Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Comentário da Redação > Palmeiras 0x1 Corinthians

Visão palmeirense > Dominou, mas faltou qualidade para vencer
por Ricardo Pilat - ricardo.pilat@yahoo.com.br

O Palmeiras teve controle completo das ações do clássico desta tarde, no Pacaembu. Ficou mais com a bola, criou mais, chegou mais perto do gol, mas faltou qualidade para derrotar o ainda abatido Corinthians. E por mais que o rival estivesse motivado pela pressão que tinha nas costas, o Timão não jogou o bastante para vencer. Mas venceu e isso é futebol.

Como eu já disse aqui algumas vezes este ano, o Palmeiras evoluiu muito como equipe em 2011. Tem uma base definida e entrosada. No entanto, não tem ainda grandes jogadores. Dos 11 titulares, com exceção de Kléber e Marcos, não existe nenhum atleta fora da média. Alguns são bons, mas falta mais, falta alguém que encoste no Kleber para jogar, entrar na área e fazer gols. O Verdão marca poucos gols.

Mesmo com Luan e Dinei jogando bem neste domingo, a maioria das chances criadas foram em cruzamentos. Tinga também esteve bem e o time perdeu muito com sua saíde por lesão.

E o que não está nada boa é a defesa, que sem Danilo e com Thiago Heleno deu vários sustos na torcida. O Corinthians foi duas vezes ao ataque. Na primeira, Jucilei perdeu gol incrível. Na segunda, Alessandro estufou as redes.

O Palmeiras não teve poder de reação e acabou derrotado numa hora ruim, em que buscava afirmação enfrentando um grande adversário. No abafa, algumas chances ainda foram criadas, mas Julio César, em noite inspirada, garantiu que a meta alvinegra não fosse vazada.

Conceitos

Marcos - BOM: Fez grande defesa no primeiro tempo. 
Cicinho - REGULAR: Depois de um primeiro tempo empolgante, errou demais na etapa final.
Thiago Heleno - PÉSSIMO: Continua o mesmo de sempre. Fez uma pixotada no segundo tempo que quase terminou em pênalti para o Corinthians.
Maurício Ramos - REGULAR: Jogou sozinho na defesa. Chegou atrasado no gol do Corinthians.
Rivaldo - REGULAR: É muito inconstante, não consegue acertar dois lances seguidos.
(Max) - SEM CONCEITO: Jogou pouco, mas quase fez o gol de empate.
Marcio Araújo - REGULAR: Não rende o que pode (o que também não é muita coisa) jogando como primeiro volante.
Marcos Assunção - REGULAR: Com a bola rolando, foi figura mais que discreta. Levou perigo na bola parada.
Tinga - BOM: Era um dos melhores em campo até se machucar e deixar o campo, no segundo tempo.
(Adriano) - BOM: Entrou bem, com velocidade pela direita.
Dinei - BOM: Também se machucou quando jogava bem.
(Patrik) - REGULAR: Jogou como meia e, definitivamente, não é a dele.
Kléber - REGULAR: Perdeu muitos gols. Brigou bastante, mas joga isolado. Sua vida não é fácil.
Luan - BOM: Levou perigo sempre que pegava na bola. Mas ele e Dinei jogavam longe de Kléber. O Palmeiras tenta poucas tabelas no ataque e opta sempre por cruzamentos.
Tec: Luiz Felipe Scolari - BOM: Teve azar pois Tinga e Dinei, que vinham bem, se machucaram. Dentre as opções que tinha no banco, escolheu as melhores.


Visão corintiana > Vitória maravilhosa, porém...
por Pedro Silas - pedro_sccp@hotmail.com

Para o torcedor, na teoria, nada como ter vencido este clássico diante do Palmeiras. Independente de qualquer coisa, é uma vitória maravilhosa. Porém, é fato que as coisas não mudaram muito. Não dá para se iludir. A manutenção de Tite é o ponto crucial nisso. Com ele, infelizmente não dá para acreditar em muita coisa no ano, apesar de não ter ido mal hoje. No entanto, não dava também para fazer como alguns corintianos que não torceram muito pois entendiam que a derrota seria bom para o Tite cair. Entendo a atitude, mas só de demissão não ser garantida já não valia a pena...

Outra coisa a ser questionada é a raça que os jogadores alvinegros mostraram hoje, infinitamente maior que as da partida contra o Tolima, que aliás, nem existiu. Será efeito dos protestos? Ou menosprezaram os colombianos? De qualquer forma, é uma palhaçada. Deveriam ter jogado desta forma pela pré-Libertadores, prioridade do clube.

Só com essa vontade maior (que nem foi tudo isso), já houve mais movimentação, e ainda que equipe esteja mal técnica e taticamente, inevitavelmente sai algo. Jucilei, por exemplo, se deslocou mais, arriscou mais. Houve tabelas. Em uma delas, no primeiro tempo, o próprio volante saiu de cara para o Marcos, e errou incrível gol. Onde estava essa mobilização nas últimas duas quarta-feiras?

Depois de um primeiro tempo jogando até mais do que eu esperava, o Timão passou a apostar nos contra-ataques na etapa final (alguém esperava outra coisa?). Tirando o Willian, que entrou no lugar do Edno, todos estavam marcando, atrás da linha da bola...

Na própria substituição, se fosse um técnico mais ousado, seria outro a sair... Jorge Henrique, Danilo ou até Ramírez, colocando o Willian para fazer companhia ao Edno na frente. O ex-jogador do Figueirense poderia até render mais (e foi bem mesmo), mas só havia mudado os nomes, pois o atacante centralizado seguia isolado, sem ninguém para encostar nele e ajuda-lo

Quando parecia que o 0 a 0 estava de bom tamanho para o Alvinegro, que pouco finalizou, Alessandro veio de trás assim como o Jucilei no primeiro tempo, e fez o gol da vitória. Que isso sirva para o treinador ver que o ataque segue inofensivo (e ele não faz a menor questão de tentar corrigir), e que o time precisa sair de trás, se movimentar mais, guardar menos posição. Mas não dá para esperar muita coisa do Tite...

Conceitos

Julio Cesar - ÓTIMO: O herói do clássico. Foi muito bem durante todo o jogo, e fez uma defesa milagrosa no fim.
Alessandro - BOM: Nem está na sua melhor forma técnica, mas fez um bonito gol, típico dele, tocando e passando.
Chicão - BOM: Foi o melhor da linha de quatro defensores.
Leandro Castán - REGULAR: Não foi mal, mas deu uns sustos. No último e mais perigoso lance do Palmeiras, por exemplo, foi dele o cabeceio errado que colocou a bola na área.
Fábio Santos - REGULAR: Não comprometeu muito, porém é muito fraco.
(Marcelo Oliveira) - BOM: Diferente do Fábio Santos, arriscou jogadas, foi uma opção de ataque. Eu daria a vaga de titular da lateral-esquerdo à ele.
Ralf - ÓTIMO: Onipresente, raçudo e muito marcador. Também não deixou a desejar quando se arriscou ao ataque. Enquanto muitos SÓ jogaram mal, ele ainda não sabe o que é isso esse ano.
Jucilei - REGULAR: Começou muito bem, arriscando mais jogadas, se movimentando. Depois caiu de produção, ficou mais estático e lento.
Ramirez - REGULAR: Se foi o destaque na estreia, desta vez pouco apareceu.
(Morais) - BOM: Deu a assistência para o gol.
Danilo - BOM: Aberto pelo lado direito, não se destacou, mas achei que fez bem sua parte. Deu um baita lançamento para o JH em um lance, coisa que o Bruno César raramente faz. O Danilo é mais perto do meia clássico e criativo, e cobro até hoje que um treinador o coloque centralizado.
Jorge Henrique - REGULAR: Fez o que tem feito ultimamente: muita correria, pouquíssima técnica. Não acerta uma cobrança de escanteio e não leva perigo nas faltas, não sei porque ainda bate.
Edno - BOM: Fez um bom primeiro tempo, quando teve a aproximação dos meio-campistas, inclusive deixou o Jucilei na cara do gol.
(Willian) - BOM: Soube lidar melhor que o Edno com o isolamento. Fez bem o papel de pivô. 
Téc: Tite - BOM: HOJE, apesar de eu ver um erro ali, outro aqui, foi bem. Escalou o que eu acho que tem de melhor, como eu disse no twitter antes do jogo. Foi bem na entrada do Morais, poderia ter ido melhor na do Willian, e espero que não precise fazer a mudança na lateral-esquerda no próximo jogo e comece já com o Marcelo Oliveira. Acertos à parte, sigo querendo sua saída.

Fotos: Terra

========================

Direto da Redação
redacao_esporte@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário