Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Quatro Linhas > Será curiosa a briga pelo G-8 do Paulistão

Com a criação das quartas de final, existe grande possibilidade de as 19 rodadas da primeira fase do Campeonato Paulista ficarem muito monótonas e cansativas para Santos, Corinthians e São Paulo, equipes que devem sobrar e passar com facilidade. Restará eles lutarem por uma posição melhor para vantagens futuras (se é que se interessam por isso).

Por outro lado, ainda que eu ache a fórmula equivocada - sobretudo pelas quartas e semifinais serem decididas em jogo único - a briga pelo G-8 será curiosa. Muita gente sonhará com uma vaga entre os oito primeiros.

Times que não são grandes, mas tradicionais como Ponte Preta, São Caetano e Grêmio Prudente foram derrotados por adversários historicamente inferiores na estreia. O Azulão tomou nada menos que 3 a 0 do Oeste, a Macaca perdeu do Mirassol (2 a 1), e o Prudente, semifinalista na edição passada, caiu diante do recém-promovido São Bernardo, 3 a 1.

Esses resultados podem ser indícios de um grande equilíbrio. Os times considerados médios em âmbito estadual (Portuguesa e o Santo André, atual vice-campeão, que também não venceram na rodada, juntam-se aos já citados), não terão vida fácil para avançar. Mas, claro, todos eles só têm a agradecer a mudança do regulamento. E seus torcedores não esperam outra coisa: passar da primeira fase.

Quem também ficou feliz com o novo formato do torneio é o técnico Felipão. O treinador admitiu que a dificuldade seria enorme para seu time conseguir chegar entre os quatro primeiros. O 0 a 0 diante do Botafogo-RP na estreia mostra que o treinador tem total razão. Aliás, com o fraco futebol e o clima pesado que andam pelos lados do Palestra, não dá para duvidar de um sufoco até mesmo para terminar no G-8. Que fase do Palmeiras!

Grandes caem na Copinha

A tradicional Copa São Paulo de Futebol Junior chegou às oitavas de final nesta segunda-feira. Mas antes, na primeira fase eliminatória, muitos times grandes ficaram pelo caminho. O próprio Palmeiras foi um deles, após derrota por 2 a 0 para o América-SP. O Corinthians, dono da melhor campanha na fase de grupos, também foi eliminado: 1 a 0 para o Desportivo Brasil.

Destaque para o duelo entre Cruzeiro e Flamengo, na sexta-feira. Depois de um empate em 2 a 2, os cariocas levaram a melhor na disputa pelos pênaltis. Curiosamente, o Atlético-MG, arquirrival da Raposa, também deixou a competição com derrota nos penais após um 2 a 2. Vasco (para o Paulista) e Grêmio (Ponte Preta) também caíram.

Gauchão desvalorizado

Com Internacional e Grêmio disputando a Libertadores, o Campeonato Gaúcho passa a ser, de vez, uma pré-temporada de luxo. Ou melhor, um teste para os reservas de ambos. O Colorado, aliás, vai disputar o estadual, pelo menos até segunda ordem, completamente com o time B. Inclusive no comando técnico, que terá Enderson Moreira. Das tribunas, Celso Roth acompanhou a estreia dos garotos, que não foi nada boa: derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, em Canoas.

O Grêmio começou de forma diferente, com o time titular, mas apenas empatou com o Lajeadense (2 a 2). A Federação Gaúcha, no entanto, tratou de mudar essa postura do atual campeã ao remarcar um jogo (devido a data da pré-Libertadores) para sexta-feira, o que obriga o Tricolor a jogar três vezes em cinco dias. Uma várzea! Nem precisa dizer que o Renato Gaúcho vai colocar a garotada em campo, né?

Amistosos agitam equipes do RJ

Na preparação para o início da temporada - o Campeonato Carioca começa nesta quarta-feira - Fluminense, Vasco e Flamengo venceram amistosos no último domingo. O primeiro bateu o Tigres do Brasil por 5 a 2. O segundo teve pela frente um adversário que irá jogar a Libertadores, o Cerro Porteño, e não decepcionou a torcida que compareceu a São Januário: 1 a 0.

Já o Rubro-Negro, em Londrina, enfrentou o América-MG, time de Série A. Mesmo sem jogar, Ronaldinho foi a grande atração da partida. Sentado no banco de reservas, o astro viu vitória da sua equipe, 2 a 1. Destaque para um estreante: o meia argentino Bottinelli, que marcou o gol da vitória em bela cobrança de falta.

=========================

* A coluna Quatro Linhas comenta os acontecimentos que foram destaque no final de semana, dentro e fora de campo, no futebol nacional.


Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário