Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

sábado, 23 de abril de 2011

Comentário da Redação > Santos vai às semifinais do Paulistão com defesa em alta

Não foi o ataque santista que fez a diferença neste sábado, na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, na Vila Belmiro. Sem tomar gols e tampouco grandes sustos, o Peixe pode dizer que segue às semifinais do Campeonato Paulista graças ao bom trabalho defensivo que desempenha desde a chegada de Muricy Ramalho.

É nítida a evolução da equipe desde que o treinador tetracampeão brasileiro assumiu a equipe, há pouco mais de três semanas. Foram cinco jogos e apenas dois gols sofridos. O ataque continua marcando, mas em jogos como o deste sábado, em que era preciso jogar em ritmo mais lento devido aos compromissos que vêm por aí na Libertadores, o time soube se defender após abrir 1 a 0 e os homens de frente conseguiram tirar o pé do acelerador.

Depois desses cinco jogos, já está clara uma mudança tática no Santos de Muricy: o meio-campo atua com três volantes (qualificados demais), apesar de não ter havido mudança de peças em relação ao time que vinha jogando. Isso porque Elano recuou mais e agora é esse terceiro homem de marcação, pela direita, que sai em velocidade para o ataque quando necessário.

Mais que ele, sobe Danilo, que na teoria é o segundo volante, mas na prática aparece sempre no ataque como elemento surpresa. Aos 19 anos, o camisa 7 consegue também recompor mais rápido depois de ir ao ataque e, dessa forma, o Santos não vem deixando espaços. Arouca segue como o limpa-trilhos da equipe.

E esse é um ponto que Muricy vem batendo desde que chegou ao Santos, a questão dos contra-ataques que o time da Baixada oferecia aos adversários. Até aqui, com o novo técnico, o time parou de correr atrás dos atacantes adversários e está conseguindo compor bem cada espaço da defesa, mesmo quando perde a bola na frente.

Com marcação forte e constante, o ataque consegue resolver. Só não faz mais hoje porque os centroavantes Zé Eduardo e Keirrison estavam em péssima tarde. Mas Neymar e Ganso fizeram um pouco do que sabem e conseguiram contribuir ofensivamente.

Este é o resumo não só do Santos de Muricy num geral como também é o resumo do Santos de hoje, diante da Ponte Preta. A Macaca tem bom time, talvez tivesse sorte melhor se pegasse outro grande nesta fase, mas encarou, na minha opinião, o melhor dos 4 neste momento. Ainda mais agora que o Peixe parece ter aprendido a defender.

Isso que é "trabalho, meu filho". Em poucos jogos o resultado já surgiu.


Conceitos

Rafael - BOM: Com a defesa trabalhando melhor, está sendo também menos exigido.
Jonathan - BOM: Falhou nos lances de ataque, mas deu um show na defesa.
Edu Dracena - BOM: Está ficando menos no mano a mano e, assim, falha bem menos.
Durval - REGULAR: Ele que vinha jogando muito, curiosamente, falhou em alguns lances infantis de marcação.
Léo - BOM: Para alívio do torcedor santista, parece que a lesão que forçou a saída do hoje camisa 99 não foi grave. Ele será fundamental no jogo pela Libertadores porque está jogando bola demais!
(Alex Sandro) - REGULAR: Deu espaços demais pelo lado esquerdo de defesa.
Arouca - BOM: Está visivelmente cansado, mas corre tanto que consegue compensar.
Danilo - BOM: Errou muitos contra-ataques. No mais, um gigante na marcação.
Elano - BOM: Está cumprindo bem sua nova função, assumindo a posição real de coadjuvante. Até parou de tentar fazer lançamentos de 50 metros a cada 5 minutos.
(Adriano) - SEM CONCEITO: Entrou no final.
Paulo Henrique Ganso - BOM: Participou bem do ataque em lances esporádicos, mas leva um conceito melhor pela forma como conduziu a equipe nos minutos finais, administrando o placar.
Neymar - BOM: Fez um belo primeiro tempo, com movimentação, dribles lindos e finalizações como só ele faz. Numa delas, pintou o gol. Na etapa final, teve apenas mais dois bons lances e nos dois quase o gol saiu.
Zé Eduardo - PÉSSIMO: Um destrate total. Está em uma fase terrível.
(Keirrison) - PÉSSIMO: Um desastre total [2]. O problema deste é que o problema não parece ser apenas a fase.
Tec: Muricy Ramalho - ÓTIMO: Não é qualquer técnico que merece tantos elogios em tão pouco tempo no comando de uma equipe. Muricy começa muito bem à frente do Santos.


Foto: Lancenet!

Redator: Ricardo Pilat
ricardo.pilat@yahoo.com.br

Siga-me: @ricardopilat

Nenhum comentário:

Postar um comentário