Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 23 de janeiro de 2011

Comentário da Redação > De olho no Tolima, Timão só empata com Noroeste

Pela primeira vez na temporada, Tite entrou no 4-3-3 (ou 4-2-3-1), esquema que o técnico, assim como eu, julga como o ideal atualmente. Não deu, no entanto, para tirar muitas conclusões sobre a formação corintiana no empate em 1 a 1 neste domingo, diante do Noroeste, no Pacaembu.

O time alvinegro jogou com o freio de mão puxado, em ritmo de treino, pensando no duelo contra o Tolima pela pré-Libertadores, na próxima quarta-feira. A postura na importante partida do meio de semana será diferente, e aí sim poderemos analisar a real condição técnica e física desse time. Mas o tropeço de hoje não deixa de ser lamentável. Com um pouco mais de raça, a vitória seria garantida com certa facilidade.

Embora o primeiro tempo já tenha sido em ritmo lento, pelo menos deu para ver algumas poucas boas jogadas, além do gol de Dentinho. Já o segundo tempo foi fraco demais. Mesmo assim, a vitória só escapou por falhas individuais. Primeiro, Jucilei perdeu gol incrível, na cara do goleiro. Depois, Roberto Carlos se atrapalhou com a bola e os visitantes aproveitaram.

O que preocupa é a falta de poder de reação. A equipe necessita de um gol, mas segue tranquila, sem fazer uma pressão, sem ter aquela gana típica do Corinthians para buscar o resultado. Essa é uma lição que deve ser levada para a Libertadores. Até porque, a eliminação para o Flamengo em 2010 é um exemplo clássico disso. Em jogos decisivos pelo Brasileirão também, principalmente contra o Vitória, no Barradão.

Outras coisas preocupantes que tem a ver com essa falta de ímpeto para tentar reverter o placar: a mania de sempre querer administrar o resultado em vez de ampliar, e a queda de rendimento no segundo tempo, coisas que também não são de hoje. Contra os colombianos, na quarta, é bom não se acomodar caso faça 2 a 0 no primeiro tempo, por exemplo. Um golzinho do Tolima na etapa final pode complicar muito.

Conceitos

Julio Cesar - BOM: Sem culpa no gol, fez uma boa defesa com os pés, no primeiro tempo.
Moacir - REGULAR: Bem com a bola nos pés, porém, foi fraco na marcação nas poucas vezes em que foi exigido. Saiu machucado no começo da etapa final e está fora do jogo de quarta-feira.
(Paulinho) - PÉSSIMO: Lento, não deu certo como lateral neste jogo. Mas eu também o teria escalado na posição, pois acho o Jucilei mais importante no meio de campo. O fato é que setor será problema para o jogo contra o Tolima.
Chicão - BOM: Seguro e bem na saída de bola.
Leandro Castán - REGULAR: Não passou a segurança do seu companheiro de zaga.
Roberto Carlos - PÉSSIMO: Não acertou um cruzamento e cometeu duas falhas bizarras no segundo tempo, uma delas terminou no gol do Noroeste.
(Marcelo Oliveira) - BOM: Ligeiro e solto, teve boa participação no jogo
Ralf - ÓTIMO: Mais uma grande partida do camisa 5. Eficiente demais nos desarmes.
Jucilei - REGULAR: Continua fraco tecnicamente, muito inseguro quando tem a bola nos pés.
Bruno César - REGULAR: Muito inoperante, esteve apagado novamente, sem fazer o papel de armador.
Dentinho - REGULAR: Discreto, no máximo arriscou uns dribles que pouco ajudam. Voltou a marcar gol, pelo menos.
Jorge Henrique - REGULAR: Fez um primeiro tempo que lembrou um pouco aquele jogador inspirado de 2009. Mas caiu muito nos 45 minutos finais.
Ronaldo - REGULAR: Alguns erros de domínio e a já tradicional falta mobilidade, o lado ruim. Faltas cavadas, lances inteligentes esporádicos que podem decidir o jogo (como em chute de primeira após passe de Bruno César, como poucos fazem), e papel importante para o time, o bom. Complicado ser refém de um jogador como o camisa 9 é hoje em dia..
(Edno) - BOM: Começou jogando pela esquerda, mas produziu mais quando passou a jogar centralizado no ataque. Arriscou um chute forte e exigiu boa defesa do goleiro.
Téc: Tite - BOM: Hoje está isento de culpa no tropeço. Escalou o que tem de melhor e mexeu corretamente. Eu até queria o Morais no lugar do Bruno César para dar mais mobilidade ao time, mas a má atuação do RC obrigou a entrada do Marcelo Oliveira.

Foto: Terra


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário