Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Comentário da Redação > Inocência brasileira dá vitória à Argentina

A bola nem bem rolou em Arequipa, no Peru, e a Argentina já estava com grande vantagem sobre o Brasil, no clássico do hexagonal final do Sul-Americano sub-20. Primeiro porque Bruno Uvini, capitão brasileiro, se machucou e deu lugar a Saimon, nos minutos iniciais de jogo. Na sequência, o zagueiro Juan teve uma lamentável atitude, deu um murro no adversário dentro da área e foi expulso.

Aos oito minutos, Funes Mori fez 1 a 0 em cobrança de pênalti e deixou a situação ótima para nuetros hermanos: um gol a mais e um jogador a mais. Porém, o time da Argentina é muito fraco e sabendo da sua limitação recuou, chamando o Brasil pro jogo em busca de um contra-ataque.

E a nossa seleção reagiu muito bem à situação. Neymar partiu pra cima dos adversários, os volantes participavam bem... faltava um pouco mais de participação de Willian e Lucas e talvez por isso o Brasil não tenha conseguido o empate na primeira etapa.

O problema maior e evidente era o nervosismo brasileiro. A cada falta dos argentinos se armava um barraco em volta do árbitro da partida, tentando arrumar uma expulsão do outro lado (e não conseguiram). E quando a seleção albiceleste partia ao ataque, sobravam pontapés. Incrível como o Brasil perde a cabeça nesse tipo de situação diante da Argentina.

No segundo tempo, o Brasil voltou mais calmo e ainda dominava a partida. Lucas entrou no jogo, assim com Willian, e foi o camisa 20 que mandou uma bomba de fora da área para empatar o jogo. Aí, então, faltou malandragem ao time de Ney Franco. O empate era melhor para nós, mas o time continuava indo ao ataque desesperadamente, e logo muitos estavam arrastando a língua.

Inocente no lance do pênalti, inocente na atitude após o gol de empate, o time teve mais um momento infeliz aos 23 da etapa final, quando Casemiro devolveu uma bola ao chão mediada pelo árbitro nos pés de Iturbe, pertinho da área. O argentino, comparado a Messi, fez um gol que lembrou mesmo o jogador do Barça, e recolocou a Argentina na frente.

O gol desmoronou o Brasil. Neymar, um dos poucos que tentavam alguma coisa, estava claramente nervoso, e jogando isolado ele tinha dificuldades para passar pelo batalhão de argentinos que o perseguiam. Foram mais três chances até o final do jogo. Neymar em cobrança de falta, Casemiro em outra falta - a bola bateu na trave e nas costas do goleiro Andrada -, e Danilo, em cabeçada no finalzinho.

O Brasil teve uma boa atuação e uma boa atitude, jogando melhor que o adversário (que é fraco) mesmo com um a menos durante quase 90 minutos. Faltou malícia e rodagem para evitar as situações que complicaram a vida brasileira em Arequipa.

Para a classificação às Olimpíadas, entretanto, o panorama ainda é bom. Quarta-feira, sem Neymar (suspenso), o time encara o Equador, e uma vitória deve dar ao time de Ney Franco a vaga. A Argentina enfrenta o líder do hexagonal, o Uruguai.

Conceitos

Gabriel - ÓTIMO: Fez grandes defesas e evitou maiores problemas.
Danilo - BOM: Melhor atuação do lateral neste hexagonal.
Bruno Uvini - SEM CONCEITO: Se machucou cedo e está fora do torneio.
(Saimon) - REGULAR: Entrou meio perdidão, demorou a se encontrar.
Juan - PÉSSIMO: Expulso após um dar um soco no jogador argentino dentro da área com menos de dez minutos de jogo. PÉSSIMO²
Alex Sandro - PÉSSIMO: Completamente afobado, atrapalhou vários ataques do Brasil.
Casemiro - PÉSSIMO: Até começou bem o jogo, mas depois caiu bastante. No segundo tempo, cansado demais, não marcava mais ninguém, não acertava mais passes. Ah, ele acertou um, mas foi nos pés de Iturbe, segundo gol da Argentina.
Fernando - BOM: Correu que nem maluco durante o jogo inteiro. Teve atitude de sobra.
Oscar - SEM CONCEITO: Foi sacrificado após a expulsão de Juan.
(Romário) - REGULAR: Outro bem atrapalhadinho... o Brasil terá dificuldade com essa dupla de zaga no jogo contra o Equador.
Lucas - BOM: Pelo segundo tempo, leva o conceito bom. Principalmente por arriscar mais e dividir um pouco a responsa com o Neymar.
Neymar - REGULAR: Teve muitos altos e baixos durante o jogo. Estava bem nervoso com a situação e aí não consegue render o melhor. Mas ele participou de bons momentos do Brasil na partida. Lamento, apenas, que a irritação do jovem santista tenha custado um cartão amarelo bobo, que o tira do duelo contra o Equador.
Willian José - REGULAR: Brilhou apenas no lance do gol.
(Diego Maurício) - REGULAR: Teve tempo pra jogar, mas estava muito longe de Neymar e Lucas. Faltou aproximação.
Técnico: Ney Franco - BOM: Teve muito azar em perder a dupla de zaga e ficar com um a menos antes de dez minutos de jogo. E acho que fez a substituição certa no segundo tempo, tirando Willian e colocando Diego Maurício, quando o jogo estava empatado. Terá muito trabalho para escalar a equipe para quarta-feira, contra o Equador.

Fotos: Terra

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Siga-me: @ricardopilat

4 comentários:

  1. Robinho desbrava, Gaúcho fica no contra-ataque e Neymar faz justiça?...

    Estaria eu sendo coerente?...

    Seria um bom trio contra a Influenza de Maradona. Lembrando que teríamos que ter um goleiro que sobrevive a doses cavalares de drogas e bebidas.

    Afinal, o que estou dizendo?...

    ResponderExcluir
  2. Ou talvez o Robinson da Inglaterra... #ficadica

    ResponderExcluir
  3. Já que na Holanda e na Inglaterra a droga é legalizada...

    ResponderExcluir