Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Campeonato Brasileiro > Soberano, Vasco vence e amplia crise no Timão

* Zé Roberto e Eder Luís marcam os gols da vitória em São Januário: 2 a 0

Em duelo válido ainda pelo 1º turno (adiado para as celebrações do centenário corintiano), o Vasco venceu por 2 a 0, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro, e deixou o Corinthians em situação delicada na luta pelo título. Agora com 41 pontos, o time de Paulo César Gusmão pulou para 11ª colocação, aspirando uma vaga na Copa Sul-Americana de 2011. Já o Timão, há seis jogos sem vencer, segue na terceira colocação, com 49 pontos.

No primeiro tempo, a equipe de São Januário foi soberana e a vitória foi construída rapidamente. Aos dez minutos. Carlinhos fez bom cruzamento da esquerda e Zé Roberto, sozinho em posição de impedimento, completou para a rede. De qualquer maneira, a zaga corintiana nada fez para tentar evitar o gol. Parou, como se estivesse em pane.

Aos 21, novamente o Vasco soube aproveitar as falhas defensivas do rival novamente. Felipe deu ótima assistência para Eder Luis na direita. O atacante entrou em velocidade na grande área e chutou colocado, no canto esquerdo de Julio Cesar. Sem esboçar reação, a equipe do Parque São Jorge voltou para casa com mais uma derrota na bagagem.

Ficha do jogo
VASCO 2 X 0 CORINTHIANS

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 13/10/2010 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Roberto Braataz (PR) e Enio Ferreira de Carvalho (DF)
Renda e público: R$ 207.070,00 / 9.285 pagantes
Cartões amarelos: Jumar (VAS); Jucilei, Paulinho, Boquita (COR)
Gols: Zé Roberto 10'/1ºT (1-0) e Eder Luis 21'/1ºT (2-0)

VASCO: Fernando Prass, Irrazábal, Cesinha, Dedé e Carlinhos (Renato Augusto 27'/2ºT); Jumar, Rafael Carioca, Fellipe Bastos (Allan 21'/2ºT) e Felipe; Zé Roberto (Jonathan 45'/2ºT) e Eder Luis - Técnico: Paulo César Gusmão.

CORINTHIANS: Julio Cesar, Alessandro (Boquita 30'/1ºT), Chicão, William e Roberto Carlos; Jucilei, Paulinho, Elias (William Morais 25'/2ºT) e Danilo; Iarley e Souza (Defederico 12'/2ºT) - Técnico: Fábio Carille.


Comentário da Redação
Passividade impressionante do Corinthians!

Se contra adversários do nível de Ceará e Atlético-GO no Pacaembu, o sistema defensivo do Corinthians tomou um sufoco tremendo, era difícil acreditar que contra o rápido ataque do Vasco, comandado por Eder Luís, seria diferente. Deu a lógica.

Com 20 minutos, os donos da casa já venciam por 2 a 0 sem ter feito esforço. Um pouco antes do segundo gol, Iarley perdeu gol inexplicável, que poderia ter mudado a situação da partida. Porém, foi só. O que eu não esperava é a impressionante passividade do Timão a partir dali, sem o mínimo poder de reação.

Se as atuações anteriores foram vergonhosas pela desorganização digna de várzea, a de hoje conseguiu ser pior por outro motivo. Faltou respeito com a camisa do clube. Incrível como depois de cinco jogos sem ganhar e com perda de técnico, os jogadores corintianos jogam como se fosse um amistoso. Sem brio, coração, raça... Uma palhaçada!

Percebendo isso, a equipe carioca esperou apenas o tempo passar para garantir a vitória tranquila. Com essa nova derrota, mais pelo futebol do pela pontuação, eu arrisco dizer que o título está perdido. E pior, a vaga no G-3, que parecia garantida, está bastante em risco.

A postura da equipe corintiana nesta quarta-feira não foi nada é normal. Por tudo o que houve nos últimos dias e semanas, é muito possível que haja mais coisas por trás desse futebol ruim e apático. Se o Penta e a vaga na Libertadores forem realmente por água abaixo, aposto que explicações atualmente obscuras surgirão.

Enfim, pela pontuação, até por ter o confronto direto contra o Cruzeiro no Pacaembu (será que isso é bom?), ainda há esperança. Mas acho muito improvável. Essa sequencia de jogos sem vencer era justamente a aposta para disparar na liderança, pois a tabela foi boa. Agora, realmente, só acredito (em título) vendo.

Conceitos - CORINTHIANS

Júlio César - REGULAR: Sem culpa nos gols.
Alessandro - PÉSSIMO: Uma lástima nos 20 minutos em que esteve em campo. Éder Luís agradece.
(Boquita) - PÉSSIMO: Nulo em campo, mas sem deixar de errar seus passes.
Chicão - PÉSSIMO: Sem ritmo de jogo, deixou a desejar nos passes e deixou espaços.
William - REGULAR: Lento como de costume e mal posicionado, porém, foi bem na saída de bola e mostrou brio, saindo da defesa no final e indo ao ataque para tentar mudar a postura do time.
Roberto Carlos - REGULAR: Não comprometeu. Fez o simples.
Jucilei - REGULAR: Melhorou um pouco quando passou a jogar de lateral-direito, mas não foi, em momento algum, um jogador diferenciado como antes.
Paulinho - PÉSSIMO: Desengonçado e muito inseguro nos passes.
Elias - PÉSSIMO: Sumido e acomodado. Tem a desculpa de ter jogado segunda-feira pela seleção, mas isso não faz a avaliação melhorar.
(William Morais) - REGULAR: Não conseguiu mudar nada.
Danilo - REGULAR: Inoperante jogando pelo lado esquerdo o tempo todo. Eu o testaria mais centralizado. Ao menos não parou de correr, e deu cruzamento perfeito para o Iarley, que perdeu de forma bizarra.
Iarley - PÉSSIMO: Perdeu mais um gol incrível no campeonato. Lamentável.
Souza - PÉSSIMO: Inútil em campo, ainda saiu de campo fazendo gestos obcenos para a torcida adversária. Pra quê?
Defederico - REGULAR: Idem ao William Morais.
Téc: Fábio Carille - PÉSSIMO: Foi mal nesse primeiro jogo. Quando saiu Alessandro, com o placar já em 2 a 0, o óbvio era colocar o Defederico e não o Boquita. Aí, quando colocou o argentino, já não era para ter tirado o Souza, por mais inútil que ele tenha sido. Era hora de ser mais ousado!

VASCO

Fernando Prass - BOM: Um mero espectador durante quase toda a partida, fez grande defesa em chute de Jucilei.
Irrazábal - REGULAR: Bem na marcação, discreto no apoio.
Cesinha - BOM: Muito firme e seguro.
Dedé - ÓTIMO: Mais uma grande partida de um dos melhores zagueiros do campeonato.
Carlinhos - BOM: Foi bem na chegada ao campo de ataque. Deu um belo cruzamento para o gol do Zé Roberto.
(Renato Augusto) - REGULAR: Entrou nervoso, inseguro.
Jumar - REGULAR: Mal na saída de bola, não teve grandes problemas na marcação.
Rafael Carioca - BOM: Voltou a jogar muito bem. Marca e sai com qualidade.
Fellipe Bastos - PÉSSIMO: Errou muitos passes, e fez um segundo tempo muito ruim.
(Allan) - BOM: Entrou bem no jogo, deu sangue novo ao time.
Felipe - ÓTIMO: Foi o maestro do time. Que passe fantástico para o Eder Luís fazer o segundo gol!
Zé Roberto - BOM: Fez o gol e levou muito perigo. Tem ido bem de atacante, às vezes até de centroavante.
(Jonathan) - SEM CONCEITO: Entrou já nos acréscimos.
Eder Luis - ÓTIMO: Está em grande fase e jogou muito nesta quarta-feira novamente. É outro que está sendo responsável por uma coisa que não estava acostumado, que é de ser artilheiro.
Téc: Paulo César Gusmão - BOM: Sem um artilheiro nato, tem feito milagre com o ataque do Vasco. E ainda é chamado de "rei dos empates"...

Direto da Redação












Redator:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário