Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sexta-feira, 4 de março de 2011

Esquadrão de Ouro > Mano foi ótimo na convocação para amistoso com a Escócia

Vindo de derrotas para dois rivais (Argentina e França, respectivamente), a Seleção Brasileira carrega agora a obrigação de ter uma vitória com atuação convincente no seu próximo desafio. E ele já tem adversário, data e local definidos: contra a Escócia, no dia 27 de março, no Emirates Stadium, em Londres. Nesta quarta-feira, Mano Menezes divulgou a lista de convocados para o confronto, e eu achei ótima.

O lateral-direito Maicon, o zagueiro Lúcio, e o meia Elano são as principais novidades. Absolutamente justo a volta dos três. O primeiro, aliás, seria meu titular da lateral, acho superior ao Daniel Alves para a posição (o jogador do Barça é, como jogador, mais completo, mas o Maicon me agrada mais como lateral).

A volta do capitão brasileiro na última Copa também é interessante, acho que ele merece, ainda tem vigor físico para seguir servindo à Seleção e sua experiência deve ser importantíssima para garotada. No entanto, cria-se um dilema. A dupla Thiago Silva e David Luiz tem ido muito bem, será que o Lúcio aceitaria ser reserva sem problemas? E Mano, o deixaria de fora sem constrangimento? Porque, na minha opinião, seria injusto colocar tanto o Thiago quanto o David no banco hoje.

Lucas, do São Paulo, Henrique, do Cruzeiro, e Jonas, ex-Grêmio, são outras novidades não só sob o comando do treinador gaúcho quanto da Seleção de um modo geral - o atacante do Valência já foi convocado, mas pouco atuou com a camisa canarinho. São três novidades que me agradaram muito.

O ex-gremista, inclusive, vai ocupar um lugar que eu queria que fosse mexido há tempos: o de Robinho. Não tenho dúvidas que temos opções que podem ser muito mais produtivas que o atacante (meia-atacante, ultimamente) do Milan vinha sendo. Já faz algum tempo que ele é, no máximo, razoável tanto no seu clube quanto ao serviços do Brasil. Tem jogado mais na Itália, mas não me agrada mesmo, é fraco.

Pena que Mano só pensa em dar um descanso para o ex-santista, como deixou claro na coletiva. Espero que mude de ideia. Olhem esse quarteto de atacantes: Neymar, Nilmar, Pato e Jonas. Pensando no futebol desses jogadores nos últimos anos, o Robinho consegue, atualmente, ser melhor que algum deles? Pra mim, não há dúvida: ele não consegue.

Até acho que o "Rei das Pedaladas" tem condições de estar na lista dos 23 em convocações futuras, até como meia (tanto pelos lados como pelo meio, como tem jogado no Milan), pois como eu disse, ele tem evoluído, jogado melhor no seu clube. Mas não tem tido mesmo futebol para ser titular incontestável e ainda ostentar a faixa de capitão.


Abaixo, como de costume, o time que eu considero ideal para o amistoso:

Júlio César; Maicon*,  Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Lucas, Ramires, Lucas, Elano e Neymar; Pato.

* Apesar da minha preferência pelo Maicon, o mais coerente - pensando com a cabeça do Mano - seria manter o Daniel Alves, já que ele não vinha mal.

- Eu pensei em um trio com Neymar, Pato e Nilmar de titulares, que seria interessante, mas optei pelo Lucas para dar um equilíbrio ali do meio para frente. Nilmar seria, obviamente, presença certa durante o jogo.

Redator: Pedro Silas
pedro_sccp@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário