Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Terra do Tio Sam > Aaron Rodgers: o homem que decidiu o Super Bowl 45

Nos EUA é assim: jogador valorizado é jogador campeão. Foi assim por exemplo com Peyton Manning, reconhecido por muitos como melhor quarterback da atualidade, mas só reconhecido quando conquistou seu primeiro Super Bowl, em 2007. Aaron Rodgers, QB de Green Bay, pulou algumas etapas nesse processo de reconhecimento.

Antes mesmo de levar o anel do Super Bowl 45, após a vitória de ontem de 31 a 25 sobre o Pittsburgh Steelers, Rodgers já vinha sendo muito bem avaliado. Ele tem muita técnica e qualidade. Pode não ter um aproveitamento extraordinário de acerto de passes, mas quando os conecta é para muitas jardas. E o título dá muito mais relevância aos feitos do camisa 12.

No jogo de ontem, em Dallas, eu já havia colocado Rodgers como principal destaque de Green Bay e peça-chave para a vitória. A ligação era simples: Pittsburgh tinha a melhor defesa da NFL contra o jogo corrido, mas uma defesa mediana contra o passe. Ou seja, o QB seria fundamental.

E ele foi, com 3 TDs, 304 jardas aéreas, MVP do jogo e campeão. Aaron Rodgers, como eu dizia mais acima, além de jogar muito, chegou ao título logo na terceira temporada como titular. Não é loucura já colocá-lo entre os melhores quarterbacks do momento, com potencial para estar entre os maiores da História.


Enquanto isso, em Pittsburgh...

O maior vencedor de Super Bowls da história, Pittsburgh Steelers, foi refém de seus erros. Além dos 3 turnovers - 2 interceptações em passes de Ben Roethlisberger e 1 fumble de Rashard Mendenhall -, foram muitas faltas e jardas recuadas, graves erros em um jogo da importância de um SB. Melhor para a defesa dos Packers.

A defesa de Pittsburgh não funcionou porque Green Bay quase não tentou correr. Foram apenas 13 jogadas terrestres em 55 tentadas. Pelo ar, a eficiência defensiva dos Steelers não é a mesma. No ataque, Big Ben não foi mal, fez 2 TDs, mas as 2 INTs complicaram sua atuação.

E para finalizar, outro grande erro dos Steelers passou pelos pés do kicker Shaun Suisham, que errou um chute de 33 jardas quando a diferença era de quatro pontos. Se aquele chute tivesse entrado, Pittsburgh teria um último ataque com 3 pontos, e não 6, atrás de Green Bay, como aconteceu nos 2 minutos finais . Seria um drive para chegar até uma posição para field goal, e não aquele despero todo para alcançar a end zone adversária.

Fotos: Reuters e AP

=========================
* A coluna Terra do Tio Sam fala dos esportes que são mania nos Estados Unidos: basquete, beisebol, futebol americano e hóquei.


Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Siga-me: @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário