Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Campeonato Brasileiro > Timão e Fla empatam no Engenhão

* Ronaldo abre o placar no primeiro tempo, mas Diogo empata na etapa final: 1 a 1

Estava tudo do jeito que Ronaldo queria. Provocado mais uma vez pela torcida do Flamengo (com direito a contratação de travestis por flamenguista), o Fenômeno deu o troco com um gol marcado, mas o Corinthians sofreu o empate contra o rival carioca e perdeu a chance de se tornar líder isolado do Campeonato Brasileiro. O empate em 1 a 1 no Engenhão, o Timão assume a vice-liderança com os mesmos 54 pontos de Fluminense e Cruzeiro, entretanto, agora com uma partida a mais. Já o Flamengo chega aos 39 e continua correndo riscos de rebaixamento.

Mais lúcido no jogo, o Corinthians conseguiu abrir o placar. Aos 30 minutos, Ronaldo desafogou. Após ser vaiado e criticado, devido a sua torcida declarada ao Flamengo, Ronaldo recebeu de Bruno César, em posição legal, e tocou na saída de Marcelo Lomba abrindo o placar no Engenhão.

Logo aos dois minutos do segundo tempo, veio o empate dos mandantes, em gol de cabeça de Diogo, seu primeiro gol com a camisa rubro-negra. Com o gol, a partida se tornou mais movimentada. O Fla teve mais volume de jogo, porém, foi o Timão quem chegou mais perto de marcar o segundo, em chute no travessão de Bruno César.

Ficha do jogo
FLAMENGO 1 X 1 CORINTHIANS

Estádio: Engenhão Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 27/10/2010 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Autemir Hausmann (RS) e Roberto Braatz (PR)
Renda e público: R$ 273.210,00 / 9.782 pagantes
Cartões amarelos: Maldonado (FLA); Ralf (COR)
Gols: Ronaldo 30'/1ºT (0-1) e Diogo 2'/2ºT (1-1)

FLAMENGO: Marcelo Lomba; Léo Moura, Ronaldo Angelim, Wellinton e Juan; Maldonado, Willians (Corrêa, 16'/2ºT) e Renato; Diogo (Val Baiano, 27'/2ºT), Diego Maurício e Deivid (Marquinhos, intervalo). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, William, Chicão e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias (Defederico, 42'/2ºT) e Bruno César (Paulinho, 29'/2ºT); Iarley (Danilo, 29'/2ºT) e Ronaldo. Técnico: Tite

Foto: Vipcomm

Comentário da Redação
Corinthians perdeu dois pontos

As palavras de Roberto Carlos após o jogo dizendo que o Corinthians havia ganhado um ponto, e as alterações de Tite deram a entender que o empate foi um bom resultado no Engenhão. Não foi. O agora vice-líder - pelo menos provisoriamente - perdeu dois pontos.

O primeiro tempo foi equilibrado, mas favorável ao time corintiano. Muito disciplinado taticamente, o Alvinegro, mesmo quando não teve a bola nos pés, conseguiu ter o domínio da partida Do outro lado, um Flamengo com escalação equivocada do Luxemburgo na minha visão, não teve criatividade e mostrou problemas na saída de bola.

O bonito gol de Ronaldo deixou a equipe paulista em uma situação bem interessante pela forma que vinha jogando, porém, os visitantes voltaram para o segundo tempo sem a mesma pegada de antes - de novo. Mas claro que o gol de cabeça do Diogo não tem muito a ver com isso.

O problema é que quando o Timão acordou um pouco o jogo passou a ser mais aberto, Tite mexeu muito mal. Tirar o Bruno César para colocar o Paulinho é chamar o adversário para cima. Essa mudança terminou de vez com o pouco poder ofensivo que tinha o time. Jogou tudo nas costas do Ronaldo que, cansado, já não conseguia fazer nada.

Vendo a possibilidade de conquistar os três pontos, que era boa, não precisava ser muito inteligente para tirar um volante e colocar Danilo, e renovar o ataque, tirando Iarley ou Ronaldo e colocando William Morais ou Defederico. Seriam mexidas que dariam condições para vencer e reconquistar a liderança provisória

Era hora de ousar, buscar a vitória no Rio de Janeiro. Valia muito o risco de ficar exposto atrás para tentar o desempate. Após aquela sequencia de sete jogos sem vitórias, não dá mais para achar bom empate fora de casa.

Conceitos - CORINTHIANS

Júlio César - BOM: Seguro mais uma vez, fez uma defesa muito boa em chute forte de Renato.
Alessandro - REGULAR: Atento e raçudo, mas apagado no apoio. Deu uma bobeada no gol do Flamengo.
Chicão - BOM: Teve mais uma boa atuação, e amorteceu um chute no fim, evitando a derrota.
William - BOM: Se antecipando ao adversário em todas, fez ótimas intercepções.
Roberto Carlos - PÉSSIMO: Inofensivo como nos últimos tempos, não tentou uma jogada diferente. E deixou muito a desejar nos passes e lançamentos.
Ralf - BOM: Fez sua parte novamente. Deu proteção à zaga com muita correria e marcação.
Jucilei - BOM: Ajudou bem o Ralf na marcaçao. Saiu para jogar mais no segundo tempo, quando teve mais liberdade, e apoiou bem o ataque.
Elias - PÉSSIMO: Não consegue se entender com a bola. Errou passes ridículos no segundo tempo.
(Defederico) - SEM CONCEITO: Entrou tarde, depois dos 40.
Bruno César - BOM: Não criou tantas dificuldades para a defesa adversária em jogadas individuais, mas foi bem. Deu a assistência para o Ronaldo e mandou uma cobrança de falta no travessão.
(Paulinho) - REGULAR: Mal o vi em campo. Serviu só para recuar o time mesmo.
Iarley - PÉSSIMO: Incrível como erra! Já repenso se ele não deve voltar a ser banco, ainda que as opções não sejam tão boas para jogar de segundo atacante. O fato é que Dentinho e Jorge Henrique são gênios perto das opções de momento para a posição. Que faltam fazem!
(Danilo) - BOM: Fez sua parte. Não sei porque a torcida tanto o critica. Pode não ser o meia que se esperava (nem colocam o rapaz na posição para testar também), porém, geralmente colabora quando entra durante a partida.
Ronaldo - BOM: Fez um gol, que é o que se espera dele. Deu ótimo passe de letra para o Elias também, que não conseguiu aproveitar. Como é esperado, foi se apagando a partir do segundo tempo por cansaço.
Téc: Tite - PÉSSIMO: Foi covarde nas mudanças e jogou fora a chance de tentar trazer três pontos do Rio de Janeiro.

FLAMENGO

Apesar de jogar em casa e ter tido o domínio no segundo tempo, o resultado não foi ruim para o Rubro-Negro, que não teve inspiração para conseguir mais do que um simples empate. A escalação inicial de Luxemburgo já foi equivocada, com invenção de um trio de ataque.

Isso deixou o time carioca sem criatividade (Renato não consegue ser o criador) e com o meio-campo com sérias dificuldades, até por enfrentar um adversário com força no setor. A atuação ruim do volante Willians, que errou inúmeros passes, ainda piorou a situação.

Luxa consertou o erro no intervalo colocando o Marquinhos, e a equipe melhorou. Mas não conseguiu transformar a maior posse de bola em chances de gols. Até porque, embora tenha um treinador conhecido por montar times que fazem muitos gols, o poder de ataque do Fla ainda segue sendo pequeno.

Direto da Redação












Redator:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário