Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Uefa Champions League > Retrospectiva 2010

Inter é campeã da Europa após 45 anos
* José Mourinho chega ao bicampeonato da Champions

Um longo jejum chegou ao fim. Após 45 anos, a Internazionale de Milão conquista novamente a Uefa Champions League. Pentacampeã italiana, a Inter estava devendo no cenário continental e com a conquista não deixou mais dúvidas de que era um dos melhores times europeus da atualidade.

O título veio após vitória por 2 a 0 sobre o Bayern de Munique, em Madrid. Destaque para José Mourinho, bicampeão da Champions League (2004 pelo Porto e 2010 pela Inter). O Barcelona, campeão de 2009, caiu nas semifinais para o campeão de 2010.

Ingleses perdem força

Se nas últimas edições da Champions League os ingleses dominavam e chegavam em peso às semifinais, em 2010 a história foi bem diferente. O gigante Chelsea, por exemplo, caiu logo nas oitavas de final, contra a Inter de Milão.

Arsenal e Manchester United passaram por Porto e Milan, respectivamente, e chegaram às quartas de final. Porém, não foram mais longe do que isso. Os Gunners sentiram o poder catalão do Barça e foram eliminados. O Manchester caiu diante do Bayern de Munique, jogando em casa.

Enquanto os ingleses caíam, a Inter seguia seu caminho vitorioso. Nas quartas de final, duas vitórias por 1 a 0 sobre o CSKA classificaram o time de José Mourinho. Enquanto isso, no duelo francês das QFs, deu Lyon sobre o Bordeuax.

Inter segura o Barça

Na grande semifinal entre Inter de Milão e Barcelona (duelo que já havia ocorrido na fase de grupos, em 2009), o time italiano surpreendeu os campeões baugranas. No jogo de ida, vitória de 3 a 1 em Milão, gols de Sneijder, Maicon e Milito - Pedro descontou para o Barça.

O segundo jogo foi uma batalha de rato contra gato. O Barça buscou o gol durante os 90 minutos. Conseguiu aos 83, com o zagueiro Piqué. E teve outras chances para fazer o segundo e garantir a vaga na final, mas Julio César estava inspirado e garantiu a classificação interista. Nem Messi foi capaz de furar a muralha nerazurri.

Milito desequilibra

Na final, a Inter encarou o surpreendente Bayern de Munique, que derrotou o Lyon na semifinal. E quem brilhou no jogo decisivo do Santiago Bernabeu foi o argentino Diego Milito. Ele marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o time alemão e garantiu uma conquista sem sustos.

O Bayern não ofereceu resistência e Julio César, um dos grandes nomes do título europeu, quase não sujou o uniforme. Essa foi a terceira conquista de Champions League da Inter (63/64 - 64/65 - 2009/2010).

Herói: José Mourinho

No gol, Julio César garantiu importantes vitórias. Na frente, Milito fez gol fundamentais. Mas quem proporcionou tudo foi o técnico José Mourinho, bicampeão europeu. Ciente da limitação da Inter diante do Barcelona, ele armou um esquema de retranca (essa é a palavra) e segurou o time mais badalado do mundo.

Vilão: Messi
Na verdade Messi é o vilão da vida do Arsenal. No segundo jogo das quartas de final entre o time londrino e o Barcelona, o argentino marcou os quatro gols da vitória por 4 a 1, no Camp Nou. Um castigo e tanto do camisa 10 do Barça.

Dia D: 28 de abril

O Barcelona derrotou a Inter no Camp Nou por 1 a 0, mas como foi derrotado fora de casa por 3 a 1, acabou eliminado da Champions. Para muitos, ali a Inter conquistava o título. A confirmação veio quase um mês depois.

Dia para ser esquecido: 7 de abril
O Manchester United vencia o Bayern de Munique por 3 a 0 e garantia vaga tranquila nas semifinais, mas levou dois gols e se complicou. Foi eliminado pelo número de gols sofridos em casa, já que foi derrotado por 2 a 1 em Munique.

O número: 3
Esse é o número de títulos de Champions League da Inter. Os dois primeiros foram conquistados nos anos 60 e longos 45 anos se passaram até que o time nerazurri voltasse a conquistar um título.


Comentário da Redação
Final se repete nas oitavas

Já estão definidos os 16 finalistas da Champions League 2010/2011 (clique aqui e confira os duelos) e Inter de Milão e Bayern de Munique estão classificados. Mais que isso, serão adversários em um dos confrontos.

Porém, mesmo com elencos idênticos aos finalistas da temporada anterior, as duas equipes não estão rendendo o que se esperava delas. Na Inter, Rafa Benitez, técnico que substituiu José Mourinho, já foi demitido. No Bayern, Lous Vaan Gaal se mantém mesmo em rota de colisão com várias estrelas da equipe.

Difícil prever um favorito no confronto, mas uma coisa é certa: quem passar às quartas de final não deve estar com a bola toda para conquistar o título em 2011.


Direto da Redação









Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário