Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

domingo, 27 de março de 2011

Comentário da Redação > São Paulo 2 x 1 Corinthians

Visão tricolor > O 100º gol de Rogério e o fim de um tabu incômodo
por Ricardo Pilat - ricardo.pilat@yahoo.com.br


O domingo foi muito especial para o torcedor são-paulino. Claro que o final do tabu foi importante demais, pois era algo incômodo e que vinha atrapalhando o Tricolor nos últimos clássicos contra o Corinthians. Mas inesquecível mesmo foi o centésimo gol de Rogério Ceni como profissional e todos pelo São Paulo Futebol Clube.

Não é esse número que fará Rogério mais ou menos ídolo do São Paulo. E não são apenas os títulos conquistados, nem as grandes defesas que fez em cada campanha. É muito simples definir a importância do jogador por conquistas e feitos. Rogério Ceni é o maior jogador da história do Tricolor (na minha opinião) por uma série de fatores e por todos esses motivos acima, mas principalmente por representar o clube e o torcedor dentro de campo.

Entretanto, o mais legal dessa marca alcançada por RC é que ele entra de vez na história do futebol mundial, e não só do São Paulo. Dificilmente outro arqueiro no mundo alcançará esse feito. Por essas e outras, Rogério está de parabéns.

E pensando apenas no clássico de Barueri, o camisa 1 do Tricolor foi importante e decisivo para a vitória e o fim do tabu - o que torna ainda mais marcante esse 100º gol. Ele marcou em um momento do jogo que era de afirmação para o São Paulo, que vencia por 1 a 0 e tentava dominar a partida. No primeiro tempo, o time do Morumbi não tinha ido bem e não é exagero dizer que o time achou o gol - mas levo em conta que o Dagoberto já havia tentado dois chutes parecidos com o do primeiro tento.

E a sequência dos fatos após o gol de Rogério confirmou a importância daquele chute perfeito, no ângulo do goleiro Julio César. A partida esquentou. Foram três expulsões, um gol de Dentinho, e mais algumas defesas brilhantes de Ceni, impedindo um empate (que quase aconteceu) que ofuscaria o brilho do goleiro são-paulino.

E até os corintianos devem reconhecer isso.

Conceitos

Rogério Ceni - EXCELENTE: Pelo 100º gol e mais as defesas importantes que fez, o conceito só pode ser esse. O craque do jogo e da história do São Paulo.
Rhodolfo - BOM: Não gosto do Rhodolfo na direita, mas hoje foi bem. E teve trabalho na marcação, porque o Corinthians jogou bastante pelo setor do zagueirão.
Alex Silva - ÓTIMO: Dessa vez não entrou na pilha dos adversários, como fez no clássico contra o Palmeiras. Aí ele sobra.
Miranda - REGULAR: Parece com a cabeça na Lua às vezes. Tá em uma velocidade diferente de seus companheiros.
Junior Cesar - REGULAR: O time sentiu falta de Juan, principalmente no ataque.
Rodrigo Souto - BOM: Foi uma volta discreta, mas importante. Firme na marcação.
(Casemiro) - BOM: Jogou poucos minutos, mas o bastante para participar de bons contra-ataques.
Jean - ÓTIMO Rende muito jogando de volante.
Carlinhos Paraíba - BOM: Querendo ou não, está jogando bem. Ajuda na marcação e dá velocidade à saída de bola.
Ilsinho - REGULAR: Um ou outro lampejo e só. É um jogador complicado, pois não conseguimos nem definir qual é sua posição de verdade, de que forma consegue render melhor.
(Marlos) - REGULAR: Aprontou uma correria muito grande na defesa corintiana, mas continua pecando na hora de definir as jogadas. É uma fome...
Fernandinho - REGULAR: Outro que corre bastante, mas se atrapalha com a bola.
(Rivaldo) - SEM CONCEITO: Achei que poderia ter entrado antes no jogo.
Dagoberto - BOM: Só não ganha conceito melhor porque vacilou no lance da expulsão. Participou dos principais lances de ataque do São Paulo.
Téc: Paulo César Carpegiani - BOM: Não o culpo por tentar Ilsinho como titular, e foi bem ao constatar que o camisa 77 não estava bem e buscar a solução em Marlos - que também não foi bem. Só acho que ele precisa ter em mente logo o seu time titular para a sequência de grandes jogos que vem por aí.

Visão corintiana > Pelas fracas atuações individuais, até que o Timão não foi mal 
por Pedro Silas - pedro_sccp@hotmail.com

Se você olhar logo mais abaixo a minha análise individual da atuação de cada jogador do Corinthians na derrota de 2 a 1 para o São Paulo, você vai imaginar que o Alvinegro fez uma partida horrível e se livrou de tomar uma sacolada. Mas não foi essa a realidade.

Individualmente, o Timão foi péssimo. Pouquíssimos se salvaram, e alguns fizeram uma partida desastrosa ou cometeram erros imperdoáveis. De um modo geral, no entanto, o time do Parque São Jorge não fez uma partida ruim. Até o São Paulo abrir o placar, os visitantes estavam melhores. E mesmo com o gol de Dagoberto, por muito pouco o jogo não foi para o intervalo empatado - Dentinho perdeu um gol de cabeça.

No intervalo, Tite não corrigiu os erros (tirar o Jorge Henrique era uma coisa óbvia) mostrados na etapa inicial, mas ainda assim a equipe voltou bem. Vinha em busca do empate, até tomar o gol do Rogério - em uma falta que eu não teria dado, diga-se de passagem (Fernandinho esbarrou no pé do Ralf) - e o Alessandro ter atitude de juvenil e ser expulso (só para registrar minha opinião também sobre esse lance: pra mim o amarelo estava de bom tamanho, mas quando o jogador dá uma entrada daquelas, está sujeito a uma análise mais rigorosa do árbitro, por isso critico muito mais o lateral-direito).

O jogo, que parecia definido já com 20 minutos do segundo tempo, se tornou emocionante com o gol do Dentinho aos 21 e a expulsão de Dagoberto logo depois. O Corinthians estava novamente no jogo, e com muita moral para buscar a igualdade. Lamentavelmente, porém, mais um jogador alvinegro fez uma bobagem: Dentinho deu um chute em Rodrigo Souto e foi expulso.

Mesmo com um a menos, o Timão seguiu até o fim tentando o segundo gol, tornando o fim da partida emocionante. Mas não deu para conquistar o ponto que o manteria na liderança. E reitero: pelo fraquíssimo futebol individual dos corintianos na tarde deste domingo, ter feito o rival suar muito para ganhar foi até demais.

Conceitos

Julio César - REGULAR: Não tem passado confiança mais. No gol de falta, apesar de não ter sido uma falha, ficou claro, assim como em um outro chute, a falta de elasticidade e o braço pequeno que têm.
Alessandro - PÉSSIMO: Já vinha mal e teve a atitude infantil de dar um carrinho violento na lateral e ser expulso.
Chicão - PÉSSIMO: A zaga com o Wallace era mais segura. Não acerta uma cobrança de falta mais também.
Leandro Castan - REGULAR: Fez sua parte direitinho. Vem correspondendo desde a eliminação na Libertadores.
Fábio Santos - PÉSSIMO: Inócuo e sem recursos para ir ao ataque, tomou um baile quando o São Paulo caiu pelo seu setor.
(Danilo) - SEM CONCEITO: Pouco tempo em campo. Deveria ter entrado antes.
Ralf - PÉSSIMO: Irreconhecível hoje. Atuação desastrosa do camisa 5.
Paulinho - PÉSSIMO: Omisso e lento com a bola.
Morais - REGULAR: Errou mais que acertou, mas não foi o maior problema do time.
(Ramírez) - BOM: Na maioria das vezes que entra, melhora o time. Tem que tomar a vaga do Jorge.
Jorge Henrique - PÉSSIMO: Patético. Parecia que estava de sacanagem de tão absurda foi sua participação no jogo de hoje. Só faltou ser expulso, e certamente seria se tivesse ficado mais em campo. E não é de hoje que esse rapaz não joga nada.
(Willian) - BOM: Entrou bem, como de costume. Até o Adriano entrar no time, tinha que ser ele e Liédson no ataque.
Dentinho - REGULAR: Merecia um PÉSSIMO pela bobagem que fez, mas como teve boa atuação, vou pegar mais leve com o atacante. Mas é incrível como ele e o Jorge tem atitudes burras! Merece um banco (pela burrice e pelo futebol ineficiente de outros jogos também) quando cumprir a suspensão.
Liedson - PÉSSIMO: Não dá para absolver o camisa 9. Não conseguiu se desmarcar dos defensores rivais, foi presa fácil.
Téc: Tite - PÉSSIMO: Só por ter visto o primeiro tempo ridículo que o Jorge Henrique fez e não o ter tirado NO MÍNIMO no intervalo tendo Ramírez e Willian no banco, ele já ganha esse conceito.

Fotos: Terra

========================

Direto da Redação

redacao_esporte@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário