* Time de Munique precisou lutar até a última rodada para manter hegemonia recente

A disputa não foi fácil para o time de Munique, que apenas na última rodada, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Hertha Berlim, garantiu o título. A conquista premiou jogadores de destaque na temporada, como Franck Ribery, Arjen Robben, Thomas Müller, entre outros comandados por Louis Van Gaal.
O Schalke 04 acabou com o vice-campeonato e segue seu longo jejum de 52 anos sem a tão sonhada conquista nacional. O Werder Bremen fez boa campanha e conseguiu a terceira colocação, além de vaga na Champions League 2010/2011. Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund ganharam vaga na Europa League. O Wolfsburg, campeão da temporada anterior, terminou apenas no oitavo lugar.
Tradição rebaixada
Enquanto os tradicionais Bayern de Munique e Schalke 04 brigavam pelo título alemão, outros tradicionais clubes do país amargavam a rabeira da Bundesliga. O Hertha Berlim (2 vezes campeão alemão) foi rebaixado para a segunda divisão com a pior campanha da liga. O Bochum completou a lista da degola. O Nuremberg, nove vezes campeão alemão, ficou entre os três piores, mas se deu bem no playoff contra o Ausburg da segundona e ficou mais um ano na primeira divisão.
Herói: Franck Ribery
O francês pode ser considerado o grande craque da temporada 2009/2010 do Bayern de Munique. Após uma desavença com o técnico Louis Van Gaal, Ribery se recuperou e gastou a bola. Ao lado de Robben, Schweinsteiger, Müller, Lahm, ele liderou o time bávaro na 22ª conquista alemã.
Vilões: Armin Veh e Steve McClaren
Normalmente elegemos apenas um vilão, mas aqui não tem como não colocar Veh e McClaren no mesmo patamar. O primeiro foi o substituto de Felix Magath no comando do Wolfsburg, que havia sido o campeão da temporada anterior. O oitavo lugar decretou o fracasso da equipe que era praticamente a mesma do título de 2008/2009. Veh foi trocado por McClaren, mas os Lobos verdes fazem campanha ainda pior na atual temporada. Mesmo com a chegada do meia Diego, o time ocupa apenas a 13ª posição na virada do turno.
Dia D: 5 de abril
Em Gelsenkirchen, o Bayern de Munique foi um mau visitante e derrotou o Schalke 04 por 2 a 1. Naquele momento, os bávaros ultrapassaram o rival, assumiram a primeira posição do campeonato e a mantiveram até o final da Bundesliga.
Dia para ser esquecido: 1º de maio
Esse dia será esquecido pelo Hertha Berlim, bicampeão alemão, e rebaixado para a segunda divisão após empate em 1 a 1 com o Bayer Leverkusen.
O número: 6
Esse é o número de conquistas do Bayern de Munique nos últimos dez anos de Bundesliga. Ao todo, são 22 conquistas do principal campeonato nacional da Alemanha.
Comentário da Redação
Dortmund vem com tudo
Não tem pra ninguém. Quando falamos de Campeonato Alemão, lembramos logo do Bayern de Munique, soberano nacionalmente na terra da cerveja. Porém, a história recente da Bundesliga apresenta intrusos nesse domínio bávaro. Ano sim, ano não, aparece algum clube diferente para levar a Salva de Prata para casa.
Em 2011, tudo indica que nossa retrospectiva vai lembrar do Borussia Dortmund. O tradicional clube amarelo e preto lidera a Bundesliga ao final do primeiro turno com 43 pontos, contra 33 de Mainz (surpresa do ano) e Bayer Leverkusen, os mais próximos seguidores.
O Bayern de Munique está em má fase e cheio de brigas internas. Resultado disso é o quinto lugar em 17 rodadas, com apenas 29 pontos. Tudo indica que a década de 2020 começará já com um intruso no alto do pódio.
Direto da Redação
Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário