Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tri do Morumbi > A postura tem de mudar

Depois de ficar longe da disputa pelo título brasileiro e fora até na Libertadores 2011 - coisa que não acontecia desde 2003 -, o São Paulo teve poucas mudanças no elenco para esta temporada. De contratação até o momento apenas o bom (e temperamental) lateral-esquerdo Juan, ex-Flamengo, que foi formado no Morumbi. Enquanto isso, o ótimo atacante Ricardo Oliveira e o versátil Richarlyson saíram após término de contrato (empréstimo, no caso do primeiro).

Além disso, o zagueiro Miranda deixará o clube, mas este não será de imediato. O atleta, que desde 2006 atua pela equipe paulista, irá se transferir para o Atlético de Madrid em julho. Apesar da passagem marcante pelo Morumbi, eu acho que estava mesmo na hora de ele mudar de ares. O problema é justamente esse período final que ele atuará pela equipe. Como será a vontade do jogador, que já não me parecia tão grande em 2010?

Aliás, não só Miranda precisa mudar a postura para o Tricolor ser competitivo em 2011. No ano passado, foram raros os momentos em que a equipe teve alma e raça de vencedor. Por ter mexido muito pouco no grupo, essa mudança de espírito tem que ser o maior reforço são-paulino.

Por incrível que pareça, não jogar a Copa Libertadores pode ajudar a resgatar a força e o espírito de campeão que a equipe tinha. Agora, não há torneio prioridade. Se quiserem defender o São Paulo com raça, terá que ser em todo campeonato, não tem escolha. A minha impressão é que alguns jogadores estavam acomodados.

Até porque, em termos de nome, o elenco são-paulino é bom. Com jogadores como Lucas, Marlos, Fernandinho, Dagoberto e Marcelinho Paraíba (sim, ainda acho que pode render), o técnico Carpegiani pode montar um trio interessante na frente, e aí faltaria um centroavante de peso, que era o Ricardo Oliveira. Hoje, Fernandão ou Lucas Gaúcho são as opções.

Do meio-campo para trás, as opções são boas também. Ilsinho, Alex Silva e Jean são jogadores de muita qualidade. Rodrigo Souto e Cleber Santana, apesar de nulos em 2010, também têm qualidade. Ainda tem os jovens volantes Casimiro e Wellington, o zagueiro Xandão e o meio-campista Carlinhos Paraíba, além do lateral-esquerdo Junior César (que pode sair), todos bons jogadores.

Enfim, o São Paulo entra o ano novamente com um bom grupo de atletas no papel, que tem potencial para voltar a conquistar títulos. Resta saber se desta vez dará liga...

Time base

















O que falta
Centroavante, meia e lateral-direito.

A aposta
Lucas, meia-atacante, 18 anos
Promovido da base, o habilidoso jogador pegou o São Paulo em má fase e, ainda como Marcelinho, deu um novo ânimo ao time e terminou como uma das revelações do Brasileirão. Sem grandes contratações, o Tricolor espera que o garoto seja o grande destaque da equipe em 2011. Para os primeiros jogos do ano, no entanto, é bom Carpegiani procurar outras soluções, pois o "ex-Marcelinho" não poderá colaborar por estar a serviço da Seleção sub-20.


Os primeiros jogos
16/1 Mogi Mirim (F)
19/1 São Bernardo (C)
22/1 Ponte Preta (C)
26/1 Americana (F)
30/1 Santos (C)

Direto da Redação

Colunista:
Pedro Silas

pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário