola), mas fez uma partida muito boa. Marcou muito bem o Kleber.
Leandro Euzébio - REGULAR: Fez um bom primeiro tempo. Na etapa final, "pediu" para ser expulso, e conseguiu.
Júlio César - PÉSSIMO: Fez só uma boa jogada na partida inteira. Foi completamente nulo na defesa e no ataque.
Diogo - BOM: Estava bem até ser substituído, por contusão.
(Belletti) - BOM: Ligado no jogo e raçudo, nem parecia o jogador da partida contra o São Paulo.
Fernando Bob - REGULAR: É daqueles jogadores "invisíveis". Só faz o simples, que é tocar de lado.
Deco - REGULAR: Fez uma etapa inicial muito boa, participando bastante do jogo. Caiu demais nos 45 minutos finais.
Conca - BOM: Não foi brilhante, porém, participou dos lances mais perigosos do Flu, inclusive o do gol.
Emerson - BOM: Costuma dar mais trabalho do que deu hoje, mas demonstrou a sua importância para o time, com mais um gol. São seis gols em sete jogos pelo clube das Laranjeiras. Belíssima média do Sheik!
(Andre Luis) - SEM CONCEITO: Entrou aos 42 minutos, e teve o azar de participar do lance do gol. Mas não dá para culpa-lo.
Washington - PÉSSIMO: Foi o jogador que o são-paulino tanto criticava. Deu caneladas e mais caneladas, e errou praticamente tudo que tentou no ataque.
Téc: Muricy Ramalho - PÉSSIMO: Não há o que reclamar da escalação inicial do treinador. Mas além de raramente mexer no time (as duas de hoje, para variar, foram por obrigação) para mudar alguma situação, teve coragem de falar na entrevista coletiva que o resultado foi injusto porque o Fluminense teve mais chances de gols. Que jogo ele viu?

PALMEIRAS

Marcos - BOM: Sem culpa no gol, fez uma boa defesa em chute de Conca e esteve seguro.
Márcio Araújo - REGULAR: Não comprometeu na zaga, e foi nulo no apoio.
Maurício Ramos - BOM: Simples e firme na marcação.
Danilo - BOM: Começou confuso, mas se acertou.
Fabrício - REGULAR: Perdido na função, foi esforçado e fez o que pôde.
(Luan) - BOM: Rápido, caiu bem pelo lado esquerdo.
Pierre - BOM: Foi bem enquanto esteve em campo, mas foi correto a sua saída. Ele já tinha cartão amarelo, e o Felipão tinha que soltar mais o time mesmo.
(Tinga) - REGULAR: Eu esperava que ele desse um ritmo mais acelerado ao time, mas seguiu a mesma coisa.
Edinho - BOM: Bem na marcação e até mesmo na saída de bola, foi dele o passe (de cabeça) para o gol do Ewerthon.
Marcos Assunção - BOM: Marcou e foi o grande articulador do time.
Rivaldo - REGULAR: É outro confuso, e atrapalhado. Mas jogou direitinho.
Valdívia - REGULAR: Ainda se readaptando, participou mais do jogo no primeiro tempo, e sumiu na etapa final.
(Ewerthon) - BOM: Fez "apenas" o gol do empate.
Kleber - REGULAR: Correu e brigou muito, mas foi bem marcado, e sozinho na frente fica complicado.
Téc: Luis Felipe Scolari - REGULAR: Vejo o Felipão no jogo de hoje de forma bem semelhante a que o meu amigo Ricardo analisou contra o Atlético-MG. A estratégia tem dado certo, e o Palmeiras teve uma atuação até boa no Maracanã. Só que faltou soltar o time mais cedo novamente, tentar dar mais poder ao ataque durante maior tempo... o empate veio, mas por detalhe, apenas nos acréscimos.

Direto da Redação












Redator:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário