* Botafogo, Atlético-MG e Grêmio voltam a ser campeões estaduais
Se em 2009 os campeonatos estaduais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tiveram os mesmos campeões no mínimo pelo segundo ano consecutivo, nesta temporada a história mudou nos três torneios. Enquanto o Botafogo barrou o sonho do Flamengo de conquistar o tetracampeonato carioca, o Grêmio voltou a vencer o gauchão após dois títulos seguidos do Inter, assim como o Atlético, que faturou o título mineiro depois de duas temporadas.
Campeonato Carioca > Fogão leva os dois turnos

Quem viu o começo do campeonato, no entanto, não deve ter imaginado que o time alvinegro conquistaria o título da forma que conquistou. Na estreia de Loco Abreu, na terceira rodada do primeiro turno, quem deu show foi Dodô, do Vasco. Com três gols, o atacante comandou uma histórica goleada do Cruzmaltino em pleno Engenhão: 6 a 0.
Esse humilhante resultado, porém, acabou sendo determinante na campanha do título alvinegro. O técnico Joel Santana foi contratado para o lugar de Sérgio Soares, e conseguiu melhorar o clima no clube. A confiança dos jogadores botafoguenses mudou de vez após vitória sobre o Flamengo, na semifinal. E na decisão do primeiro turno, se vingaram do Vasco e faturaram a Guanabara: 2 a 0.
Na Taça Rio, o Fogão bateu o Fluminense por 3 a 2 para chegar à final contra o Flamengo. Precisando vencer apenas mais um jogo para conquistar o título antecipado, a equipe alvinegra não deu mole. Com mais raça do que nunca, venceu o rival por 2 a 1 - o segundo com a famosa cavadinha de Loco Abreu -, e conquistou o esperado título estadual.
Campeonato Mineiro > Galo vence em final incomum
Uma coisa pouco comum aconteceu no estadual de Minas Gerais. O Atlético do técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a conquistar a competição sem ter vencido o Cruzeiro. Pior, no único confronto com o rival, na primeira fase, o Alvinegro saiu derrotado (3 a 1). Mas o que importa é levar a taça, não é mesmo?
Para conquista-la, o Galo teve que passar pelo Ipatinga na final, que havia derrotado o Cruzeiro na semi. E veio com duas vitórias. No jogo de ida, em Ipatinga, 3 a 2; Na volta, os atleticanos lotaram o Mineirão e viram uma vitória por 2 a 0 para confirmar o 40º título mineiro do clube.
Campeonato Gaúcho > Derrota de campeão

Para chegar à final, o Tricolor venceu o primeiro turno (Taça Ricardo Carvalho) numa final diante do Novo Hamburgo, por 1 a 0. Já o Colorado bateu o Pelotas e levou a Taça Fábio Koff. Com o triunfo na grande final, o Grêmio conquistou seu 36º título.
Futebol Nacional > Campeões pelo Brasil
Outros campeões em estaduais importantes merecem destaque. Na Bahia, o Vitória, que viria a "trocar" de divisão com o rival no fim do ano, conquistou o tetracampeonato. Assim como o Fortaleza, que alcançou a quarta taça seguida do Cearense, mais uma vez batendo o Ceará. No Paraná, o Coritiba se livrou do trauma da queda para a segundona meses antes e faturou o estadual.
Já o recém-promovido Atlético-GO se tornou campeão goiano pela 11ª vez. Em Santa Catarina, o Avaí conquistou o bicampeonato ao vencer o Joinville. O Sport conseguiu melhor em Pernambuco: o quinto caneco consecutivo, sendo os três últimos em cima do rival Náutico.
Confira a lista dos outros campeões estaduais de 2010:
Acre - Rio Branco
Alagoas – Murici
Amapá – Trem
Amazonas - Penarol
Distrito Federal - Ceilândia
Espírito Santo - Rio Branco
Maranhão - Sampaio Corrêa
Mato Grosso - União Rondonópolis
Mato Grosso do Sul - Comercial
Pará - Paysandu
Paraíba - Treze
Piauí - Comercial
Rio Grande do Norte - ABC
Rondônia - Vilhena
Roraima - Baré
São Paulo - Santos (veja mais na retrospectiva do Paulistão 10)
Sergipe - River Plate
Tocantins - Gurupi
Herói: Joel Santana
O folclórico treinador aceitou o desafio de assumir um Botafogo esfacelado após sofrer goleada humilhante por 6 a 0 para o Vasco, e conseguiu reerguer a confiança dos jogadores. Mais do que isso, tirou o melhor da sua equipe e conseguiu um feito que não acontecia desde 1998: ser campeão carioca vencendo os dois turnos.
Vilão: Adilson Batista
O técnico do Cruzeiro foi considerado o grande responsável pelo adeus inesperado na semifinal, onde escalou um time misto e acabou sendo derrotado pelo Ipatinga. Revoltados com a eliminação, alguns torcedores foram à Toca da Raposa para pedir a demissão do treinador.
Dia D: 18 de abril
Depois de conquistar a Guanabara, o Botafogo chegou à final da Taça Rio necessitando de apenas uma simples vitória contra o Flamengo, algoz do clube nas últimas três finais do estadual. E desta vez a história foi diferente. Com direito a gol de cavadinha de Loco Abreu em pênalti, o Glorioso venceu por 2 a 1 e o torcedor botafoguense finalmente pôde soltar grito que estava entalado na gargante há três campeonatos.
Dia para ser esquecido: 10 de abril
Após empatar por 0 a 0 o jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro pagou caro por escalar um time misto diante do Ipatinga, no Mineirão. Em um jogo com uma péssima e caseira arbitragem, a Raposa foi surpreendida pela equipe alviverde: 3 a 1. Desde 2002 o time celeste não ficava fora de uma final do estadual.
O número: 3
Equilíbrio no Rio Grande do Sul: apenas três títulos é a diferença atual das conquistas estaduais do Internacional (39) e Grêmio (36).
Comentário da Redação
Estadual ainda é legal
Vejo muito jornalista menosprezando os campeonatos estaduais pelo Brasil. Eu discordo, ainda acho-os legais e importantes, principalmente para o torcedor. É só ver a revolta que causou para os cruzeirenses a eliminação da sua equipe, que não deixava de disputar uma final do Mineiro há tempos e queria levar o tri...
É claro que essas competições não devem servir como total parâmetro para o ano todo, pois elas têm suas fraquezas, óbvio. E nem devem ser encaradas como prioridade. Mas não tem porque desvaloriza-las, quem ganha comemora, e muito.
Mesmo que os regulamentos dos campeonatos sejam um absurdo, e tem mesmo muita coisa para melhorar, no fim das contas a rivalidade fala mais alto. É bom demais ver seu time derrotar um rival numa final, e pelo menos as torcidas nunca irão dar a mínima para isso.
Direto da Redação
Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário